quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Jerônimo Rodrigues conclui formação de secretariado; veja nomes

 


governador eleito e diplomado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, apresentou os quatro nomes que faltavam para compor o novo Governo do Estado, a partir de 2023. Os titulares das secretarias da Segurança Pública (SSP), da Administração (Saeb), do Planejamento (Seplan) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foram anunciados à imprensa no auditório da Desenbahia, sede do Governo de Transição, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (29). Jerônimo também divulgou os titulares do Comando Geral da Polícia Militar, e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, além da chefia da Polícia Civil.

Nomes anunciados nesta quinta-feira:

Saeb: Etelvino Góes – permanece no cargo

Seplan: Cláudio Peixoto – efetivado no cargo

Secti: André Joazeiro – permanece no cargo

SSP: Marcelo Werner – novo secretário

Comandante-geral da Polícia Militar da Bahia: permanece Cel. Paulo Coutinho Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia: permanece Cel. Adson Marchesini

Delegada-geral da Polícia Civil: permanece Heloísa Campos Brito 

Outros nomes

Com os anúncios de hoje, está completa a equipe da próxima gestão, que terá 25 secretários, além da Chefia de Gabinete e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Compõem também a lista:

  • Chefia de Gabinete do Governador: Adolpho Loyola
  • Casa Civil: Afonso Florence
  • Serin: Luiz Caetano
  • Sesab: Roberta Santana
  • SEC: Adélia Pinheiro
  • SJDH: Felipe Freitas
  • Seades: Fabya Reis
  • Seinfra: Sérgio Brito
  • Sefaz: Manoel Vitório
  • Seagri: Tum
  • Setur: Maurício Bacelar
  • Sepromi: Ângela Guimarães
  • Sema: Eduardo Sodré Martins
  • SDR: Osni Cardoso
  • SIHS: Larissa Gomes Moraes
  • Seap: José Antônio Maia Gonçalves
  • PGE: Bárbara Camardelli Loi
  • SEDUR: Jusmari Oliveira
  • SECULT: Bruno Monteiro
  • SETRE: Davidson Magalhães
  • SDE: Ângelo Almeida
  • SPM: Elisângela Santos Araújo
  • SECOM: André Curvello
  • Coordenação de Políticas para 
  • a Juventude: Nivaldo Millet
  • Coordenação Geral do Programa Bahia Sem Fome: Tiago Pereira da Costa
  • Liderança do Governo na Alba: deputado estadual Rosemberg Pinto
  • Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SEPROMI) – Patrícia Pataxó
  • Com informações da assessoria de Jerônimo Rodrigues


Fonte2  : Blogdoeloiltoncajuhy 

Santos prepara despedida de ‘realeza’ para Pelé

 Tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon e faleceu nesta quinta-feira, aos 82 anos

Por g1 Santos e ge São Paulo

Pelé será velado no centro do gramado da Vila Belmiro, onde, em 1974, se ajoelhou e se despediu do clube como jogador — Foto: Divulgação e g1 Santos.



1º contrato de Pelé 


Santos Futebol Clube preparou, nos últimos meses, uma espécie de ‘Operação London Bridge’ para a despedida de Pelé.

Assim como no caso da morte da rainha da Inglaterra Elizabeth II, dezenas de protocolos foram desenvolvidos, nos bastidores, para serem acionados assim que a notícia da morte de Edson Arantes do Nascimento fosse confirmada, o que ocorreu nesta quinta-feira (29).

Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro, no Hospital Albert Einstein, para uma reavaliação de terapia quimioterápica para tumor de cólon e tratamento de uma infecção respiratória.

Na última quarta-feira (21), porém, o estado dele se agravou. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, ele apresentou progressão da doença oncológica e precisava de “maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”.

Segundo apurado pelo g1, a situação de Pelé se deteriorou rapidamente, o que fez com que os contatos entre familiares, a Prefeitura de Santos e o Santos Futebol fossem iniciados, já na última quinta-feira (22).

Com as informações em mãos, Santos e prefeitura deixaram todos os profissionais em alerta e iniciaram os protocolos da operação para a despedida do Rei.

Já na sexta-feira (23), após o protocolo ter sido acionado, a Vila Belmiro passou a ser palco de uma movimentação intensa e começou a receber diversos equipamentos para a despedida de Pelé.

O local escolhido para o último adeus ao Rei do Futebol não poderia ser mais icônico. Pelé será velado, a princípio, durante um dia e meio, no gramado do estádio, precisamente no meio do campo onde estreou em novembro de 1956 e marcou 288 gols. Também é o mesmo local onde, em 1974, se ajoelhou e se despediu do clube.


Pelé durante evento em Londres em 2016 — Foto: Neil Hall / Getty Images.


velório

A cerimônia na Vila Belmiro será aberta ao público. O protocolo aponta que as pessoas que forem se despedir de Pelé terão a oportunidade de fazer um caminho entrando pelo Portão 1 e 2 da Vila Belmiro, na esquina das ruas Dom Pedro e Tiradentes, e seguirão, em fila indiana, até se aproximarem de onde estará descansando o maior futebolista de todos os tempos.

Assim como no funeral de Elizabeth II, as pessoas não poderão parar de caminhar em nenhum momento e deixarão o estádio pelo Portão 7. Toda a estrutura já está montada, mas o horário do início do velório público ainda não foi divulgado.

Além da cerimônia na Vila Belmiro, o corpo de Pelé também deverá seguir em cortejo por várias ruas de Santos. Uma operação coordenada por Polícia Militar, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego será responsável por levar o Rei de Futebol para dar a última volta pela cidade que o acolheu.


Morte

O futebol perdeu seu Rei. Nesta quinta-feira, morreu Pelé, o maior jogador da história, aos 82 anos. Aberto ao público, o velório será realizado das 10h de segunda-feira até as 10h de terça, na Vila Belmiro. O enterro, restrito aos familiares, será na terça, no Memorial Necrópole Ecumênica, também em Santos.

O perfil oficial de Pelé no Instagram confirmou a morte com a seguinte mensagem.

– A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje.

Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas:

amor. A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações. Amor, amor e amor, para sempre.


Homenagem dos jogadores da seleção brasileira a Pelé na Copa do Mundo — Foto: Reuters


Pelé recebeu diversas homenagens durante a Copa do Mundo de 2022, disputada enquanto ele estava internado na capital paulista. Jogadores como Neymar, Richarlison e Mbappé desejaram melhoras ao gênio em meio ao torneio. Torcedores também exibiram faixas nos estádios.

Trajetória

O maior jogador de futebol de todos os tempos estreou na Seleção em 1957, numa partida da Copa Roca contra a Argentina, quando também fez seu primeiro gol com a camisa amarelinha. Pela equipe brasileira, com apenas 17 anos, venceu a Copa do Mundo na Suécia, em 1958.

Quatro anos depois, se machucaria na segunda rodada do Mundial do Chile, também vencido pelo Brasil. Após ser caçado em campo com duras faltas na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, ele comandou o lendário time brasileiro ao tricampeonato mundial em 1970, no México – é o único jogador a vencer três Copas.


Pelé com a taça de campeão do mundo em 1970 — Foto: Horstmüller/Getty Images



Pelo Santos, Pelé é dono de marcas impressionantes: venceu dez vezes o Campeonato Paulista, torneio do qual foi o artilheiro por nove temporadas seguidas. Ainda foi bicampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1962 e 1963.

Foi também com a camisa branca do Peixe que marcou seu milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro de 1969. Segundo números do Santos, Pelé marcou pelo clube 1.091 gols em 1.116 jogos.

    Com a camisa canarinho, Pelé disputou 113 jogos e marcou 95 gols, de acordo com números da CBF. Nas contas da Fifa, que considera apenas jogos entre seleções, são 77 gols em 91 partidas.

    Em toda a carreira, Pelé fez 1.282 gols em 1.364 partidas na contabilização feita pelo Santos. Nas redes sociais, o Rei dizia ter feito um a mais, 1.283.


    Fi te2:Blogdoeloiltoncajuhy 




    quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

    Morre o compositor bonfinense Lúcio Barbosa, autor de ‘Cidadão’, gravada por Luiz Gonzaga e Zé Ramalho

     

    Foto: Palco MP3

    Morreu o compositor Lúcio Barbosa, autor do grande sucesso “Cidadão”. A notícia do seu falecimento foi publicada em uma rede social do cantor, compositor e escritor paraibano Luís Avelima, que mora em São Paulo e é Diretor de Atividades Culturais da Fundação Memorial da América Latina.

    Natural de Senhor do Bonfim, Lúcio Barbosa foi morador do Alto da Maravilha. Tornou-se conhecido na música popular brasileira como autor e compositor das músicas “Cidadão” e “O Profeta”, que contam com inúmeras regravações.

    Seu grande êxito aconteceu em 1979, quando sua música “Cidadão” foi gravada pelo cantor e compositor Zé Geraldo no LP “Terceiro Mundo”, da CBS. Essa composição conheceu diversas regravações, entre as quais, as de Luiz Gonzaga, Silvio Brito, Zé Ramalho, Renato Teixeira, Elymar Santos e, em 1989, tornou-se grande sucesso no sul do país, na gravação de Wilson Paim. Foi também regravada pelo próprio Zé Geraldo, inclusive no disco “Cantoria 3”, lançado pela Kuarup.

    Em 1992, a música “Cidadão” foi regravada por Zé Ramalho no disco “Frevoador”, lançado pela Columbia/Sony Music. Lúcio Barbosa morava em Itapecerica da Serra, São Paulo.

    Reprodução / Facebook


    Em nossa cidade, Lúcio deixa o irmão João Domingos, ex-jogador de futebol e que durante vários anos trabalhou na Embasa em nossa cidade, trabalhando atualmente na mesma empresa em Jaguarari.

    Ainda não temos outros detalhes sobre a morte do poeta, autor e compositor Lúcio Barbosa.


    Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 


    terça-feira, 27 de dezembro de 2022

    ESPIRITISMO >>>A palestra aconteceu


     

    Marcel Mariano.


    Como foi anunciado, a palestra com o Médium Marcel Mariano, aconteceu nesta 2ª Feira 26.12.22, no Centro Espírita Discípulos de Jesus, situado à Rua João Rodrigues, ao Lado do Lar dos Idosos Fabiano de Cristo, às 20h .

    Riana Cabral (esq) Marcel Mariano e  Valdineide Aquino 


    Após as apresentações e abertura feita , foram convidados para compor à mesa, o Palestrante Marcel Mariano, que foi vice- presidente da FEEB-Federação Espírita Baiana, ainda muito ligado à ela, formado em História e Direito, Marcel muito tem contribuído no movimento Espírita Baiano.

    Dando prosseguimento à composição da mesa, foi convidado a presidente do Conselho Regional Espírita, Valdineide Aquino, e por último o ex-presidente da SEAK-Sociedade Espírita Allan Kardec, o Pedagogo , Autor da Pedagogia do Espiritismo, Luiz Bamberg.

    Luiz Bamberg (Esq) Valdineide,Marcel Mariano e Riana Cabral.

    O tema abordado pelo palestrante  foi : "Problemas Existenciais e Maturidade espiritual ".


    Os presentes ficaram focados no tema até o final da palestra.


    Texto: Luiz Bdmberg.

    Veja mais fotos:

    Dona Marilene Gonçalves, a Matriarca é Líder do grupo do Centro Espírita e O convidado Luiz Bamberg.









    Marcel Mariano (Esq.) Luiz Bamverg (Dir.)







    segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

    Teto de igreja desaba em Jacobina por causa da força da chuva

     Muitas ruas estão alagadas, mas famílias não precisaram sair dos imóveis. Não há registro de feridos.

    Por g1 BA e TV São Francisco

    Teto de igreja desaba por causa da força da chuva em Jacobina — Foto: Reprodução/TV Bahia.


    teto de uma igreja que fica no distrito de Lages do Batata, na zona rural de Jacobina, norte da Bahia, desabou com as fortes chuvas que caem na cidade desde o sábado (24). Nesta segunda-feira (26), muitas ruas estão alagadas. Não há registro de feridos.

    Não havia ninguém na igreja no momento do desabamento. As vigas de sustentação das telhas não resistiram ao peso da água e caíram, levando junto parte de uma parede. O volume da chuva também alagou vários bairros e invadiu diversas casas.

    Teto de igreja desaba por causa da força da chuva em Jacobina — Foto: Reprodução/TV Bahia

    Defesa Civil fez vistorias pela cidade e informou que vias foram obstruídas pela

    água na região central da cidade. Apesar disso, os danos foram apenas materiais, não havendo danos estruturais. Também não foi necessária a retirada de famílias de suas casas.

    Equipes de assistência social vão visitar as comunidades para prestar apoio às famílias. Um documento pedindo a reestruturação das vias urbanas foi elaborado. 

    A Defesa Civil não informou se esse relatório será encaminhado à prefeitura ou ao governo do estado.


    Fonte2: Blogdoeloiltoncajuhy 






    domingo, 25 de dezembro de 2022

    ESPIRITISMO>>> Palestra de Marcel Mariano

     


    Nesta 2ª Dia 26/12/2022, às 20h, no Centro Espírita Discípulos de Jesus, situado à Rua João Rodrigues, Ao lado do Lar dos Idosos Fabiano de Cristo,  em Senhor do Bonfim-Ba, teremos palestra sobre Espiritismo, com o palestrante Marce Mariano.

    Marcel é formado em História e Direito, sendo expositor Espírita, muito ligado à FEEB- Federação Espírita Baiana.

    O Tema da palestra será:"Problemas Existenciais e Maturidade espiritual.


    Texto:Luiz Bamberg 

    sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

    ONDE JESUS NASCEU SEGUNDO CHICO XAVIER

     


    ONDE JESUS NASCEU SEGUNDO CHICO XAVIER


    Sempre me fiz essa pergunta… Onde será que Jesus nasceu? Finalmente, consegui obter uma resposta:


    Perguntemos a Maria de Magdala, onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:


    Jesus nasceu em Betânia. Foi certa vez que a sua voz, tão cheia de pureza e santidade, despertou em mim a sensação de uma vida nova com a qual até então jamais sonhara.


    Perguntemos a Francisco de Assis o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:


    Ele nasceu no dia em que, na praça de Assis entreguei minha bolsa, minhas roupas e até meu nome para segui-lo incondicionalmente, pois sabia que somente ele é a fonte inesgotável de amor.


    Perguntemos a Pedro quando deu o nascimento de Jesus, ele nos responderá:


    Jesus nasceu no pátio do palácio de Caifas, na noite em que o galo cantou pela terceira vez, no momento em que eu o havia negado. Foi nesse instante que acordou minha consciência para a verdadeira vida.


    Perguntemos a Paulo de Tarso, quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:


    Jesus nasceu na Estrada de Damasco quando, envolvido por intensa luz que me deixou cego, pude ver a figura nobre e serena que me perguntava: Saulo, Saulo porque me persegue? E na cegueira passei a enxergar um mundo novo quando eu lhe disse:


    Senhor, o que queres que eu faça?!


    Perguntemos a Joana de Cusa onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:


    Jesus nasceu no dia em que, amarrada ao poste do circo em Roma, eu ouvi o povo gritar:


    Negue! Negue!


    E o soldado com a tocha acesa dizendo: Este teu Cristo ensinou-lhe apenas a morrer? Foi nesse instante, que sentindo o fogo subir pelo meu corpo, pude com toda certeza e sinceridade dizer: Não me ensinou só isso, Jesus ensinou-me também a amá-lo.


    Perguntemos a Tomé onde e quando nasceu Jesus. Ele nos responderá:


    Jesus nasceu naquele dia inesquecível em que ele me pediu para tocar as suas chagas e me foi dado testemunhar que a morte não tinha poder sobre o filho de Deus, Só então compreendi o sentido de suas palavras: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.


    Perguntemos à mulher da Samaria o que ela sabe sobre o nascimento de Jesus. E ela nos responderá:


    Jesus nasceu junto à fonte de Jacob na tarde em que me pediu de beber e me disse: Mulher eu posso te dar a água viva que sacia toda a sede, pois vem do amor de Deus e santifica as criaturas. Naquela tarde soube que Jesus era realmente um profeta de Deus e lhe pedi: – Senhor, dá-me desta água.


    Perguntemos a João Batista quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:


    Jesus nasceu no instante em que, chegando ao rio Jordão, pediu-me que o batizasse.


    E ante a meiguice do seu olhar e a majestade da sua figura pude ouvir a mensagem do Alto: Este é o meu Filho Amado, no qual pus a minha complacência! Compreendi que chegara o momento de ele crescer e eu diminuir, para a glória de Deus.


    Perguntemos a Lázaro onde e quando nasceu Jesus? Ele nos responderá: Jesus nasceu em Betânia, na tarde em que visitou o meu túmulo e disse: – Lázaro! Levanta. Neste momento compreendi finalmente quem ele era… A Ressurreição e a Vida!


    Perguntemos a Judas Iscariotes quando se deu o nascimento de Jesus. Ele nos responderá:


    Jesus nasceu no instante em que eu assistia ao seu julgamento e a sua condenação. Compreendi que Jesus estava acima de todos os tesouros terrenos.


    Perguntemos a Bezerra de Menezes o que ele sabe sobre o nascimento de Jesus e ele nos responderá:


    Jesus nasceu no dia em que desci as escadas da Federação Espírita Brasileira e um homem se aproximou dizendo: Vim devolver-lhe o abraço que me deste em nome de Maria, porque renovei minha fé e a confiança em Deus.


    Foi naquele instante que percebi a Sua misericórdia e o Seu imenso amor pelas criaturas.


    Perguntemos, finalmente, a Maria de Nazaré onde e quando nasceu Jesus. E ela nos responderá:


    Jesus nasceu em Belém, sob as estrelas, que eram focos de luzes guiando os pastores e suas ovelhas ao berço de palha. Foi quando o segurei em meus braços pela primeira vez e senti se cumprir a promessa de um novo tempo através daquele Menino que Deus enviara ao mundo, para ensinar aos homens a lei maior do amor.


    Agora pensemos um pouquinho:


    E para nós, quando Jesus nasceu?


    Pensemos mais um pouquinho:


    E se descobrirmos que ele não nasceu?


    Então, procuremos urgentemente fazer com que ele nasça um dia destes, porque, quando isso acontecer, teremos finalmente entendido o Natal e verdadeiramente encontrado a luz.


    Que Jesus nasça em nossos corações e que seja sempre Natal em nossas vidas, para que nunca nos falte a Esperança e a Alegria Cristã.


    FELIZ NATAL!!!


    (Francisco Cândido Xavier)


    Vamos compartilhar?

    quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

    Em evento para anúncio de ministros, Lula avisa que 13 nomes ainda ficarão para próxima semana

     


    maioria dos ministros que vão compor o novo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem ser anunciados a qualquer momento. Em evento de encerramento da equipe de transição, o petista afirmou que deve ainda trabalhar durante os próximos dias para definir os últimos 13 nomes que vão compor os ministérios. Nesta quinta, 19 nomes devem ser anunciados.

    Antes, cinco postos já foram confirmados São eles: Rui Costa, na Casa Civil, Fernando Haddad, na Fazenda, José Múcio Monteiro, na Defesa, Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública, Mauro Vieira, nas Relações Exteriores.

    Em seu discurso antes do anúncio Lula falou sobre os nomes que ainda não foram definidos e afirmou que a última leva deve ser divulgada entre a próxima segunda (26) ou terça-feira (27). "Se você tem expectativas, quero dizer que não percam as expectativas, porque tudo pode acontecer nos próximos dias", afirmou.

    Entre os cotados para serem anunciados nesta quinta estão o vice-presidente Geraldo Alckmin na Indústria e Comércio, Anielle Franco na Igualdade Racial e Camilo Santana na Educação. A principal especulação gira em torno do posto reservado para a senadora Simone Tebet (MDB-MS) que tinha expectativas de assumir o Desenvolvimento Social. Nos últimos dias, o senador eleito Wellington Dias  (PT-PI) para assumir a pasta.


    Fonte: Espaço Aberto. Com

    Jerônimo apresenta mais oito nomes do novo Governo

     


    Mais oito nomes do novo Governo do Estado foram definidos pelo governador diplomado, Jerônimo Rodrigues, e divulgados na manhã desta quinta-feira (22). Os futuros gestores de cinco secretarias estaduais, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e de duas importantes coordenações do Executivo baiano, consideradas estratégicas para o futuro chefe do Executivo, foram apresentados à imprensa no auditório da Desenbahia, onde funciona a sede do Governo de Transição. 

    Ao lado de Geraldo Júnior, vice-governador diplomado, Jerônimo anunciou que a procuradora Bárbara Camardelli Loi comandará a Procuradoria Geral do Estado a partir de 2023. Outras duas mulheres estarão à frente de importantes secretarias: Ângela Guimarães será a nova titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) e Larissa Gomes Moraes comandará a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). 

    Na lista de novos secretários também estão Eduardo Sodré Martins, no Meio Ambiente (Sema); Osni Cardoso, no Desenvolvimento Rural (SDR); e José Antônio Maia Gonçalves, que continuará à frente da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Jerônimo apresentou, ainda, Nivaldo Millet como novo coordenador de Políticas para a Juventude, estrutura que estará vinculada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin); e Tiago Pereira da Costa, coordenador-geral do Programa Bahia sem Fome, setor criado na reforma administrativa e que estará ligado à Casa Civil. O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), presente no evento, foi confirmado como líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). 

    Anúncios pendentes*

    Após a reforma administrativa, que desmembrou a Secretaria De Justiça, Direitos Humanos e Secretaria De Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJHDS) em duas novas pastas (SJDH e Seades), o Governo do Estado passa a ter 25 secretarias a partir do próximo ano, uma a mais que a estrutura atual. Já foram anunciados os titulares de 15 pastas, além da PGE e da Chefia de Gabinete do Governador. 

    Nos próximos dias, serão divulgados os titulares de outras dez secretarias pendentes: Segurança Pública (SSP); Comunicação (Secom); Administração (Saeb); Desenvolvimento Econômico (SDE); Desenvolvimento Urbano (Sedur); Política para as Mulheres (SPM); Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Cultura (Secult); Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre); e Planejamento (Seplan).

    Cargos anunciados em 19/12:*  

    - Chefia de Gabinete do Governador: Adolpho Loyola

    - Casa Civil: Afonso Florence .

    Secretaria de Relações Institucionais (Serin): Luiz Caetano

    - Saúde (Sesab): Roberta Santana

    - Educação (SEC): Adélia Pinheiro

    - Justiça e Diretos Humanos (SJDH): Felipe Freitas .

    Assistência e Desenvolvimento Social (Seades): Fabya Reis

    - Infraestrutura (Seinfra): Sérgio Brito

    - Fazenda (Sefaz): Manoel Vitório

    - Agricultura (Seagri): Tum 

    - Turismo (Setur): Maurício Bacelar.

    Cargos anunciados em 22/12:*

    - Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi): Ângela Guimarães

    - Meio Ambiente (Sema): Eduardo Sodré Martins

    - Desenvolvimento Rural (SDR): Osni Cardoso 

    - Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS): Larissa Gomes Moraes.

    Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): José Antônio Maia Gonçalves

    - Procuradoria Geral do Estado (PGE): Bárbara Camardelli Loi

    - Coordenação de Políticas para a Juventude, da Serin: Nivaldo Millet 

    - Coordenação Geral do Programa Bahia Sem Fome: Tiago Pereira da Costa .

    Liderança do Governo na Alba: deputado estadual Rosemberg Pinto  


    *Próximos anúncios:*

    - Segurança Pública (SSP)

    - Comunicação Secom (Secom).

    Secretaria da Administração (Saeb) 

    - Desenvolvimento Econômico (SDE) 

    - Desenvolvimento Urbano (Sedur)

    - Política para as Mulheres (SPM).

    Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

    - Cultura (Secult) 

    - Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) 

    - Planejamento (Seplan)


    Fonte:Nonato Notícias 

    quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

    Ator Pedro Paulo Rangel morre aos 74 anos

     


    ator Pedro Paulo Rangel faleceu na madrugada desta quarta-feira (21), aos 74 anos, no Rio de Janeiro. A informação, segundo o G1, foi confirmada pela família do artista.

    Pedro estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, localizada na Zona Sul da capital carioca, desde o dia 30 de novembro, para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. No entanto, a causa da morte ainda não foi divulgada.


    Fonte: CleberVieiraNews 

    Por falta de recursos, Exército interrompe distribuição de água potável em cidades da Bahia.

     


    Serviço também está parado em 21 municípios por causa da chuva.

    Por g1 BA

    distribuição de água potável em carros-pipas realizada pelo Exército brasileiro está sendo interrompida por falta de recursos desde 13 de dezembro e impacta 26 municípios da Bahia. A informação foi divulgada pela corporação que integra as forças armadas do país, na segunda-feira (19).

    Segundo o Exército, a distribuição de água também está parada em 21 cidades por causa da chuva forte que tem atingido os municípios nas últimas semanas.

    g1 pediu ao Exército a lista completa dos municípios atingidos, mas não recebeu até a última atualização desta reportagem. Uma das localidades que está sem a distribuição de água 

    água potável é a comunidade do Pateiro, que fica no distrito de Salitre, na zona rural de Juazeiro, norte da Bahia.

    Os moradores relatam que estão há quatro meses sem o abastecimento e apoio de carros-pipa. Com isso, dezenas de famílias passaram a economizar a água das cisternas da região, no entanto, a medida não tem sido suficiente para atender as necessidades.

    O Exército, responsável pela execução da operação, criada há mais de 20 anos para auxiliar famílias afetadas pela estiagem prolongada, informou que os recursos disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional só possibilitaram a realização das atividades até 16 de novembro.

    Neste ano, em média 327 mil pessoas foram atendidas pelo programa por mês em mais de 60 municípios da Bahia, segundo o Ministério de Desenvolvimento Regional. 

    O órgão anunciou a liberação de um crédito suplementar no valor de mais de R$ 21 milhões para execução do programa.

    A previsão é que a Operação Carro-pipa volte a normalidade em breve, mas por enquanto tem sido a água da chuva, que tem amenizado a situação de dezenas de famílias.


    Fonte:Blogdoeloiltoncajuhy 

    terça-feira, 20 de dezembro de 2022

    Obras de esgotamento de Bonfim avançam com estação de tratamento

     Por Bonfim Agora


    Com investimento da ordem de R$ 65 milhões, as obras de esgotamento sanitário da sede de Senhor do Bonfim avançam, com a nova estação de tratamento. Os serviços da primeira etapa incluíram 70,9 quilômetros de rede coletora, beneficiando 6,8 mil residências e pontos comerciais.

    A obra é realizada pelo Governo do Estado, através da Embasa, e é um dos maiores investimentos públicos já realizados no município.

    A obra, em todas as etapas, totalizará 148 quilômetros de rede coletora e beneficiará 15,3 mil unidades domiciliares de Bonfim. O sistema de esgotamento sanitário deverá garantir  não apenas melhorias para a infraestrutura do município, como também proporcionar mais saúde para a população.

    O projeto da Embasa inclui uma estação de tratamento e uma estação elevatória, além de um coletor tronco, três intercessores e uma linha de recalque de 6,5 quilômetros.


    Fonte2: Blogdoeloiltoncajuhy 


    sábado, 17 de dezembro de 2022

    Em cerimônia de diplomação, governador eleito Jerônimo Rodrigues reafirma “confiança do sistema eleitora

     


    Em coletiva de imprensa antes de iniciar o ato de diplomação pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) exaltou a consolidação da confiança no sistema eleitoral e falou sobre os trabalhos de preparação para assumir, no dia 1º de janeiro de 2023, o Governo da Bahia. A cerimônia de diplomação aconteceu nesta sexta (16), na sala principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. Além do novo governador, o vice-governador eleito e outros 105 eleitos no pleito baiano foram diplomados pelo TRE-BA, oficializando o resultado das eleições.


    É um ciclo que consolida a confiança do sistema eleitoral brasileiro, e em nosso caso baiano, dizendo à sociedade que o TRE certifica o processo eleitoral. Naturalmente, para os eleitos e eleitas a diplomação é o coroamento de um processo e abre para nós, daqui alguns dias, com a posse, que possamos assumir o nosso lugar de governador e vice-governador do estado da Bahia”, disse Jerônimo se referindo também ao vice-governador eleito Geraldo Júnior.

    Em intenso trabalho no processo de transição, Jerônimo comentou ainda que o planejamento das primeiras ações de governo também está em fase de conclusão. “Trabalharemos para fechar um plano de trabalho que traduzirá quais serão as ações que desenvolveremos  durante todo o ano de 2023”, finalizou. Além da entrega dos diplomas ao governador e vice-governador eleito, a cerimônia no TCA diplomou 63 deputados estaduais, 39 deputados federais e ainda o senador e seus dois suplentes.


    Com informações da Assessoria de Jerônimo Rodrigues
    **Fotos: Adriel Francisco


    Fonte: Blogdoeloiltoncajuhy