sexta-feira, 29 de novembro de 2019

BONFIM>>> Rotary Club Senhor do Bonfim doa cadeira de rodas ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)




O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), recebeu do Rotary Club Senhor do Bonfim Centro uma cadeira de rodas para facilitar a mobilidade dos pacientes que realizam tratamento na unidade de saúde.


O equipamento foi entregue no início desta semana com a presença do Vice-prefeito e secretário de Saúde, José Antônio, da coordenadora da unidade, Márcia Evangelista do Vale, do presidente do Rotary Club Senhor do Bonfim, Jeorge Carvalho Torres (Catatau), e demais servidores do CTA.


“O Rotary Club é uma entidade que presta serviços à comunidade em todo o mundo, e o governo municipal sente-se honrado com esta parceria, cujo resultado é o bem do cidadão bonfinense. A doação desta cadeira pelo Rotary é de grande valia, pensando na acessibilidade dos nossos pacientes”, enfatizou Zé Antônio.


O CTA atende mais de 800 pacientes residentes nos municípios do Piemonte Norte do Itapicuru, além de Cansanção, Monte Santo Jacobina e Juazeiro.
O Rotary Club é uma entidade de prestação de serviços à comunidade, sem fins lucrativos e tem como lema: “Dar de si antes de pensar em si”.


“Nós tivemos essa demanda e hoje estamos fazendo a entrega. Este é mais um exemplo do bem que o Rotary faz em nossa cidade, ” disse o presidente do Rotary, Jeorge Catatau.


O presidente do Rotary lembrou que as cadeiras são adquiridas com parte dos recursos arrecadados com eventos e promoções feitas pelo clube e principalmente por doações de pessoas e empresas.


Entre os recentes colaboradores da entidade está o médico Ernani Jr, o empresário Roberto Fiat, o empresário Nelson Pinheiro da Disbahia, a CDL, os advogados Pedro Cordeiro e Francisco Cardoso (Titoca).Quem desejar participar desta ação basta ligar para (74)99135-2603.


O CTA é um serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. A unidade de saúde pública funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas , na Avenida Salvador.


Atendimentos disponibilizados pelo CTA


• HIV / Aids
• Hepatites Virais
• Sífilis
• DSTs
• Campanhas de Prevenção
• Disque Prevenção
• Testagem

--

BONFIM>>>Comunidade Quilombola de Tijuaçu comemora Dia Nacional da Consciência Negra





Com o objetivo de promover a valorização da cultura afrodescendente, a prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma vasta programação alusiva as comemorações ao dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra.


As atividades iniciaram com um belo desfile na parte da manhã e seguiu durante a tarde com a realização do 10 º Tijuação , na Escola Municipal de 1º Grau de Tijuaçu.


No espaço, palestras, apresentações culturais, recital de poesias, exposição de máscaras africanas e produtos do licuri marcaram a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra.


“Esta data também significa a luta da população negra em prol da igualdade social e igualdade racial”, destacou a professora e diretora da escola de 1º Grau, Eliete Fagundes de Jesus Rodrigues.


O distrito de Tijuaçu é considerado uma das maiores comunidades em número de remanescentes de quilombo na Bahia. A comunidade abriga mais de 800 famílias e está localizada a cerca de 20 quilômetros da sede do município.


A secretaria de Educação, Cristiane Maia, anunciou durante o evento que as comemorações referentes ao novembro Negro vão ter sua culminância em dezembro, quando acontecerá a 1ª Feira Literária de Senhor do Bonfim -Flisbom.


“O evento terá o tema: entre a América e África e vai homenagear o bonfinense Antônio Vieira”, adiantou a secretária.


A feira literária está programada para acontecer entre os dias 19 e 21 de dezembro. Natural do distrito de Tijuaçu, o bonfinense Antônio Vieira foi bacharel em biblioteconomia, antropólogo social, PhD em ciências sociais e Conferencista nos Estados Unidos e no continente africano.


A programação festiva começou no dia anterior com uma Sessão Solene na Câmara dos Vereadores para entrega de homenagens (certificados) para personalidades negras de Senhor do Bonfim.

No mesmo dia , aconteceu na comunidade de Alto Bonito, o Ação e Cidadania - , realizado pela Cactus - Associação de Assistência Técnica a Assessoria aos Trabalhadores Rurais e Movimentos Populares de Senhor do Bonfim, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação ,Centro de Referência da Mulher-CRM –Mãe Sulinha e Cras Quilombola de Tijuaçu.


A data em memória a Zumbi dos palmares também contou com a presença do prefeito Carlos Brasileiro, do vereador Carlos de Tijuaçu, professores e alunos da rede municipal, lideranças comunitárias, e a população em geral.


Dia da Consciência Negra no Brasil


A Data é celebrada no país no dia 20 de novembro. O objetivo para a criação da data é para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida propositalmente ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi um importante figura guerreira na história do Brasil, foi reconhecido como um dos pioneiros na resistência contra a escravidão.

 

ASCOM PMSB


--

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

BONFIM>>> 12º Semana Contábil da UNEB começa hoje (27)


A XII Semana Contábil do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB começa hoje (27) e segue até sexta-feira (29). A programação do evento composta por palestras e oficinas ocorrerá das 19h às 22h nos três dias. Este ano, o evento traz como temática "Diálogos Interdisciplinares sobre as perspectivas contábeis contemporâneas". 

O objetivo da XII Semana Contábil é aproximar e prover conhecimento à sociedade, promovendo troca de conhecimentos da academia com a prática profissional, facilitando o aprendizado de novos e relevantes temas. 

A Semana Contábil é realizada pelo Colegiado de Ciências Contábeis do DEDC VII da UNEB.

Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

BONFIM>>>Ação Cidadania do Pague Menos

Hoje na Praça Nova do Congresso em Senhor do Bonfim-BA, aconteceu uma Ação Cidadania promovida pela Rede de Supermercados “PAGUE MENOS” das Ruas Bom Jardim e Fernandes da Cunha, dentro dos projetos da Rede 1-Caridade se Faz com Ações e 2- Por uma Bonfim mais Humanizada. Hoje com triagem para exames de Vista, Odontológicos e cerca de 16 tipos de exames básicos, que são oferecidos, por um dos projetos, idealizados pelo Empresário José Thadeu Macedo Santiago, da Rede de Supermercados Pague Menos. Amanhã (28). Serão realizados os exames da Triagem de hoje.

Texto e Fotos: Luiz Bamberg




Edson Moreno (Esq.-Radialista), Empresário José Thadeu (Centro) e Luiz Bamberg (Blogdobamberg)

Gutemberg Cinegrafista e Edson Moreno Radialista (Dir.)



























terça-feira, 26 de novembro de 2019

SALVADOR>>>Chuvas alagam Ruas da Cidade


Chuvas em Salvador, alagam Ruas da Cidade, essas fotos mostram a Av. ACM alagada.



Prefeitura entrega títulos de propriedade de imóveis para moradores de Missão do Sahy



Prefeitura entrega títulos de propriedade de imóveis para moradores de Missão do Sahy
A prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio do programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), entregou 28 títulos de propriedade de imóveis para moradores do Conjunto Habitacional Missão do Sahy.

“Para mim é uma satisfação muito grande por que é um sonho realizado, só tenho que agradecer”, expressou com o título do imóvel, a dona de casa Rosilene Silva dos Santos.
O conjunto habitacional foi planejado no segundo governo do prefeito Carlos Brasileiro (2005 - 2008) e construído na gestão do ex-prefeito Paulo Machado (2009- 2012)) - in In memoriam.
“Um momento histórico, bonito e feliz! São 28 famílias que saem daqui dizendo: agora essa casa é minha de verdade”, destacou o prefeito Carlos Brasileiro durante a entrega.

Com a Regularização Fundiária há inúmeros benefícios. Para as famílias, a conquista do endereçamento formal e a conquista da cidadania, o direito de deixar o imóvel como herança para os seus descendentes, a valorização imobiliária e o direito de abertura de crédito que passa a ter para reforma e construção.

Durante a solenidade de entrega que aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil professor Paulo Batista Machado, a superintendente de Habitação, Leonor Sena Gomes, ressaltou: graças à uma soma de esforços e o cumprimento de todos os passos exigidos pelo Cartório, todos estão sendo beneficiados com títulos definitivos dos imóveis”.

Além dos beneficiários, o momento também foi prestigiado pelo vice-prefeito, José Antônio, e os vereadores Rê do Sindicato e Elizeu dos Temperos.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Secretária Bernardedth Rocha , lança nova Campanha


Bonfim: II Novembro Negro da UNEB discute sobre racismo estrutural


Lorena Simas
Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)



O II Novembro Negro do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII da UNEB trouxe a discussão sobre Educação, Identidade e Intersecionalidade e os desafios contemporâneos para as relações étnico-raciais através de minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos, exposição fotográfica, lançamento de livros, exibição de filme, aula encenada e apresentações culturais como Samba de Lata e Roda de Capoeira de Cariacá. O evento reuniu estudantes e profissionais de diversas áreas que debateram sobre o racismo estrutural.
A professora do DEDC VII e coordenadora do II Novembro Negro, Carmélia Miranda, destacou que o evento reuniu desde crianças de 7 anos a idosos de 82 anos de várias cidades e culturas diferentes. “Contamos com a presença de especialistas na linguagem diaspórica, com professores (as) e pesquisadores (as) que abordaram diferentes temáticas acerca do racismo estrutural; discutimos sobre cantoras negras que eram obrigadas a trabalhar apenas com o samba, mas hoje existe um leque de possibilidades; conhecemos um pouco sobre a obra de Gilberto Gil desde 1967 até a atualidade, e a vida e obra de Abdias Nascimento, ator, escritor e professor importante no movimento negro; aprendemos sobre literatura africana, e como os personagens estão presentes nessas obras, dentre muitas outras aprendizagens”.

A estudante de Pedagogia, Daiane Cardoso, da comunidade quilombola Várzea do Mulato relatou que o evento trouxe vários temas importantes a serem discutidos. “A partir dos conhecimentos adquiridos, é possível trabalhar na sala de aula sobre o racismo e outras questões”, afirmou Daiane. A estudante destacou ainda que gostou da discussão tecida sobre etnobotânica, pois “foi possível aprender acerca dos conhecimentos populares que as comunidades, a exemplo de Tijuaçu, possuem em relação às plantas medicinais que são remédios alternativos para a cura de algumas doenças”.
O II Novembro Negro trouxe diferentes discussões e reuniu pessoas que dividiram seus conhecimentos. Assim, a coordenadora, Carmélia Miranda, frisou ainda que, “no III Novembro Negro, em 2020, esperamos que o evento cresça ainda mais. Buscaremos trabalhar com outras perspectivas, a exemplo do feminismo negro”.
O Novembro Negro é uma realização do DEDC VII da UNEB e do Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro).


Bonfim em Desenvolvimento: Caçador I e II estão recebendo obras para construção de passagens molhadas



Continua em ritmo acelerado as obras para construção de 11 passagens molhadas na zona rural do município. As obras de infraestrutura estão sendo realizada pelo Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru e tem um investimento superior a R$1 milhão.


Neste momento , os trabalhos estão sendo executados  nas comunidades de Caçador I e II. A primeira passagem molhada do pacote em em andamento foi inaugurada na região de Picadas, no último dia 8 de novembro.



Ascom: Prefeitura de Senhor do Bonfim

ATOR E ESCRITOR BONFINENSE, LUCIANO JATOBÁ, EM GRAVAÇÃO PARA A NOVELA ERAMOS SEIS



O ator e escritor Bonfinense, Luciano Jatobá em gravação como funcionário do Cais do Porto,  na Bahia, para a Novela Eramos Seis.

FONRE Blogdorogerioalves

PRESIDENTE DA RECORD TV AFIRMA QUE GUGU LIBERATO ESTÁ VIVO E INTERNAUTAS SE EMOCIONAM


Luiz Cláudio Costa, presidente da Record TV, afirmou nesta quinta-feira (21), que o apresentador Gugu Liberato não morreu, conforme está sendo informado na internet e comentado nas redes sociais.
O executivo negou a morte de Gugu e afirmou que ele, de fato, sofreu um acidente em sua residência nos Estados Unidos, mas foi levado para o hospital e encontra-se em observação.
“Oficialmente, até agora, 19:59h (hora de BSB) sabe-se que Gugu sofreu um acidente em casa (Orlando-FL), e que foi grave. E está internado. O resto é especulação“, informou em seu perfil no Twitter.
Muitos internautas, ao lerem a postagem, deixaram mensagens comemorando. Alguns disseram que até choraram de alegria, mas outros ainda assim se mostraram em dúvida sobre acreditar ou não na nova informação. Gugu está no comando do programa Canta Comigo, reality exibido na Record.
As notícias que surgiram dariam conta de que ele sofreu uma queda de uma altura de quatro metros, tendo batido a cabeça na quina de um móvel. Ontem familiares do apresentador embarcaram para os Estados Unidos para acompanhar tudo de perto, tendo eles chegado ao destino no início da noite de ontem.
A assessora de Gugu informou que ele ficaria internado e em observação por 48 horas. Como não eram divulgadas informações oficiais, logo começaram a surgir rumores de que o hospital estaria esperando a família chegar para confirmar a morte do apresentador, mas isto não aconteceu.
No Twitter, o nome de Gugu ficou no topo dos assuntos mais comentados, com as informações  postadas e modificadas a todo instante. Vários jornalistas que anunciaram a morte do apresentador acabaram voltando atrás.
Surgiram notícias também de que Gugu sofreu morte cerebral, e que o quadro era irreversível, mas agora, após a declaração do presidente da Record TV, os fãs e amigos do apresentador esperam alguma confirmação oficial.

FONTE Blogdoclebervieira

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

BONFIM>>>REDE DE SUPERMERCADOS PAGUE MENOS E SEUS DOIS PROJETOS SOCIAIS



A Rede de Supermercados PAGUE MENOS da Rua Bom Jardim e Fernandes da Cunha, com seus dois projetos Sociais, 1- CARIDADE SE FAZ COM AÇÕES” e 3- “POR UMA BONFIM MAIS HUMANIZADA”, estará promovendo no dia 15 de dezembro (Domingo), mês que vem, um novo evento que contará no primeiro com o cadastramento para exames laboratoriais, cerca de 16 tipos, mais serviços odontológicos, contando também com um Médico Clínico Geral e serviços Oftalmológicos.

No 2º Projeto, por uma Bonfim mais humanizada, haverá distribuição de cestas básicas (500 cestas) e mais de 2000 peças de roupas, além de calçados e brinquedos, teve apoio do Comércio local.

PROJETOS SOCIAIS: Atualmente o Empresário José Thadeu Macêdo Santiago através da Rede “Pague Menos” desenvolve 02 Projetos Sociais sem cunho político, fez questão de frisar, um chamado “Caridade se faz com ações” na área da saúde, em parceria com alguns órgãos, atendendo a parte médica, oftalmológica, odonto e exames de laboratório. O Outro projeto chamado “Unidos por uma Bonfim mais humanizada” que consiste na distribuição de cestas básicas e roupas as pessoas carentes de nossa Cidade.

Será um domingo agitado, que terá início às 14h nos toldos que serão instalados na Praça Nova do Congresso aqui em Senhor do Bonfim, para o cadastramento dos exames e Serviços oferecidos, bem como, após o término, a complementação das 16h às 21h com Bandas contratadas pelo Empresário dono da Rede PAGUE MENOS José Thadeu Macêdo Santiago.


PAGUE MENOS>>>Mais uma Ação Cidadania dias 27 e 28 de novembro.


Participe de mais uma grande Ação dos Projetos "Caridade se faz com Ações" e 'Unidos por uma Bonfim mais Humanizada", que vai acontecer juntamente com o Mega Feirão de negócios, dia  27 com triagem e dia 28 de Novembro com consultas e exames , começando às 8 da manhã. Venham participar!

Ciclismo: 1º Desafio dos Tropeiros Mtb de XCM acontece em Senhor do Bonfim



A geografia serrana bem propícia para esse tipo de esporte e com ótima variação de terrenos e trilhas possibilitou o município de Senhor do Bonfim receber mais um grande evento de ciclismo.


Desta vez foi realizado no último domingo,17 de novembro, o Desafio dos Tropeiros de Mtb de XCM. A prova de ciclismo é válida pelo campeonato baiano e foi arbitrada pela FBC (Federação Baiana de Ciclismo).


O evento teve apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte (Sedete).


“ O governo do companheiro Carlos Brasileiro não está medindo esforços para apoiar todas atividades esportivas em nosso município. O Desafio dos Tropeiros é um exemplo e veio para ficar e acrescentar o nosso calendário de atividades esportivas relacionadas ao ciclismo”, destacou Carlos Carneiro, secretário da Sedete.


Mais de 150 ciclistas participaram entre as categorias, não oficiais e oficiais (que contam ponto para o Campeonato Baiano de Ciclismo).



Ascom PMSB