sexta-feira, 10 de maio de 2013

Moisés abriu o Mar vermelho ou atravessou com água na cintura?. (Por:Luiz Bamberg)


Passarela Natural nas Maldivas (Teria Moisés encontrado algo assim?)

Moisés abriu o Mar vermelho ou atravessou com água na cintura?...Questiono essa informação Bíblica...dúvida que sempre tive, principalmente quando fiquei sabendo que o Mar Vermelho tem um estrangulamento geográfico que dá pra ver o outro lado que seria a “Terra Prometida”...e que em determinado ponto...com  o fenômeno das marés....na maré baixa chega a dar “Vau” ou seja: Pode-se atravessar com água na cintura. Fico a pensar se Moisés não recebeu orientações de seu Guia Espiritual, sob a supervisão de um Espírito Superior de nome Jeová.... Sim porque para mim está claro que aquele Espírito citado na Bíblia de nome Jeová, não era Deus...vejamos o que ele disse: Eu sou Jeová, apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome Jeová não lhes fui conhecido (Êxodo 6:2,4)...Notem que ele disse que se apresentou em épocas diferentes, como  Deus, ele não confirmou que era, é como se dissesse que se apresentou como fulano, mas não era fulano...(1ª pergunta do Livro dos Espíritos- o que é Deus?)... Bom , voltemos ao caso da travessia...Penso que Moisés recebeu orientações do alto digamos assim, para procurar o ponto citado onde com a maré baixa podia atravessar,e Moisés tendo encontrado esse ponto, começou a atravessar com o povo Hebreu escravos tirados do Egito ...ao atravessar e já se encontrando quase todos do outro lado em terra firme, chegou o exército do Faraó que encontrou os últimos restantes da travessia...que os receberam com pedradas suponho, (A Coluna de fogo citada na Bíblia) numa coluna de fogo cerrado de pedradas em cima dos soldados...e fugiram atravessando o Mar Vermelho nesse ponto de estrangulamento e de vau com a maré baixa...ao chegarem do outro lado se posicionaram penso,  em colunas de ataques com pedras, paus, e tudo o que dispusessem...porque não possuíam armas tantas assim...sendo então, seguidos pelo exército do Faraó...que atrasado pelas pedradas e com pesadas armaduras e cavalos...ainda se depararam com o inicio da maré cheia que começou a subir obrigando-os a nadarem com armaduras pesadas...e tendo do outro lado os Ex- escravos, agora armados de paus e pedras e tudo que pudessem utilizar para matar e destruir o exército do Faraó.  Essa é minha tese sobre a abertura do Mar Vermelho por Moisés. Mesmo porque a Ciência não confirma que houve esse fenômeno da Bíblia...mas confirma que existe esse fenômeno das marés, do ponto de estrangulamento do Mar Vermelho onde se vê o outro lado, e,  onde dá vau.

Também A primeira dificuldade está na tradução. A palavra hebraica “Yam suph” é traduzida ora por “mar Vermelho”, ora por “mar dos Juncos”. Repetidamente se fala do “mar dos Juncos”: “Ouvimos que o Senhor secou as águas do mar dos Juncos[1] à vossa entrada, quando saístes do Egito...” (Josué 2.10). No Velho Testamento, até o profeta Jeremias, fala-se em “mar dos Juncos”. O Novo Testamento diz sempre “mar Vermelho” (Atos 7.36; Hebreus 10.29). Seria Mar Vermelho ou Juncos?...uma Região alagadiça onde existem registros de passagens? Não se sabe ao certo a rota.



Nota do Autor: Porque consta na Bíblia que Moisés peregrinou durante 40 anos pelo deserto em direção à Terra Prometida? Certamente Moisés deveria ter outro motivo, talvez as disputas internas pelo poder, e ele esperou que a geração de opositores ao seu Regime político morresse e a nova geração estivesse pronta para entrar na Terra Prometida... Essa dúvida aumenta quando se sabe pela tecnologia de hoje que o maior deserto do Mundo que é o Saara com 9.400.000 km² pode ser atravessado em um mês por uma pessoa a pé. 

Por Luiz Bamberg
Autor da Pedagogia do Espiritismo
Monografia UNEB-Campus VII

16 comentários:

  1. "BOA TARDE SR Luiz Bamberg
    Antes de mais nada quero lhe dizer que li toda sua ideia do que teria acontecido num dos maiores milagres de toda a história.Aconselho-te a ler o livro chamado "E a bíblia tinha razão",do auto Werner Keller. Ele trata da tentativa incessante do próprio autor do livro,nesse caso um homem bastante determinado e estudioso,de provar que os principais acontecimentos bíblicos eram mentira ou nao eram bem "esclarecidos".Vale ressaltar que a ciência nunca apoia fé alguma isso independentemente de qual religião as pessoas professem,a fé está oposta a ciência e vice versa. Quem sabe também o sr. com um pouco de tempo,visto que citou alguns livros bíblicos possa ler o capítulo 38 do livro de Jó... Por fim cabe a mim informar-te que a ciência dos homens é loucura para Deus. sem mais,obrigado por expor suas palavras e ler a minha opinião sobre assunto tal,que a paz seja convosco!" Allan Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allan Santos...Sinto-me honrado em você ter lido minha matéria sobre a abertura do Mar Vermelho...partindo do princípio de que não existe verdade absoluta, tudo é relativo...e mesmo o relativo de hoje não será o de amanhã...E que das mais de 15 mil guerras até hoje 80% se deram por motivos religiosos, em busca da verdade absoluta...É salutar os questionamentos , como a exposição do livre pensamento. Lerei o livro de Jó sugerido por você...Abraços...Luiz Bamberg

      Excluir
    2. Bom também li; E te afirmo que vc esta enganado, sem fé, e vc está contendendo com Deus como que naquela época faraó também contendeu, cuidado o mesmo Deus de ontem é o mesmo de hoje. E digo mais o que vc me diz das dez pragas uma dela veio fogo do céu com graniso onde já se viu isso em tão pouco tempo e a morte dos filhos primogênito. veja uma das dez pragas: êxodo 9:14
      4 Ca­so contrário, mandarei desta vez todas as minhas pragas contra você, contra os seus conselheiros e contra o seu povo, para que você saiba que em toda a terra não há ninguém como eu.
      15 Porque eu já poderia ter estendido a mão, ferindo você e o seu povo com uma praga que teria elimina­do você da terra.
      16 Mas eu o mantive em pé exa­tamente com este propósito: mostrar a você o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.
      17 Contudo você ainda insiste em colocar-se contra o meu povo e não o deixa ir.
      18 Amanhã, a esta hora, enviarei a pior tem­pestade de granizo que já caiu sobre o Egito, desde o dia da sua fundação até hoje
      Não esqueça que no final do novo testamento está escrito:
      Apocalipse 22:17-19
      E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.
      Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
      E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

      Apocalipse 22:17-19

      Excluir
    3. Bom dia Márcio Carasso...Obrigado pelas suas observações, respeito suas convicções, e acho isso salutar, porém resolvi fazer algumas considerações, a título de informação. Analisei seus comentários, e vi muita fé religiosa neles. Como informação, digo apenas que: 1- Em relação a citação ~Exodo 9-14, bem poderia ser traduzido o fogo caindo com granizo, como sendo Raios e chuva de granizo em uma grande tempestade os fenômenos da natureza ,...porque As Leis que regem o Universo atuam dentro das leis que regulam os fenômenos físicos. Isso não tiraria a ação Divina em tudo. 2- Quanto ao Novo Testamento, Devo dizer que Jesusu não deixou nada escrito, tudo foi escrito 30-40 anos depois dele, e muita coisa já havia se tornado crendice popular. Tudo começou com Marcos, e marcos não conviveu com Jesus...pelos menos 13 evangelhos foram escritos, inclusive Madalena escreveu o mais completo, e Tiago também...mas forma feitos uma Seleção e se resumiram em quatro evangelhos. Como muita coisa havia se tornado crendice popular, Jerônio ao traduzir no ano 380 D.C, tomou como base a Lei Judaica a Torá, pelo fato de Jesus sendo Judeu , não poderia ter se afastado da Torá...como ele mesmo disse: "Eu não vim destruir a Lei" (A Torá) , mas cumprí-la. 3- Em relação as cttações do apocalipse que você se utilisou, digo que o apocalípse foi atribuído a João o mais novo dos discípulos de Jesus, que na época tinha 17 anos ...mas João era analfabeto e as visões Mediúnicas ou Proféticas como queira chamar, foi escrito por um discípulo de João 40 anos depois de sua morte. e tratava-se de visões de gueras que inclusive já aconteceram algumas delas.

      Excluir
    4. Quando ali ele diz que não foi apresentado como Jeová, se refere ao fato dos hebreus não terem conhecimento do tetragrama sagrado, dali em diante o uso do tetragrama seria frequente até o primeiro século.

      Excluir
  2. Boa tarde sr. Luis, li toda a matéria e discordo de absolutamente tudo, A bíblia diz em Hebreus 11:01 que a fé é a prova das coisas que não se veem, ou seja, esses fatos que vc não entende cientificamente só podem ser entendidos por meio da FÉ! Se a bíblia diz meu amigo, então é e acabou... não tem como a criatura questionar o criador.. Só estou colocando minha Opinião! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Sr Luiz, tudo bem,por curiosidade acabei lendo todo a sua postagem,e seu que o Sr é alguém muito estudioso e cheio em sabedoria, porém gostaria de lhe informar que creio muito nas palavras da biblia, e sei que embora muitas pessoas não dão créditos as escrituras sagradas, alegando que são escritas por mão e pensamentos dos homens e coisas do genero... Mas é bom lembrarmos que as leis são criadas baseadas na Biblia, e em todo julgamento, por motivo de seriedade sempre se tem que impor a mão sobre uma Biblia Sagrada e jurar dizer a verdade e nada além da verdade. Não é mesmo? Então entendemos que se o próprio homem compreende e reconhece que tem que jurar perante este livro é porque ele é a verdade e nele não existe mentira e nem enganações, ele é algo muito sério não é mesmo.
    Então se até aqui o Sr. pode me compreender e esta de acordo comigo até aqui por este ponto de vista, quero destacar um trecho da bíblia em que o Sr já o leu com certeza.
    Êxodo 14:15 ao 29. me acompanhe por gentileza.
    15 Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta a tua vara, e estende a mão sobre o mar e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. 17 Eis que eu endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e glorificar-me-ei em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros. 18 E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando me tiver glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. 21 Então Moisés estendeu a mão sobre o mar; e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite, e fez do mar terra seca, e as águas foram divididas. 22 E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes qual muro � sua direita e � sua esquerda. 23 E os egípcios os perseguiram, e entraram atrás deles até o meio do mar, com todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros. 29 Mas os filhos de Israel caminharam a pé enxuto pelo meio do mar; as águas foram-lhes qual muro � sua direita e � sua esquerda.
    Bom, se o Sr. Leu comigo, o Sr. pode ver em alguns versiculos escrito bem claro que por exmplo 29: Mas os filhos de Israel caminharam a pé enxuto pelo meio do mar; as águas foram-lhes qual muro.
    Em pé enxuto, olha só enxuto, ok?
    Então tanto eu como o Sr. entendemos que enxuto é sem nenhuma gota de agua, não é nem umido, é enxuto, é seco, não é mesmo?
    Sendo assim e o Sr. me compreendendo, isso faz com que o pensamento que o Sr. me transmitiu fica meio que fora do contexto, pois o Sr. tem a ideia em que passaram com as aguas na cintura não é mesmo?
    Outra coisa que queria trocar informações com o Sr. é sabemos como é dificil atravesar uma piscina infantil de 10 metros com as aguas na cintura, então como que daria tempo de atravesar uma nação inteira por um mar inteiro sem que os que os perseguisem não chegasse a tempo de pegar pelo menos um pouco da multidão sem ter ao menos entrado no mar? Seria muito lento a atravesia não é mesmo? e as crianças onde andaram se naquela época a população tinham varios filhos, teriam que ter muitos braços não é mesmo para tantos no colo, pois aguas na cintura já afoga uma criança.
    Outro ponto é que neste trecho também nos informa que o mar se abriu no momento em que Moisés atingiu o mar com a vara que estava em sua mão e não que ele chegou lá e a maré já estava baixa e este caminho a vista, não é mesmo?
    Mais um ponto é que as escrituras também nos informa que as aguas foram como muros a direita e a esqueda e eu e o Sr. sabemos que muro é somente para cima e não para baixo, e muro tanbém não é ponte, pois este estrangulamento é na verdade uma ponte não é mesmo, pois tem aguas para baixo do caminho dos dois lados, então creio que sendo verdadeiro o que a Biblia diz, não se refere a este caminho que o Sr. nos informou.
    Bom é isto ai, e muito obrigado pela atenção te ter me acompanhado até aqui.
    Att;
    Bruno Luiz
    (tive que cortar alguns trechos pois avia excedido o permitido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Brunin Luiz...Obrigado por ter se interessado em ler a minha Matéria, deixarei seu pensamento registrado...

      Abraços,

      Luiz Bamberg

      Excluir
  4. Eu só gostaria de entender como é que nessa sua explicação Faraó e seu exército teriam morrido afogados com a água pela cintura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a maré volta quando o dia começa amanhecer, cavaleiros com armaduras pesadas afundaria facilmente

      Excluir
    2. Os 5 livros de Exodo, foram escritos por Moises, ai ele escreveu o que quiz

      Excluir
  5. Maré baixa, simples assim...como acontece em Maragogi e em tantos outros lugares do mundo. Gostei da matéria. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. O egípcios tudo registrava. Como não há menção sobre esse evento.
    Sabemos que o povo hebreu, era um povo guerreiro, e na verdade protegia os muros antes ao faraó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os egípcios tudo registavam, porém tinham "o costume" de que todo registro de um Faraó que fosse uma vergonha para a nação ou fosse inimigo do próximo Faraó, teriam seus registros apagados. Neste caso, o Faraó da época teria sido um mal rei já que por desobediência dele as pragas foram acontecendo e também ele morreu em uma guerra. Em um estudo melhor do Egito veremos essas coisas. Agora para título de conhecimento bem interessante,há uma escritura em pedra que um Faraó datado da mesma época bíblica teria morrido afogado com seu exército após uma grande quantidade de escravos terem saído da terra deles.

      Excluir
  7. Jeová se apresentou como Deus porque ele e Deus como eu poderia me apresentar pelo meu nome que e Natália sem ser! Quando diz que ele se apresentou significa que ele estava revelando quem ele é!
    E sobre o mar abaixa e estranho a Bíblia diz que o mar abriu e não que o mar ficou sem água sem sentido o eles passarem com o mar baixo como vc diz e os egípcios se afogarem neh e as coisas de Deus se discernem na fé não no natural no natural fica assim como tá escrito nessa página uma bagunça !

    ResponderExcluir
  8. A palavra de Deus é fiel e verdadeira!! Tudo passará, menos e palavra de Deus ela e eterna!!!

    ResponderExcluir