quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Dia de finados numa perspectiva espírita.

 


Dia de finados numa perspectiva espírita. 


"Os Espíritos acodem nesse dia [finados] ao chamado dos que da Terra lhes dirigem seus pensamentos, como o fazem noutro dia qualquer." 

(Livro dos Espíritos, Questão 321).


Para nós espíritas, o dia de hoje não representa um dia especial em que podemos falar com àqueles que nos precederam à pátria espiritual.


Acreditamos que a vida segue uma imutável dinâmica nos dois planos, espiritual e material, e nossas orações cotidianas chegarão aos chamados "mortos" hoje ou em qualquer outro dia que emitirmos os sentimentos mais íntimos em direção aos entes amados. 


Embora não guardemos o culto pelo dia de finados, respeitamos a crença e a cultura de todos nossos irmãos, religiosos ou não, que aproveitam a data para relembrar os amores que se foram.


Afinal de contas, independente da crença, todos nós sofremos, choramos, nos angustiamos quando a saudade bate no âmago de nossos corações, e é esse sentimento que muita vez iguala as criaturas humanas em toda parte da terra.


Que a data de hoje sirva como o início da prática da visitação aos seres que habitam a espiritualidade, não pelo viés do mausoléu, nem pelos túmulos frios dos despojos materiais, mas sim pelos caminhos da prece sincera que nos coloca frente a frente com todos que amamos aqui ou no além túmulo. 


Esperançoso que as lágrimas de hoje se tornarão os sorrisos de amanhã, rogo a Deus que ajude a humanidade resignificar essa data, transformando o "fim da vida" no início da "grande Vida."


Saraiva Junior

Macaé-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário