domingo, 19 de maio de 2013

Kátia Franco lança dois livros em Santo Amaro-BA



As obras “Casos e Causos” e “A Sonoridade da Surdez” serão lançadas dia 24 de maio de 2013, às 19 horas, na Casa do Samba, em Santo Amaro-BA, recôncavo baiano. Os lançamentos acontecem após a palestra “A importância da Família e da Escola no processo de superação de limites em pessoas com deficiências.”, realizadas por Kátia Maria de Oliveira Franco (Especialista em Educação Especial) e Cláudia Franco de Queiroz Ramos (Instrutora Surda). A inscrição será feita no local, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os participantes terão direito a certificado.

Ambas as publicações falam de superação, inclusão social, maternidade e temas afins, baseadas em fatos reais, que retratam a luta de uma mãe para dar uma melhor qualidade de vida a sua filha que nasceu com surdez profunda. Os relatos trazem à tona muitas questões importantes como medo, preconceito, dificuldades financeiras, traição, separação, crise existencial e solidão, bem como fatores positivos como maternidade, superação, determinação, disciplina, solidariedade, lealdade, perdão, positividade, amor e fé.

De acordo com Kátia, sua literatura ressalta a importância da Língua Brasileira de Sinais para as pessoas, independente de elas serem ou não surdas, pois, afinal, é a segunda língua oficial do país. Para a escritora, “ainda há muitas informações truncadas e muita falta de cuidado em relação ao tratamento com a criança surda ou a deficiente auditiva”. Para a autora, isso dificulta o processo de inclusão não só educacional, mas também num sentido mais amplo que seria a Inclusão Social. Além da preocupação com o processo educativo, a obra de Kátia Franco traz observações importantes sobre Implante Coclear, cirurgia já feita em diversos estados do país e que recupera a capacidade de audição dos pacientes.

A AUTORA
Kátia Maria de Oliveira Franco é natural de Palmeiras-BA, localizada no coração da Chapada Diamantina,onde viveu parte da infância, indo aos 8 anos morar em Salvador com seus tios Pedro e Maria Aurenice, tia que mostraram a ela a magia dos livros.

Na adolescência começa a escrever poesias, traz na alma o dom também de sua mãe. Em 30.12.1978 publica duas poesias no jornal A Tarde, uma delas fica em primeiro lugar naquela edição. Em 19.05.1979 publica mais duas poesias no mesmo jornal. Participa de dois livros de Poesias (seis poesias publicadas), o primeiro – POETICAMENTE, em maio de 1983 - editoração CEPA, o segundo livro AXÉ-ITA-CRISTAL – (seis poesias publicadas) – dezembro de 1983.

Em 1984 casa-se e afasta dos meios literários, tem três filhos, Rafael, Cláudia e Gabriel, sendo que sua filha devido à rubéola na gestação nasce surda, o que muda muito a vida da mãe. Separa-se, volta a residir em Palmeiras e lá engaja na grande luta para alfabetizar Cláudia, percorre um caminho jamais imaginado, adentra no mundo acadêmico, se especializa em Educação Especial Inclusiva e torna-se professora de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Através de suas inquietações começa a trilhar também o caminho do autoconhecimento fazendo inúmeros cursos na área de psicologia, especializando-se como Terapeuta Nexus, é pós-graduanda no Curso de Bio-Psicologia no Instituto Visão Futuro, em Porangaba-SP. Fez o curso de Ativista Quântica com Dr. Amit Goswami, o curso de Reiki nível I, II e III com a Mestra Magali Bulgari, e atualmente faz a formação em Constelação Familiar com Reno Bonzon. Neste período acolhe em seu coração o seu mais novo filho Bruno que vem para complementar de alegria e afeto a família.

Volta a escrever e publica poesias e crônicas na revista ARTPOESIA. Feliz, descobre grandes afinidades literárias em seus filhos. Gabriel também traz na alma o dom literário, Rafael transita com prazer o caminho literário, através do hábito de leitura e também um grande autodidata. Bruno estudante dedicado ingressa na UFBA para Engenharia Civil. Cláudia – motivo do lançamento do livro - cada dia mais estudiosa e amante do conhecimento.

Em 2013 Kátia lança o primeiro livro de Crônicas: CASOS e CAUSOS. Seu maior vício, a leitura. Um de seus sonhos: ver as pessoas com necessidades especiais totalmente integradas na sociedade, com as mesmas oportunidades das pessoas ditas “normais”.

Serviço
O que: palestra e lançamento dos livros “Casos e Causos” e “A Sonoridade da Surdez”
Quando: 24 de maio de 2013, às 19hs
Local: Casa do Samba - Santo Amaro-BA
Inscrição: um quilo de alimento não perecível


“O seu silêncio me fez querer ouvir o mundo. Passei a ouvi-lo com os olhos, com o tato, com o toque. Passei a ouvi-lo com o coração... O seu silêncio... Explodiu em meu peito todos os sons e pude entender outras sinfonias. E no meio à dor descobri o verdadeiro amor, pois o teu amor silencioso me fez ver que não preciso gritar para me fazer entender, que muitas vezes apenas com o olhar invado outro ser”. (Kátia Franco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário