domingo, 27 de novembro de 2022

Proposta no Senado: Projeto de lei obriga a padronização dos carregadores de celular

 A medida tem o objetivo de reduzir a produção de lixo eletrônico e oferecer mais comodidade aos usuários.

Da Rádio Senado, Gabriela Pereira


Getty Images/iStockphoto


O projeto de lei apresentado pela senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, estipula a padronização dos carregadores de celular e demais dispositivos eletrônicos, como: notebooks, tablets e fones de ouvido sem fio. A senadora afirma que outros países têm se mobilizado quanto à sustentabilidade ecológica desses equipamentos.

parlamento europeu aprovou o projeto de padronização de carregadores universais, no padrão USB tipo C. Os Estados Unidos também estudam adotar uma medida semelhante.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, realizou uma consulta pública para definir referências técnicas para a padronização dos dispositivos, também no padrão USB tipo C. Segundo Eliziane a medida reduzirá a produção de lixo eletrônico, além de gerar mais comodidade e conforto aos usuários .

"A padronização dos carregadores de celulares, e também na verdade todos os dispositivos eletrônicos de comunicação, ela é muito necessária não só para redução dos custos do consumidor, mas também acaba mitigando o lixo eletrônico que é hoje um problema enorme né e que deve ser enfrentado com muita eficiência”.

De acordo com a parlamentar, a atribuição ficará sob responsabilidade da ANATEL, que só poderá homologar aparelhos equipados com o padrão universal de carregamento. A proposta está em análise pelo Senado Federal.


Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 





Nenhum comentário:

Postar um comentário