quarta-feira, 8 de maio de 2013

Sr. do Bonfim - Saúde e Vigilância Epidemiológica: Campanha contra a Dengue continua‏

O Governo "Uma Nova Realidade" através da Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim e da Vigilância Epidemiológica vem, mais uma vez, alertar a população para a necessidade da eliminação dos possíveis criadouros do Mosquito Aedes Aegypti, o famoso "mosquito da dengue".

Após as chuvas que caíram em nossa região é esperado que a proliferação deste mosquito se dê em locais onde a água possa ficar parada, já que um ovo deste mosquito pode sobreviver até 700 dias aguardando o contato com a água para então se transformar em larva – pulpa – mosquito.

Portanto, sua atitude em estar atento para que dentro da sua casa ou mesmo na sua rua não tenha criadouros desse mosquito, pode evitar que muitas pessoas, inclusive você, venha a adoecer por dengue.

Faça sua parte: elimine pneus, garrafas, cubra as caixas d’agua, tonéis e baldes, verifique se as calhas estão empoçando água, coloque areia nos pratinhos dos vasos das plantas, amarre a sacola de lixo antes de desprezá-las, não deixe água da chuva acumular sobre a laje, lave toda semana com escova os tambores que armazenam água e as vasilhas dos animais.

E também fique atento aos sintomas da dengue: Febre, dor de cabeça, fraqueza, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas e vômito, e principalmente aos sinais de alarme: Sangramentos e dor abdominal.

Ao aparecimento desses sintomas você deve procurar qualquer Unidade de Saúde para atendimento, notificação do caso e solicitação dos exames, que poderão ser realizados no LACEN, sem agendamento prévio.

A Vigilância Epidemiológica informa que a notificação dos casos de dengue é imprescindível para a adoção de medidas estratégicas para o enfrentamento à dengue, como a realização de bloqueios (pulverização nas residências) e outras ações de combate a doença. Em Senhor do Bonfim, até o mês de abril, já foram notificados 236 casos da doença, com 46 confirmados através de exame laboratorial.

NÃO FIQUE PARADO. CONVERSE COM FAMILIARES E VIZINHOS SOBRE COMO EVITAR A DENGUE. SUA ATITUDE PODE SALVAR VIDAS.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário