sexta-feira, 3 de maio de 2013

Mulheres sertanejas discutem políticas públicas de igualdade de gênero

A titular da SPM falou das ações do governo do Estado voltadas à equidade de gênero


Produtos da agricultura familiar foram expostos no local


Deputada Fátima Nunes e secretária Lúcia Barbosa participaram da plenária de mulheres.
O município de Cícero Dantas (a 300 km de Salvador) esteve movimentado neste domingo (28), com a realização de uma plenária de mulheres do Território de Identidade Semiárido Nordeste II. Elas discutiram políticas voltadas à população feminina baiana, principalmente aquelas destinadas às mulheres sertanejas, que, através de movimentos organizados, buscam melhores condições de vida na região. O encontro foi proposto pelo mandato da deputada estadual Fátima Nunes, da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia, e contou com a presença da titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa.
Durante as discussões, as mulheres demandaram a ampliação de iniciativas capazes de fazer o enfrentamento às desigualdades sociais e de gênero, incluindo prevenção à violência sexista. A deputada Fátima Nunes falou da importância de agregar forças para a garantia de ações que promovam vida mais digna para as trabalhadoras rurais, citando programas já em curso, como o Água para Todos, Luz para Todos e políticas de acesso ao ensino superior. A secretária da SPM complementou, dizendo que “iniciativas como estas contribuem para a verdadeira autonomia feminina” nas comunidades onde estão concentrados grandes índices de pobreza. 
Mobilização – A plenária de mulheres em Cícero Dantas teve a participação de diversos órgãos do governo do Estado, secretários municipais, prefeitas e vices da região, assim como os comitês e colegiados territoriais, movimentos de mulheres, entre outras organizações. Além da população local, compareceram representantes dos municípios como Antas, Banzaê, Fátima, Heliópolis, Inhambupe, Jeremoabo, Nova Soure e Ribeira do Pombal. As atividades foram encerradas com uma feira de produtos da agricultura familiar e economia solidária.

Fotos: Kleidir Costa/SPM
Contato:Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – SPM/Bahia
Assessoria de Comunicação – 71 3117-2818

Nenhum comentário:

Postar um comentário