domingo, 19 de maio de 2013

SPM discute diversidade sexual e garantia de direitos


Seminário Enlaçando Sexualidades acontece até sexta, na Faculdade 2 de Julho


Estudantes, pesquisadores e especialistas do Brasil e exterior discutem sexualidades

Foi aberto nesta quarta-feira (15), dentro da programação do Maio da Diversidade em Salvador, a terceira edição do Seminário Enlaçando Sexualidades, realizado pela Universidade do Estado da Bahia e organizações parceiras. O evento reúne estudantes, ativistas, pesquisadores e especialistas das temáticas de gênero e raça, direitos humanos, sexualidades, entre outras áreas, vindos de diversos estados brasileiros e países como México, Colômbia e Argentina. A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) é uma das apoiadoras da atividade, prevista para três dias.

A titular da SPM, Lúcia Barbosa, participou da abertura do evento, desejando que as discussões contribuam para a aproximação entre debates acadêmicos e movimentos sociais. Uma das preocupações da pasta tem sido o enfrentamento à violência sexista, fenômeno que tem sido alvo de diversas campanhas e intervenções no sentido de garantir os princípios da autonomia, da vida livre e da equidade de gênero como um todo.

Reconhecimento - Representando o comitê científico do seminário, Mary Garcia Castro, da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), afirmou que o importante no momento atual é “priorizar o reconhecimento de direitos e a distribuição de oportunidades”, tendo o Estado como fonte de efetivação desta igualdade. Até sexta-feira (17), último dia do evento, acontecem conferências, mesas redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos, entre outras iniciativas. O objetivo final é ampliar o conhecimento e trocar experiências sobre as culturas das sexualidades, acúmulos que sejam capazes de estimular iniciativas de promoção da dignidade humana e reflexão na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário