segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Diabéticos e hipertensos podem colocar implantes dentários?

 Por Key Press Comunicação


Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os casos de diabetes e de hipertensão vêm crescendo no país. Estima-se que cerca de 38,1 milhões de brasileiros acima de 18 anos sofrem de hipertensão, enquanto 12,3 milhões são afetados pelo diabetes.

Estes distúrbios, que estão entre as doenças crônicas mais comuns no Brasil, levantam uma dúvida recorrente entre seus portadores: afinal, eles têm condições de realizar a cirurgia de implante dentário?

"A resposta é sim, desde que as doenças estejam sob controle”, diz o cirurgião-dentista Fábio Azevedo, especialista em implantodontia e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

Dr. Azevedo alerta que é preciso atenção quando o diabetes está descompensado. “É que o alto nível de açúcar no sangue leva à má circulação, o que aumenta o sangramento durante a cirurgia e dificulta o processo de cicatrização”,

que aumenta o sangramento durante a cirurgia e dificulta o processo de cicatrização”, diz ele. “E sabemos, ainda, que estes pacientes também têm maior predisposição à doença peri-implantar, que se caracteriza pela perda óssea na região ao redor dos implantes”, completa.

Da mesma forma, a pressão arterial do candidato a implante deve estar controlada para prevenir riscos durante a realização do procedimento e no pós-cirúrgico. “De modo geral, a hipertensão não afeta tanto a cavidade bucal em si, mas pode trazer transtornos durante o ato cirúrgico, pois existe um risco aumentado de hemorragia. Nesse sentido, a cirurgia guiada pode ser uma boa alternativa, pois minimiza efeitos adversos”, diz o especialista. “E se no dia da cirurgia a pressão estiver descontrolada, esta deve ser adiada até que o quadro seja normalizado”, enfatiza.

expert destaca a importância de solicitar no pré-operatório de pacientes portadores de doenças crônicas, hemograma e coagulograma completo, além de potássio e cálcio. “De posse dos resultados destes exames, o cirurgião- 

cirurgião-dentista vai traçar um panorama sobre o quadro geral de saúde do paciente. Se aparecerem alterações significativas, o indivíduo será orientado a procurar um médico antes da colocação dos implantes, justamente para prevenir e minimizar a ocorrência de eventuais problemas”, diz Azevedo.

No mais, existem alguns pontos a serem destacados. Veja a seguir:

Antes da cirurgia

➢ Taxa de sucesso enorme. Diabéticos e hipertensos com os índices controlados podem realizar a cirurgia de implantes normalmente. “A boa notícia é que os índices de sucesso são semelhantes aos dos pacientes que não têm essas doenças”, explica Azevedo.

➢ Acompanhamento 

médico nunca é demais. É importante que pacientes hipertensos e diabéticos sejam acompanhados pelos seus médicos, normalmente cardiologista e endocrinologista, respectivamente, para que todas as precauções necessárias sejam

tomadas. “Desta forma, o procedimento cirúrgico será bastante seguro, com grande previsibilidade”, diz o especialista.

Aferidor de pressão nas consultas. Idealmente, o cirurgião-dentista deve aferir a pressão do paciente hipertenso durante suas visitas ao consultório, no pré-operatório. “É que, nestes encontros, a pessoa vai estar mais confortável, tranquila, e, assim, será possível ter uma média precisa do comportamento pressórico daquele paciente”, explica Azevedo.

Converse com o dentista sobre as várias condutas cirúrgicas. Hoje existem muitas novidades na área dos implantes dentários. Você sabia que a possibilidade de sedação assim como o uso de anestésicos indicados para hipertensos aumentam substancialmente a segurança do procedimento de implante dentário?

Durante a cirurgia

Implantes tecnológicos ajudam no processo de cicatrização. Implantes fabricados com base nas mais avançadas tecnologias, são ótimas escolhas para portadores de diabetes e de hipertensão. “Essa interface permite que o implante se torne química e fisicamente bastante atrativo à estrutura biológica do osso humano, o que potencializa e acelera o processo cicatricial do implante e consequente formação óssea”, explica o especialista.

➢ Técnica de cirurgia guiada é recomendável para doentes crônicos. Existe uma excelente notícia para os portadores de diabetes e hipertensão: a chamada cirurgia guiada, a técnica mais moderna para a colocação de implantes, que é pouquíssimo invasiva. Como diz o nome, a cirurgia é guiada por computador e, com isso, acaba sendo bem mais precisa e segura, dispensando, na maioria das vezes, cortes e pontos. “As perfurações na gengiva do paciente ocorrem exatamente nos locais definidos no pré-operatório e, com isso, os riscos de sangramentos, inchaços ou inflamações são mínimos, quando comparados com a cirurgia convencional, feita à mão livre”, explica Azevedo.

Monitoramento da pressão durante a cirurgia. Em alguns casos, é recomendável que se mantenha a aferição constante da pressão, durante todo o procedimento cirúrgico. “Isso é indicado apenas quando se nota que há um potencial risco para a descompensação pressórica”, diz Azevedo. “Vale destacar que, nos primeiros 30 minutos da intervenção, existe uma tendência de a pressão subir em torno de 10 a 20%. Após este período inicial, é esperada sua normalização”.


Depois da cirurgia

➢ Voltar com frequência ao consultório é vital. A regra é clara: todos os indivíduos que colocam implantes devem comparecer às consultas de manutenção. Esses retornos devem acontecer a cada quatro ou seis meses, ou ainda, de acordo com a recomendação do dentista. No entanto, quem é diabético e/ou hipertenso estes retornos devem ser ainda mais regulares, não deixando espaçar as visitas ao dentista. “Sobretudo para os diabéticos, isso é fundamental”, explica Azevedo. “É que pesquisas 

científicas apontam que estes pacientes podem precisar de um acompanhamento adicional, devido ao maior risco de processos inflamatórios na cavidade bucal”.


Fonte: Blogdoeloiltoncajuhy 


domingo, 27 de fevereiro de 2022

Saiba como solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional

 

Imagem representativa da nova Carteira de Identidade Nacional

governo federal anunciou nesta semana a criação da nova Carteira de Identidade Nacional, que terá como objetivo unificar os dados e as informações pessoais dos brasileiros, e o decreto passará a ser válido a partir do dia 1º de março. Para solicitar o novo documento, o indivíduo precisará ir ao órgão emissor de seu Estado e apresentar a sua Certidão de Nascimento ou de Casamento.

Após a entrega, uma identificação do cidadão será realizada através da plataforma Gov.br e o munícipe será informado de uma data para retirar sua nova identidade em formato de papel. Assim que o impresso estiver em mãos, o acesso a carteira digital também estará disponível.

Na nova Carteira de Identidade, será possível identificar a Unidade Federativa (UF) e o órgão expedidor que a emitiu, matrícula de nascimento ou registro de casamento, fotografia com assinatura e impressão digital, data de validade e elementos para verificação de autenticidade, como um código QR. Também há a possiblidade de inclusão de outros dados de saúde, como o grupo sanguíneo e fator RH, a disposição para doar órgão em caso de óbito e informações particulares que

podem preservar a saúde ou salvar a vida do cidadão em situação de emergência. Para os brasileiros de até 12 anos, o documento terá validade de 5 anos. Os solicitantes que tem entre 12 e 60 anos de idade, terão de atualizá-la em 10 anos. Quem possui a partir de 60 anos de idade, terá uma identidade com validade indeterminada


Fonte:AdailtonSantana Blog

MENSAGEM DO PLANO ESPIRITUAL: 21/2/2022

 


MENSAGEM DO PLANO ESPIRITUAL: 21/2/2022


      Mais um Portal de Luz está prestes a se abrir e com ele muitas benesses e energias transmutadoras, curadoras e equilibradoras para todo o orbe terrestre. Apesar das energias difusas e densas do carnaval já estarem soltas no ar, em nada atrapalharão as que chegarão na terça-feira com força total, pois são níveis vibracionais totalmente antagônicos, extremamente sutis e angelicais. Comecem a se preparar desde hoje vigiando seus pensamentos, orando, meditando, fazendo uma alimentação leve e, principalmente, bebendo bastante água, a qual será abundantemente fluidificada com as necessidades de cada ser vivente. Deem graças por tudo que lhes será dado, tendo sempre a certeza de que jamais estarão sós!

      Quanto às chuvas, inundações e desabamentos que ocorreram, nada mais foram que mais um resgate coletivo dos muitos que sempre acontecem naquela região e em diversas partes do Planeta. Não se revoltem, orem, e ajudem dentro do possível e com Amor no coração.

      Em tempos da aproximação do período do carnaval, tenham sempre muito cuidado, evitando excessos, poluições mentais e tentações do astral inferior.

      É tempo de continuar a semear Amor por onde passar! Vibrem Amor, respirem Amor e sejam sempre Amor!


      Mistrael


Médium: Francis Elisabeth Vieira Campos

Paciente de 95 anos morre de Covid-19 em Senhor do Bonfim

 


Um paciente de 95 anos, sem comorbidade é mais uma vítima da Covid-19 em Senhor do Bonfim. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Boletim Epidemiológico, o paciente tomou duas doses e reforço da vacina Covid. Deu entrada no Hospital Dom Antonio Monteiro (HDAM) no último dia 17, e faleceu nesta sexta naquela casa de saúde.

óbito só foi divulgado neste sábado (26). A secretaria também não informou o sexo do falecido. Cada vez mais, o governo municipal reduz as informações sobre as vítimas da doença. Agora, Bonfim contabiliza 102 óbitos desde o início da pandemia do novo Coronavírus.

Confira o panorama da pandemia conforme o boletim deste sábado (26):

Casos confirmados: 05. Total 7.715;

Casos ativos: 94;

Pacientes em monitoramento: 150;

Exames aguardando resultado no Lacen: 56;

Taxa de ocupação dos leitos de UTI: 40%;

Pacientes recuperados: 14. Total 7.519;

Óbitos: 102.


Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Adeus Paulinha Abelha

 


Vídeo enviado pela Cantora de Forró Paulinha Abelha da Banda Calcinha Preta...Para meu enteado de 15 anos na época...O encontro se deu nos bastidores do palco do São João em Sr.do Bonfim-BA. Ano de 2019.


Paulinha com o fã Gabriel Xixto


Aqui com a mãe de Gabriel...Daniela Xisto Bamberg


Aqui Com Luiz Bamberg ao centro de Chapéu e integrantes da Banda Calcinha Preta.


A cantora Paulinha Abelha ...certamente deixará uma lacuna no São João da Capital baiana do forró-  Senhor do Bonfim-BA.

Adeus Paulinha 


Texto de: Luiz bamberg



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Paulinha Abelha morre aos 43 anos após internação por problemas renais em Aracaju

 Vocalista da banda Calcinha Preta estava internada desde 11 de fevereiro

Por g1 SE


Paulinha Abelha — Foto: Reprodução Instagram
cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira(23), aos 43 anos, em Aracaju. Ela estava internada desde 11 de fevereiro, em virtude de problemas renais. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Primavera.

quadro clínico da cantora, que era integrante da banda Calcinha Preta, se agravou nos últimos dias. Ela foi internada após sentir dores, logo depois de ter chegado em Aracaju de uma turnê com a banda, em São Paulo, e o caso evoluiu para um coma profundo.

Uma campanha de doação de sangue foi realizada para a artista, que passava por hemodiálise. Correntes de orações foram realizadas durante dias por fãs em frente aos hospitais em que ela ficou internada, mas Paulinha não resistiu.

Questionada sobre possíveis sequelas, a equipe médica que a acompanhava chegou a dizer que o maior desafio era “mantê-la viva”.

Quem foi Paulinha Abelha


Natural do município de Simão Dias, no interior de Sergipe, Paula de Menezes Nascimento Leça Viana, trabalhou com o pai comercializando em feiras livres. Começou a carreira como cantora profissional na banda Panela de Barro, onde fez dupla com o cantor Daniel Diau.

Os dois voltaram a cantar juntos na Calcinha Preta, que também é composta, atualmente, por Silvânia Aquino e Bell Oliver. A história na banda tem idas e vindas, mas começou no final dos anos 90, quando o empresário Gilton Andrade a descobriu. Ao todo, ela Ao todo, ela gravou 21 CDs e três DVDs.

cantora foi homenageada na música que leva o seu nome, “Paulinha”. Deixou a banda em 2009 para integrar a G.D.Ó. do Forró com Marlus Viana, com quem foi casada. Em 2014, retornou para a Calcinha Preta. Em 2016, Paulinha deixou a banda para formar dupla com a Silvânia Aquino, retornando ao grupo em 2018.



Entre os maiores sucessos interpretados por Paulinha estão as músicas: “Furunfa”, “Baby dool”, “Louca por ti”, “Sonho Lindo”, “Armadilha”, “Paulinha” e “Ainda te amo”.

Calcinha Preta gravou um DVD de 25 anos em fevereiro de 2020 e retornava à rotina de shows após meses sem apresentações por conta da pandemia.

Até a internação de Paulinha, o último compromisso do grupo foi a gravação do podcast Podpah, em São Paulo, no dia 8 de fevereiro. Paulinha era casada com o modelo Clebinho Santos e não tinha filhos.


Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 

A dinâmica vacinal e a diminuição do número de óbitos fazem a COVID-19 perder força pandêmica

 


presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e pesquisador da Fiocruz, o infectologista Julio Croda, que já conhecido internacionalmente pelo seu trabalho de pesquisa no enfrentamento à tuberculose, acredita estarmos perto do fim da pandemia. Para ele, em breve será possível relaxar o uso de máscaras. Mas, alerta para a necessidade de ampliar a quarta dose para os idosos, em especial aqueles que tomaram três injeções da CoronaVac.

De acordo com entrevestida concedida ao jornal O Globo, Croda estava a frente do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, durante a gestão do ministro Luiz Henrique Mandetta, logo no início da pandemia. E, por esse motivo se tornou uma das maiores referências no assunto no Brasil.

infectologista, que também é professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) diz que “estamos caminhando para o fim da pandemia e vamos entrar numa situação com períodos sazonais e próximos, como já acontece com a gripe e a dengue, por exemplo”. Para ele, devido ao avanço das imunizações, iremos passar da pandemia para a endemia que significa um menos impacto nas hospitalizações e óbitos nas redes de saúde.



Fonte: AdailtonSantana. Com.br

COVID-19: BONFIM REGISTRA SEU 100º ÓBITO

 


100° óbito: Paciente de 62 anos, Hipertensa. Tomou duas doses da vacina Covid. Deu entrada no HDAM 09/02/22, indo a óbito na referida Unidade.


Fonte: Blogdonetomaravilha 


No primeiro dia de trabalho, guarda desenha olhos em pintura avaliada em R$ 6 milhões

 



Conseguir um emprego novo é uma grande alegria para a maioria dos desempregados. No período de experiência é necessário manter a disciplina e fazer tudo o que for preciso para que a empresa aprecie o trabalho do empregado e o mantenha contratado. Mas um guarda de museu cometeu uma grande infração em seu primeiro dia de trabalho.

Em seu primeiro dia de trabalho, o russo de 60 anos usou uma caneta esferográfica para desenhar olhos em uma pintura centenária avaliada em aproximadamente 6 milhões de reais. O quadro intitulado como Três Figuras, da pintora  Anna Leporskaya, é datado de 1930 e estava

emprestado a galeria Yeltsin Center, em Ecaterimburgo.

delito foi percebido por visitantes do espaço, estranhando os olhos na famosa pintura. Na versão original, as três faces retratada na tela só possuíam a forma, não tendo olhos, nariz ou boca.PUBLICIDADE

Ele foi demitido em seu primeiro dia


guarda foi imediatamente demitido. Após a aprovação de uma investigação, o homem foi acusado formalmente na esfera criminal e, caso seja considerado culpado, uma multa pode ser aplicada e o homem poderá cumprir pena de até 3 anos de prisão.

quadro precisará passar por restauração e o valor do serviço ficará em torno de 3 mil euros (18 mil reais). Ainda não se sabe qual teria sido a motivação do guarda ao realizar o delito. A administração da galeria acredita que ele possa ter tido um lapso de sanidade. 

Após o ocorrido, a galeria de arte deve instalar película de proteção em suas obras para evitar que coisas assim voltem a acontecer.


Fonte: CleberVieiraNews 

Bahia fica em 1° lugar no Brasil em ranking de mortes violentas

 


Pelo terceiro ano consecutivo, a Bahia ocupa o primeiro lugar no ranking das mortes violentas no Brasil. Mesmo com o índice caindo no país, o estado mantém a incômoda posição. Em 2021, 12,4% dos homicídios brasileiros ocorreram aqui, segundo mostra o Monitor de Violência do G1, divulgado nesta segunda-feira (21), e que traz dados das 27 unidades da federação.

Ao todo, a Bahia contabilizou 5.099 mortes violentas, entre homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, em 2021. Destas, 4.931 foram enquadradas como homicídio doloso, 122 como latrocínio e 46 como lesão corporal seguida de morte.

Bahia.


Abril foi o mês mais violento do ano passado, com 532 crimes, seguido do mês de março, que contabilizou 510 mortes violentas, como mostra o índice nacional de homicídios do Monitor.


Há três anos a Bahia vem registrando a maior quantidade de mortes por homicídios entre os 26 estados contabilizados, mais o Distrito Federal. Em 2019, os números absolutos foram de 5.099 casos, sendo 4.889 homicídios dolosos,143 latrocínios e 67 lesões corporais seguidas de morte. Em 2020, a posição foi a mesma, e o percentual ainda cresceu 3,5%, com 177 mortes violentas a mais.

período somou 5.276 casos, sendo 5.107 homicídios dolosos, 104 latrocínios e 65 lesões corporais seguidas de morte.

Em comparação com os dados divulgados no último balanço do Monitor de Violência, em 2021, a Bahia apresentou queda de 3,4% nas mortes violentas, com 177 homicídios a menos.

De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o número começou a diminuir no terceiro trimestre do ano passado, a partir de outubro, de maneira sucessiva. “Fruto das ações preventivas e repressivas da Polícia Militar e do trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil, entre outras ações”, informou a SSP, em nota.

Mesmo assim, a diminuição na quantidade de homicídios não foi suficiente para que o estado deixasse de ser considerado o mais violento do Brasil.

Ainda no ano passado, a Bahia foi responsável por 27,66% dos casos registrados no Nordeste. A região teve 18.430 mortes em 2021, tendo uma queda de 9,18% em comparação com 2020, quando somou 20.293.

Secretaria de Segurança, no entanto, destacou o resultado das operações realizadas no período, para combater a insegurança no estado. “Graças ao trabalho conjunto e às ações de inteligência, os responsáveis pelo aumento de crimes violentos registrado no início do ano passado estão, em sua maioria, identificados e presos, após a reunião de esforços e mudanças de estratégias de policiamento ocorridas ao longo do ano”, informa o órgão em nota.

SSP também aponta para a redução do índice de violência no primeiro mês de 2022. “O mês de janeiro deste ano teve redução de 23,7% no número de mortes violentas, comparado ao mesmo período de 2021, passando de 510 casos para 389”, destaca.

Cenário nacional 

Brasil apresentou uma redução de 7% nos assassinatos em 2021, com relação a 2020, após registrar um aumento de 5% na comparação com 2019. No ano passado, foram registradas 41.019 mortes violentas, contra 44.061 em 2020. Ou seja, 3.042 mortes a menos.

Segundo os dados do Monitor de Violência, depois da Bahia, a segunda maior quantidade de homicídios, em 2021, foi registrada pelo estado do Rio de Janeiro, com 3.394 casos. Em seguida aparecem Pernambuco (3.370) e Ceará (3.300).

Fonte: Correio24Horas Emilly Tifanny Oliveira* / *Com a orientação da subechefe de reportagem Fernanda Varela



Fonte: Espaço Aberto 


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Em entrevista, Barroso ameaça suspensão do Telegram


Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, voltou a falar a respeito de uma possível suspensão do Telegram no Brasil.

– Eu penso que uma plataforma, qualquer que seja, que não queira se submeter às leis brasileiras deva ser simplesmente suspensa – disse Barroso.

No início do mês, em entrevista ao Estadão, ele chegou a afirmar que não gosta da ideia de banir uma plataforma, contudo, o aplicativo tem ignorado tentativas de diálogo feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que busca um trabalho em conjunto no combate à desinformação durante as eleições de 2022.


Outras redes sociais, como Facebook, WhatsApp e TikTok já fizeram parceria com o TSE nas eleições municipais passadas, em 2020, com o objetivo de conter redes de desinformação. Portanto, a recusa do Telegram de cooperar com a Justiça brasileira pode acabar causando sua suspensão no país.

Nenhum ator relevante no processo eleitoral pode atuar no país sem que esteja sujeito à legislação e a determinações da Justiça brasileira – declarou Barroso.

Para ele, o Brasil “não é casa da sogra” e não deve suportar um aplicativo que seja sede para ataques à democracia, ou faça apologia ao nazismo, ao terrorismo e possibilite a venda de armas.

Barroso ocupa o posto de presidente do Tribunal Superior Eleitoral até dia 22 de fevereiro, quando deve passar o cargo para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin.

*AE


Fonte: CleberVieiraNews 


domingo, 20 de fevereiro de 2022

99° óbito por Covid-19 foi registrado em Senhor do Bonfim

 


Senhor do Bonfim registrou 99° óbito por Covid-19,  neste domingo  (20). Segundo informações da secretaria de saúde de Senhor do Bonfim, o  Paciente tinha 72 anos, Hipertenso e portador de insuficiência renal crônica. Tomou duas doses da vacina Covid. O paciente deu entrada no Hospital Dom Antônio Monteiro ( HDAM) no dia 26/01/22, onde foi transferido para PROMATRE em Juazeiro 30/01/2022, indo a óbito na referida Unidade.


Fonte: Nonatonoticias 

Governo da Bahia publica portaria e estabelece aulas normais na rede estadual de ensino no período em que seria realizado o carnaval

 Medida segue o estabelecido pelo decreto publicado no último dia 15, que dispõe sobre o expediente normal nas repartições públicas do estado, nos dias 25 e 28 de fevereiro e 1° de março de 2022.

Por g1 BA




Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, na edição deste sábado (19) do Diário Oficial, uma portaria que considera os dias 28 de fevereiro, 1° e 2 de março de 2022 como letivos, no Calendário Escolar Padrão do ano letivo de 2022. Desse modo, as escolas da rede pública de ensino terão aula na segunda, terça e quarta-feira da semana em que seria realizado o carnaval.


A medida segue o estabelecido pelo decreto publicado no último dia 15, que dispõe sobre o expediente normal nas repartições públicas do poder executivo estadual, nos dias 25 e 28 de fevereiro e 1° de março de 2022.


No final do mês passado, Rui Costa também já havia anunciado que a Bahia não teria feriado prolongado ou ponto facultativo neste período, já que o carnaval não será realizado pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia. Além disso, ele afirmou

que os servidores que não comparecerem ao trabalho terão salários descontados.

Na ocasião, o governador também descartou a possibilidade de adiar o feriado do carnaval, “para evitar viagens e aglomerações”.


Não tem o que adiar de feriado porque não tem feriado. Eu sei que historicamente a gente trata como feriado, mas legalmente não está lá como feriados. Não tem como mudar algo que não está legalmente como feriado”, declarou.


Na sexta-feira (18), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, também anunciou que os servidores municipais não terão ponto facultativo no período em que seria realizado o carnaval e as escolas também devem funcionar normalmente.


Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 



Paulinha Abelha está intubada e em coma persistente em hospital de Aracaju

 O boletim médico foi divulgado no início da noite deste sábado.

Por g1 SE


Paulinha Abelha está intubada e em coma persistente em hospital de Aracaju. A informação foi divulgada no início da noite deste sábado (19), em mais um boletim médico sobre o estado de saúde da cantora. Ela está internada há nove dias para tratar problemas renais.

Ainda de acordo com o boletim, ela segue internada na UTI, com quadro clínico em estabilidade, sem febre.

O  cantor Daniel Diau, integrantes da banda, familiares e fãs fizeram durante a noite mais uma vigília de oração pela restauração da saúde da artista.

No fim da manhã deste sábado foi divulgado que, após a investigação com exames complementares, foram afastadas “doenças infecciosas de interesse epidemiológico para a comunidade”. O documento não traz mais detalhes sobre quais doenças seriam essas.


Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Hoje é dia dela Laura Bamberg Matos

 


Comemorando os 36 

Não sei se é coisa apenas de mulher mas me deu uma sensação estranha comprovar que já passei dos 30, saí dos 35 e estou cada vez mais próxima dos 40. E há quem me diga que estou nova, em boa forma, que a vida está só começando e etc; mas ainda assim é estranho. Não dá pra negar que ao menos estatisticamente passar dos 35 é já ter vivido metade da expectativa de vida. UAU!

Um dos meus grandes aprendizados até aqui é que cada um de nós está vivendo o seu próprio tempo. Nem atrasados, nem adiantados, menos ainda estacionados. Cada um está no seu próprio tempo e é assim que tem que ser. Quando você cresce em uma sociedade que declaradamente ou de forma subliminar te diz o tempo todo que aos 30 anos você tem que estar no emprego dos sonhos, estável economicamente, casado com o amor da sua vida numa casa confortável com filhos e cachorros, entender isso evita um bocado de frustrações. É importante traçar metas e de alguma forma ter certas coisas em comum com as pessoas da mesma idade que você mas nada disso muda o fato de que a vida acontece de formas diferentes pra cada pessoa e ser grato com a sua jornada até aqui é se apropriar dessa vida maravilhosa que só você pode viver.

BONFIM:Nossa história BR 407

 


Inaugurada em 1967, pelo presidente Castelo Branco, a BR 407 é uma das maiores rodovias federais do país, cortando os estados da Bahia, Pernambuco e Piauí. O trecho que liga Capim Grosso á Juazeiro, passando por Senhor do Bonfim, leva o nome do ex governador da Bahia, Antônio Lomanto Júnior.


Logo após sua inauguração passaram a ocorrer inúmeros acidentes no local, sendo então realizada uma celebração religiosa clamando proteção divina para aqueles que transitavam pelo contorno, com a benção dada pelo Padre José Lourenço Fonseca de Carvalho na a presença da população e de diversas autoridades do município, entre eles o prefeito Cândido Félix Martins.


minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #história #memória #rodovia #br

Foto: José Oliveira | Foto São José

Fonte: Nivaldo Oliveira & José Lourenço


Fonte: CleberVieiraNews 



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Artigo :Bonfim terra do bom comércio

 


Na última quinta-feira (10), a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim inaugurou um letreiro com a frase “Eu ♥ Sr. do Bonfim – A Terra do Bom Comércio”.

Algumas pessoas questionaram se não houve uma confusão com a “a terra do bom começo”, outras que comentaram que foi um desrespeito com a expressão criada por Rui Barbosa.

Em sintese, a utilização do termo pela gestão municipal surgiu a partir de um texto publicado no portal Empreende Bonfim, no qual contextualizamos as atividades economicas e resaltamos a importância do comercio na história do município, sendo que o título propositalmente faz alusão ao epíteto lançado em 1919.


BONFIM, A TERRA DO BOM COMÉRCIO

Por Alex Barbosa

Ao olharmos pela luneta do tempo, observamos que a formação de nossa região partiu de três roteiros econômicos. O primeiro, ligado às expedições que desbravaram os sertões em busca de pedras

metais preciosos. O segundo, com a ocupação das terras pela Casa da Torre de Garcia D’Ávila, período em que foi criada a Missão do Sahy. E, por fim, o terceiro roteiro, relacionado aos tropeiros e vaqueiros que traziam e levavam gado para além do Rio São Francisco.

Logo o pequeno povoado cresceu em decorrência ao comércio do gado e, ao final do Século XVIII, o então Arraial da Tapera passou a ser a Vila Nova da Rainha, graças aos comerciantes e fazendeiros locais que arcarem com os todos custos de instalação da vila. A economia continuou em crescimento, tendo como base a pecuária e em produtos como fumo, milho e café. Isso permitiu o surgimento de pequenos comércios e atraindo mascates, dando origem a feira livre, que se tornaria uma das maiores e mais importantes do Nordeste.

Já com o status de cidade, a estrada de ferro foi um divisor de águas para o desenvolvimento econômico local. Além de escoar a produção agrícola, o trem possibilitou a chegada de produtos manufaturados, o aumento no fluxo de pessoas e a abertura de armazéns, lojas e hotéis. Esse crescimento continuou nas primeiras décadas do Século XX, transformando Bonfim em um dos mais importantes centros comerciais da Bahia. 

minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #historia #memoria #economia #comercio #empreendedorismo #empreendebonfim #codesb

Foto: Bonfim Digital 




sábado, 12 de fevereiro de 2022

REGRAS DA PELADA DE FUTEBOL DE ANTIGAMENTE:




(1) *Os dois melhores* não podem estar no mesmo time. Logo, eles tiram par-impar e escolhem os times.


(2) Ser *escolhido por último* era  uma grande humilhação.


(3) Um time jogava *sem camisa* e o outro *com camisa*.


(4) *O pior de cada time era o goleiro*, a não ser que tivesse alguém que gostasse de agarrar.


(5) Se ninguém aceitava  ser goleiro, *adotava-se um rodízio*: cada um agarrava até sofrer um gol.


(6) *Quando tinha  um pênalti,* saia o goleiro ruim e entrava um bom só para tentar pegar a cobrança.


(7) *Os piores* de cada lado *ficavam na zaga*.


(8) *O dono da bola* jogava sempre no mesmo time do melhor jogador.


(9) *Não tinha juiz*.


(10) As faltas eram *marcadas no grito*: se você fosse atingido, gritava  como se tivesse quebrado uma perna e conseguir  a falta.


(11) Se você estáva no lance e *a bola saia pela lateral*, gritava " é nossa" e pegava a bola o mais rápido possível para fazer a cobrança (essa regra também se aplicava ao "escanteio").


(12) *Lesões* como arrancar a tampa do dedão do pé, ralar o joelho, sangrar o nariz e outras *eram normais*. Pra isso existia o Merthiolate ( que ardia igual inferno).


(13) Quem chutava a bola para longe *tinha que ir buscar*.


(14) *Lances polêmicos* eram resolvidos no grito ou, se fosse o caso, na pancada.


(15) *A partida acabava* quando todos estavam cansados,  quando anoitecia, ou quando a mãe do dono da bola mandava ele ir pra casa; ou aquela vizinha prendia a bola que caia na casa dela ou cortava bola.


(16) Mesmo que estivesse 15 x 0, *a partida acabava* com o "quem faz, ganha".


(17) *Rua de baixo contra rua de cima* valendo garrafa de Coca-Cola....


(18) *Mesmo que chova forte*, certamente haveria futebol.


(19) *O famoso grito* "paroooou" quando vinha carro ou uma mulher grávida, ou com criança, passando perto da pelada.


(20) Não existia essa de Adidas; Nike...Era *Kichute* ou jogava descalso. E o goleiro não usava luvas; usava era *chinelo havaianas* na mão. 


Lembrou tua infância!!??

Então fostes uma criança normal...

Velhos tempos que não voltam mais.


*SÓ SABE O QUANTO FOI BOM QUEM VIVEU ESSA EXPERIÊNCIA.*


          ⚽️  ⚽️  ⚽️


QUEM VIVEU ISSO.