quinta-feira, 23 de maio de 2019

UNEB discute sobre a valorização da Educação do Campo




Discussão, exposição de pesquisas, recital e ciranda fizeram parte do primeiro encontro do projeto de extensão “Ciclos de diálogos interinstitucionais sobre Educação do Campo” que aconteceu ontem (14) no Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB. O evento objetivou apresentar o projeto que envolve uma articulação interterritorial e interinstitucional entre Instituições de Ensino Superior (IES) à comunidade interna e externa, ressaltando a importância da valorização e fortalecimento da Educação do Campo para o desenvolvimento territorial.

Nesse sentido, o prefeito de Uauá, Lindomar Dantas ressaltou que é preciso consolidar as bases da Educação do Campo como estratégia de desenvolvimento dos municípios do Semiárido. “A educação do Campo possibilita uma educação contextualizada na qual construímos as bases da nossa identidade cultural, política, social e econômica. É uma grande estratégia para o desenvolvimento e fortalecimento da educação nos nossos municípios”, destacou Dantas.

O encontro apresentou experiências que provam que a Educação do Campo é um diferenciou para o desenvolvimento das localidades. Nessa perspectiva, a diretora do DEDC VII, Suzzana Alice Lima frisou que “Devemos valorizar os debates, saberes e metodologias que são próprios da Educação do Campo, pois precisamos que esse discurso seja assegurado e garantido nos nossos territórios, pois eles vêm sendo negligenciados pelas políticas públicas”.

Além de estudantes e professores da UNEB, o evento reuniu representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), IF Baiano, Núcleo de Extensão e Estudos em Desenvolvimento Territorial (NEDET), representação de 12 municípios e dos Sindicados e Movimentos Sociais envolvidos com a Educação do Campo.

Assim, a coordenadora do projeto, Maria Elizabeth Gonçalves destacou que o evento conseguiu reunir diversas representações. “A nossa meta é fortalecer as redes municipais, então, avaliamos que esse primeiro encontro do projeto “Ciclos de diálogos interinstitucionais sobre Educação do Campo” à comunidade cumpriu seu objetivo inicial”, finalizou Elizabeth. 

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC- DEDC/ UNEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário