Localizado na Serra do Gado Bravo, o Riacho do Grunga faz parte da bacia do Itapicuru e no início do século XX, era responsável pelo fornecimento de água para as locomotivas da estrada de ferro e algumas casas de Bonfim. Em seu trajeto o Riacho do Grunga se encontra com o Riacho do Mocó formando a Barragem da Suissa, construída pelo Engenheiro Austricliano de Carvalho para o abastecimento residencial e dos reservatórios da ferrovia. Apesar de ser considerada Reserva Ambiental, a ocupação humana, o uso da área de forma inadequada e o desmatamento fizeram que das doze nascentes que formavam a microbicida do Grunga restassem apenas sete que abastecem o riacho.
A mineira Fátima Gomes, de 31 anos, e seu filho Théo, de 3 meses, dificilmente passam despercebidos em qualquer lugar. Os dois nasceram com uma condição rara e genética chamada piebaldismo, que tem como principal característica algumas manchas brancas na pele e uma mecha branca nos cabelos.
Fátima deu uma entrevista exclusiva para a Revista Crescer e falou sobre a condição rara, além de revelar tudo que passou por causa dela. Ela começou contando que é uma condição hereditária e que quase todos da sua família também possuem piebaldismo. Além disso, afirmou que demorou muito para aceitar sua aparência e pintava o cabelo de 15 em 15 dias até seus 24 anos.
Ressaltando que a aceitação é um processo muito longo, Fátima revelou que foi seu marido, José Neto, que a ajudou a perceber a beleza de sua mecha, deixando de escondê-la. No entanto, declarou que ainda esconde as manchas na barriga e nas pernas.
Com a autoestima crescendo graças a maridão, ela decidiu começar a divulgar algumas fotos nas redes sociais sem esconder sua condição rara e se surpreendeu como todos os elogios e apoio que recebeu, alcançando rapidamente milhares de seguidores.
A chegada de Théo veio para marcar uma nova era na vida do casal. A criança de apenas 3 meses nasceu com a mesma condição rara da mãe e chegou para evidenciar o fato de tudo aquilo que já foi motivo de vergonha e apreensão, hoje é motivo de orgulho.
Fátima terminou a entrevista contando que não imaginava e nem queria que o filho nascesse com o mesmo sinal, no entanto Théo tem lhe dado bastante força pra seguir em frente e não deixar que nada impeça sua felicidade. Além disso, a internet rapidamente se rendeu a toda fofura do bebê e mandaram uma enxurrada de elogios à família.
A saga dos vaqueiros no Brasil teve início em 1550, quando a Casa da Torre de Garcia D'Ávila deu início a marcha de suas boiadas pelo sertão nordestino. A história de Senhor do Bonfim também está diretamente ligada a esses andarilhos que encontraram nas margens da velha lagoa um local seguro para erguer o Arraial da Tapera.
Através da Lei Federal 11.797/08, a data de 29 de agosto foi instituída como Dia Nacional do Vaqueiro. Já em 2011, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC registrou o Ofício dos Vaqueiros como Patrimônio Imaterial, um reconhecimento mais que justo a esse homens que, ao lidar com o gado, criaram uma linguagem, estética, culinária, arquitetura e musicalidade própria.
Hoje, além desses heróis nordestinos, também homenageamos o fotógrafo Rui Rezende, autor do livro "Vaqueiros do Raso da Catarina" e o historiador Danilo Rodrigues, idealizador do “Museu do Vaqueiro”, em Santa Rosa de Lima, município de Jaguarari/BA, por seus trabalhos que valorizam ainda mais a riqueza cultural da civilização do couro.
O aumento de casos de sequestros relâmpago e de roubos relacionados ao Pix fez o Banco Central (BC) introduzir medidas de segurança no sistema instantâneo de pagamentos. As alterações divulgadas nesta sexta-feira (27) também afetam outras modalidades de pagamento eletrônico, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED), cartões de débito e transferências entre contas de um mesmo banco.
Na mudança mais importante, o limite de transferências entre pessoas físicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI), cairá para R$ 1 mil entre 20h e 6h. O novo limite vale tanto para o Pix como para a liquidação de TEDs, para cartões de débito e para transferências
intrabancárias.
Em outra mudança, o BC decidiu impedir o aumento instantâneo de limites de transações com meios de pagamento por meios eletrônicos. Agora, as instituições terão prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivarem o pedido do correntista se feito por canal digital. A medida abrange tanto o Pix, como a TED, o Documento de Ordem de Crédito (DOC), as transferências intrabancárias, cartões de débito e boletos.
As instituições financeiras passarão a oferecer aos clientes a possibilidade de definir limites distintos de movimentação no Pix durante o dia e a noite, permitindo limites mais baixos no período noturno. Elas também passarão a permitir o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações.
Outras medidas
• permitir que os participantes do Pix retenham uma transação por 30 minutos durante o dia ou por 60 minutos durante a noite para a análise de risco da operação, informando ao usuário sobre a retenção;
• tornar obrigatório o mecanismo, já existente e hoje facultativo, de marcação no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) de contas com indícios de utilização em fraudes no Pix, inclusive no caso de transações realizadas entre contas do mesmo participante;
• permitir consultas ao DICT para alimentar os sistemas de prevenção à fraude das instituições, de forma a coibir crimes envolvendo a mesma conta em outros meios de pagamento e com outros serviços bancários; • exigir que os participantes do Pix adotem controles adicionais em relação a transações envolvendo contas marcadas no DICT, inclusive para fins de eventual recusa a seu processamento, combatendo assim a utilização de contas de aluguel ou os chamados laranjas;
• determinar que os participantes de arranjos de pagamentos eletrônicos compartilhem, tempestivamente, com autoridades de segurança pública, as informações sobre transações suspeitas de envolvimento com atividades criminosas;
• exigir das instituições reguladas controles adicionais sobre fraudes, com reporte para o Comitê de Auditoria e para o Conselho de Administração ou, na sua ausência, à Diretoria Executiva, bem como manter à disposição do Banco Central tais informações;
exigir histórico comportamental e de crédito para que empresas possam antecipar recebíveis de cartões com pagamento no mesmo dia,
reduzindo a ocorrência de fraudes.
Prevenção de crimes Em nota, o BC informou que as medidas ajudarão a prevenir crimes ligados aos meios eletrônicos de pagamento. “Em conjunto, essas medidas, bem como a possibilidade de os clientes colocarem os limites de suas transações em zero, aumentam a proteção dos usuários e contribuem para reduzir o incentivo ao cometimento de crimes contra a pessoa utilizando meios de pagamento, visto que os baixos valores a serem eventualmente obtidos em tais ações tendem a não compensar os riscos”, informou o órgão em comunicado.
Para o BC, os mecanismos de segurança presentes no Pix e nos demais meios de pagamento não são capazes de eliminar por completo a exposição de seus usuários a riscos. No entanto, o trabalho conjunto do Banco Central, das instituições reguladas, das forças de segurança pública e dos próprios usuários permitirá reduzir a ocorrência de prejuízos.
Pedido O Banco Central atendeu à reivindicação dos bancos. Nesta semana, diversas instituições financeiras pediram ao órgão o endurecimento de regras do Pix para dificultar a ação de criminosos. Desde março, os limites do Pix estavam igualados aos das transferências eletrônicas. Em abril, os usuários passaram a poder personalizar os limites no aplicativo das instituições financeiras.
Apesar da praticidade, as mudanças aumentaram os casos de fraudes, de roubos e de sequestros relâmpago relacionados ao Pix. Criminosos aproveitavam da rapidez das transferências instantâneas para aplicarem golpes ou forçarem vítimas a transferir elevadas quantias durante a noite para a conta de laranjas.
O dinheiro era, em seguida, pulverizado para outras contas, dificultando o rastreamento pelas instituições financeiras e pelas forças de segurança.
Alaíde Canário faz parte de uma família de mulheres fortes cuja matriarca era Dona Francisca. Começou a cantar em Senhor do Bonfim na adolescência, nos tempos da Rádio Cultural, conquistando o público com sua voz suave e melodioso, tornando-se para Helio Freitas "um doce e canoro patrimônio de nossa terra". Depois veio para Salvador completar estudos, onde continuou cantando no rádio baiano.
A ligação de Lalú Canário com Bonfim, e suas boas e amplas relações pessoais, a animaram a promover, em Salvador, o Forró dos Bonfinenses, evento pré São João anual muito concorrido que aconteceu por anos com absoluto sucesso. Além dos bonfinenses moradores da capital corriam ao evento delegações de conterrâneos de todo o pais para rever amigos, estreitar relações e levar a família nova para entrar em contato com a cultura junina de Bonfim. A iniciativa de Alaíde foi muito importante para a manter acesa a fogueira do amor, da fraternidade e a desenvolver o nosso senso de pertencimento a esta Cultura sertaneja tão carente de eventos que a exaltem.
Decisão foi tomada em uma reunião com o Governo do Estado nesta sexta-feira (27)
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) confirmou nesta sexta-feira (27), a retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino, para o dia 1° de setembro.
A APLB informou que a decisão foi tomada em uma reunião com o Governo do Estado. O G1 entrou em contato com o Governo da Bahia
para saber detalhes sobre o acordo feito com a APLB para a retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino.
As aulas semipresenciais da rede estadual começaram no dia 26 de julho para os estudantes do ensino médio, mas muitos professores não aderiram a retomada alegando a imunização incompleta contra a Covid-19.
Já as atividades semipresenciais ensino fundamental, foram retomadas na segunda-feira (9). Não há detalhes quanto ao número de professores que8 não retornaram as atividades nas escolas. A categoria informou que manteve as aulas online.
Participaram da reunião integrantes da direção da APLB, parlamentares e o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues.
No dia 13 de agosto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia, Rui Oliveira, disse que 97% da categoria já tinha decidido pela retomada das aulas semipresenciais na rede estadual de ensino, em setembro. No entanto, uma contra proposta seria levada para o Governo da Bahia.
Anteriormente, sentamos com o governo e tínhamos proposto, com o apoio da categoria, voltar à sala de aula no início de setembro. Então ficou acordado voltarmospresencialmente dia 1, quarta feira. Só volta quem estiver totalmente imunizado. Quem tiver comorbidade fica em atividade remota”, disse Rui Oliveira.
anunciada anteriormente pelo executivo.
Vamos manter o protocolo rígido, cada escola tem seu conselho/gestor de biossegurança, formado pelo colegiado e dois professores, por turno, que vão dizer se há ou não condições de ter aulas presenciais. O salário que foi descontado será devolvido”, disse o presidente da APLB.
Rui Oliveira explicou que os professores deverão mandar o contracheque com valor cortado para o diretor da escola em que trabalha e o gestor vai encaminhar uma lista para a Secretaria de Educação. A gestão estadual vai fazer a devolução.
"Basta que o professor mande para o diretor da escola o contracheque com valor cortado. O diretor faz a lista e encaminha para a Secretaria de Educação, que se comprometeu a devolver imediatamente. É mais uma vitória da categoria, da luta em vida, promovida pela APLB”, afirmou.
Segundo a APLB, a entidade pediu ainda a devolução dos valores descontados nos salários dos professores que não retornaram às escolas na data anunciada anteriormente pelo executivo.
Vamos manter o protocolo rígido, cada escola tem seu conselho/gestor de biossegurança, formado pelo colegiado e dois professores, por turno, que vão dizer se há ou não condições de ter aulas presenciais. O salário que foi descontado será devolvido”, disse o presidente da APLB.
Rui Oliveira explicou que os professores deverão mandar o contracheque com valor cortado para o diretor da escola em que trabalha e o gestor vai encaminhar uma lista para a Secretaria de Educação. A gestão estadual vai fazer a devolução.
Basta que o professor mande para o diretor da escola o contracheque com valor cortado. O diretor faz a lista e encaminha para a Secretaria de Educação, que se comprometeu a devolver imediatamente. É mais uma vitória da categoria, da luta em vida, promovida pelaAPLB”, afirmou.
De acordo o coordenador, a APLB acompanhará todo o processo de retomada, para garantir o cumprimento do acordo feito pelo governador Rui Costa.
FONTE: blogdoeloiltoncajuhy
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Construído em 1948, na administração do prefeito Cândido Félix Martins, o Abrigo Municipal sempre foi um dos principais pontos comerciais de Senhor do Bonfim. Ao longo de mais de 70 anos, sediou as sorveterias dos irmãos Bartiotti, da Kátia, do Almofadinha, o Clev's Bar e, atualmente, funciona o Abrigo Drink's. Entre 1978 e 1982 funcionou o Bar e Lanchonete K-Te Espero, de propriedade de Theodomiro Miranda, o popular Tidu.
Uma equipe do Globo Repórter acompanhou de perto a produção de pedras preciosas no Norte da Bahia. A jornalista Camila Marinho acompanhou na Serra da Carnaíba, Campo Formoso e Pindobaçu como as esmeraldas movimentam a economia e alimentam o sonho de melhoria financeira de muitas pessoas.
O programa será exibido nesta sexta-feira (27), às 22h35, logo depois da novela ‘Império.Espaço Aberto. Net.
“Maurinho” mesmo, este foi o seu nome de registro e de batismo. Perguntei-lhe se não era um apelido carinhoso de infância, e ele respondera: “Não, sou Maurinho, mesmo!”. E pensei aqui com os meus botões: “já no próprio nome ele foi assinalado por Deus para se fazer humilde e acolhedor.” Esta impressão, que já carregava comigo, tornou-se mais palpável ainda neste sábado, dia 23 de agosto.
Após dar um grande passeio pela feira, cansado, na subida da ladeira, parei na Mercearia Ribeirão para descansar, retomar o fôlego e continuar o trajeto, o que fiz em meia hora, tempo suficiente para observar o comportamento deste homem comunicativo de olhos azuis, azuis mais fortes que o azul de sua blusa, do mesmo tom.
Pessoas da roça e da cidade circulavam enquanto ele, sentado à sua mesa, perto da porta, se desfazia em saudações e atenções a todos. Mas diria que predominavam pessoas simples, chapéu de palha, ou de couro, que ali se abasteciam como se estivessem em um centro de distribuição comunitária. A maior parte trazia seus carrinhos, e ele diligentemente anotava as compras de cada um, sem exigir cheque, promissória ou cartão de crédito. Uma senhora, magrinha, rosto marcado pelo sol, lhe confessa e pede: “Maurinho, tenho mais nada em casa. E dinheiro só chega no começo do outro mês”. Ele não deixa nem a velhinha terminar e ajunta, em voz cordial: “vá, minha irmã, pegue o que precisa. Faça suas compras”. O velho vaqueiro de chapéu de couro, a segue, no mesmo ritmo: “Maurinho, posso...” E ele, sabedor do ritual, complementa: “Entre, veja o que está precisando”. Enquanto isto, um rapaz lhe entrega uma lista enviada por seu pai. Ele a abre, e manda um funcionário separar os itens, dizendo a outro: “compre ali dois analgésicos na farmácia e traga dez pães”. O gentil comerciante, além de atender o pedido com os seus produtos, manda comprar fora outros itens solicitados pelo lavrador que não pôde ir à feira. “Meu Deus, eu não acredito que em pleno século XXI, em minha terra, Senhor do Bonfim, haja um comerciante que transforme seu mercado em uma dispensa popular, em um centro comunitário de assistência e apoio social”, confessei a mim mesmo.
Embevecido, admirado, já pensava em me retirar quando entrou uma senhora de meia idade dizendo que estava passando mal. Maurinho a acomodou em uma cadeira, aferiu sua pressão, deu-lhe água a beber, e observou: “A Mãe dela é uma senhora bem idosa e forte, mas ela coitada, sempre passa mal, sempre tem essas fraquezas...” E enquanto eu pergunto à senhora enfraquecida se ela tivera “resguardo quebrado”, o Dispenseiro de Deus e do povo simples mandara chamar um táxi, tomara uma nota de vinte reais e a encaminhou ao hospital.
Bendito “São” Maurinho Cardoso Ribeiro, coração magnânimo, que faz do seu comércio o coração do povo sofrido e carente de nosso chão! Jóia rara, exemplo de humanidade, que leva a sério o mandato de Jesus Cristo: ““Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30).
Continuei a minha viagem com um sorriso nos lábios e com uma certeza que me acalenta: “Nem tudo está perdido nesta roda-viva em que vivemos! Nem tudo está perdido, neste mundão de meu Deus!”
O governador Rui Costa recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta-feira (25) em Salvador. Lula está na capital baiana para cumprir agenda de encontros com movimentos sociais, nesta que será a última escalada de viagem pelo Nordeste.
Rui Costa esteve presente no encontro do ex-presidente com movimentos sociais, que teve como tema ‘Combater a fome e reconstruir o Brasil’ na Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB. “O grande problema no Brasil é a herança escravocrata que perpetua o racismo e se incomoda de construir casa pra pobre, essa mesma herança escravocrata não se emociona ao ver a filha de uma empregada doméstica chegar a se formar em medicina numa universidade pública. O Brasil é um país de muitas potencialidades, de um povo extraordinário. O Brasil não é o país do ódio ou da violência. O Brasil é o país do amor e da solidariedade”, afirmou o governador Rui Costa.
É inadmissível que num país que tem mais cabeça de gado do que habitantes, a gente veja tantos brasileiros na porta de açougue fazendo fila pra comprar ossos pra fazer uma sopa. O Brasil precisa voltar a ser humanista, acabar com a fome, estender a mão para o outro. É insuportável testemunhar a diferença
entre aqueles que comem e aqueles que não têm o que comer”, concluiu o ex-presidente Lula.
Nesta quinta-feira (26) pela manhã, Lula acompanhará o governador em uma visita às obras da Policlínica Regional de Saúde, construída pelo Governo do Estado, no bairro de Narandiba, em Salvador.
ex-prefeito de Andorinha, Agileu Lima, fez as malas e está deixando o Partido dos Trabalhadores, o petista irá se filiar aos Democratas de ACM Neto. Nesta segunda-feira (23), Agileu esteve em Salvador, onde ao lado de Elmar Nascimento e Junior Nascimento, foi recebido pelo Presidente Nacional dos Democratas, ACM Neto, que deu boas vindas ao ex
ex-prefeito de Andorinha. No mês de Maio, surgiram comentários que por estar insatisfeito com o PT, Agileu Lima iria deixar a sigla, na época, em contato com o mesmo, ele respondeu a nossa equipe que a informação não procedia, mas na tarde desta segunda-feira, foi dada como certa a ida de Agileu para os Democratas
Fruto da articulação do deputado federal, Elmar Nascimento, a ida de Agileu Lima para o DEM, é garantia certa que o ex-prefeito irá apresentar Junior Nascimento ao povo de Andorinha como sendo seu candidato a deputado estadual.
Edmar Dias nasceu na casa de seus pais na Rua Alberto Torres, no caldeirão cultural da Grande Gamboa. Sua primeira experiência artística foi na infância participando da ala infantil da “Roda A Voz do Bonfinense” do mestre Osvaldo Aragão, depois na Quadrilha da Escola Austricliano de Carvalho e sendo aluno da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses.
Na adolescência, integrou o grupo Mandacaru, que retomou as atividades teatrais na cidade e, já como aluno do Colégio Estadual criou o grupo Imigração de Ventos, encenando peças infantis e clássico como “Quadro de Amor” do dramaturgo Francisco Simas. Entre 1985 e 1987, atuou como ator e diretor de “O Rei dos Reis”, maior espetáculo épico da história do teatro bonfinense.
Ainda em Bonfim, ao lado de Dalvinha Gomes e Nilton Miranda, fundou o Trio de Quatro, um dos primeiros Pontos de Cultura do Brasil e responsável por inúmeros projetos de teatro, dança, música e circo na cidade. Além de ser um dos fundadores da Academia de Ciências e Letras e Artes de Senhor do Bonfim - ACLASB.
Já em Salvador, após fazer o Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Edmar praticou de diversas peças, entre elas o monólogo “Volta Seca - O Sentinela do Cangaço”. Mas, seu grande trabalho foi a criação do grupo Terapeutas do Riso, formado por artistas que utilizam a arte como ferramenta de humanização do ambiente hospitalar, sendo um dos projetos mais respeitados do país.
Hoje, 24 de agosto é comemorado o Dia dos Artistas e, contando a história de Edmar Dias, um dos grandes nomes da artes de Senhor do Bonfim, homenageamos a todos que fazem de suas vidas um grande espetáculo.
Uma das principais ruas da cidade rende homenagens a Floriano Vieira Peixoto, militar e político alagoano que foi o primeiro vice-presidente e segundo presidente do Brasil. Após Floriano Peixoto assumir a presidência em 1891, José Gonçalves da Silva renunciou ao Governo da Bahia por se manter fiel ao Marechal Deodoro da Fonseca. Mesmo assim, o presidente acabou convidando o político bonfinense a ocupar o Ministério das Relações Exteriores, convite que foi recusado, mas diante de grande prestígio político e seus serviços prestados à República, José Gonçalves acabou sendo condecorado por um decreto presidencial com o título de General de Brigada.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais a estrutura de saúde do município e implementar um modelo mais humanizado de assistência à mulher e ao recém-nascido, dentro dasi diretrizes do Ministério da Saúde, foi inaugurado nesta sexta-feira, (20) o Centro de Parto Normal – CPN no no Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM). O evento realizado com clima de muita emoção contou com a presença do Prefeito de Senhor do Bonfim Laércio Junior, do Vice-prefeito Elizeu Rios, secretários de governo, vereadores, a direção e equipe de profissionais de enfermagem obstétrica do HDAM.
“Estamos trabalhando muito e obtendo grandes conquistas para a saúde do município. Hoje somos referência na vacinação contra a Covid-19, entregamos uma nova sede da Central de Marcação que hoje atende a mais de 300 pessoas por dia, garantimos todo conforto e dignidade aos pacientes do TFD com a nova Casa de Acolhimenfto e logo iremos adquirir um novo ônibus. Dentro de 1515 dias iremos assinar a ordem de serviço para a construção da sede do SAMU ao lado da UPA. E agora estamos entregando a população o Centro de Parto Normal”, pontuou o prefeito Laércio Junior
A nova maternidade entregue a população bonfinense segue fielmente a todas as exigências do Ministério da Saúde, desde sua estrutura física, bem como equipamentos, que auxiliarão a gestão municipal a reduzir as taxas de morbimortalidade materna e perinatal não apenas de Senhor do Bonfim, mas para toda região. O CPN – HDAM funcionará de acordo como determina a Portaria Nº 11/2015, dispondo de recursos materiais e humanos compatíveis, destinados a prestar assistência e atendimento humanizado de qualidade, exclusivamente ao parto normal sem distócia, devendo funcionar de forma integrada ao HDAM, pois trata-se de um CPN intra-hospitalar.
Me sinto muito feliz por estar fazendo parte dessa história. Em todo o Brasil existem apenas 39 CPNs e Senhor do Bonfim está dentro desse seleto grupo. Essa gestão tem lutado de forma incansável para garantir atendimento mais humanizado e acolhedor em todas as unidades de saúde e hoje nós estamos trazendo esse cuidado com a saúde da população através da nossa CPN”, destacou a Secretária de Saúde – Renata Mercês.
Estrutura
O CPN possui uma estrutura ampla, moderna e dispões de todos equipamentos para a melhor assistência no momento especial das nossas parturientes. A unidade conta com três Quartos PPPs (pré-parto, parto e puerpério), uma com banheira de hidromassagem, que possibilita o parto na água, além disso possui uma ala obstétrica com 28 leitos e unidade de terapia do Método.
Hoje nós temos um dos melhores hospitais do estado da Bahia, contando com uma equipe de profissionais qualificados e com estrutura de ponta, destacou o Vice-prefeito Elizeu Rios.
Estiveram presentes no evento: Os secretários de Educação, Lourinalva Correia, Desenvolvimento Econômico, Ana Claudia Matos, Cultura, Jailson Oliveira, Assistência Social, Taciane Granja, a Controladora municipal, Darlene Pinto, o Superintendente de Meio Ambiente Eduardo Carvalho, os vereadores Idailton Galeguinho Presidente da Câmara), Babão, Ary Urbano, Elizeu dos Temperos, Reinaldo José, Gilsinho do Ernesto, Netinho do Taxi, o ex-vereador Laércio Muniz de Azevedo, representando o Conselho Municipal de Saúde Walberto Pereira, os Diretores Clinico e Administrativo do HDAM, Dr. Amilton Soares e Claudia Jambeiro, além da Imprensa.
Realizado no último final de semana 19 a 22 de agosto o Campeonato Sul-americano, teve atletas da equipe TEAM VUGNER SILVA NOVA UNIÃO brilhando em solo carioca, desta vez o atleta Vagner Júnior sagrou-se campeão da categoria peso pluma juvenil e o nosso multi campeão Vugner Silva
brilha com mais um título internacional!
O nosso objetivo agora é revelar talentos para o nosso esporte e fazer com que o jiu-jítsu em nossa cidade tenha sempre destaque no cenário nacional e internacional, venho aqui agradecer a todos os meus alunos, seus pais, aos nossos amigos, apoiadores e patrocinadores por acreditarem em nosso trabalho! Tenho certeza que estamos no caminho certo pois o esporte ele educa e acima de tudo, é no esporte que os jovens encontraram equilíbrio e um caminho para trilhar o bem. Desde já meu muito obrigado a você Netto por sempre nos conceder espaço", TEAM VUGNER SILVA NOVA UNIÃO
Senhor do Bonfim e Ilhéus disputaram o título do Campeonato Intermunicipal de 1980. Após perder a primeira partida por 2 x 1, a equipe bonfinense decidiu a grande final no então estádio José Amílcar completamente lotado. O escrete bonfinense chegou abrir o placar, mas acabou cedendo o empate e terminando a competição na segunda colocação. Com um time formado por craques como Renílson, Neguinho, Cléo e Bobô, a equipe comandada por Nonatinho foi derrotando os adversários com seu jogo alegre e ofensivo. O título não veio, mas em uma dessas circunstâncias que só o futebol proporciona, ainda hoje é lembrada por todos e considerada o melhor time da história de Senhor do Bonfim.
- "Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã... Como eu vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?"
E Deus disse: - "Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você."
Criança: - "Mas diga-me: aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?"
Deus: - "Seu anjo cantará e sorrirá para você... A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz."
Criança: - "Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?"
Deus: - "Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.”
Criança: - "E o que farei quando eu quiser Te falar?"
Deus: - "Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar."
Criança: - "Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?"
Deus: - "Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida."
Criança: - "Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais."
Deus: - "Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e Eu estarei sempre dentro de você."
Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas. A criança, apressada, pediu suavemente: - "Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me, por favor, o nome do meu anjo."
E Deus respondeu : - "Você chamará seu anjo de ... MÃE!"
Salustiano Ferreira Souto nasceu na Vila Nova da Rainha no ano de 1814. Filho do português e sargento-mór Antônio Ferreira Souto e de Maria Joaquina de São José, uma negra liberta de origem muçulmana. Há referências históricas que, já em Salvador, pela influência materna, Souto tenha sido uma liderança cripto-islâmica na Bahia, participando da Revolta dos Malês, em 1835.
No ano seguinte, ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, tornando-se doutor e professor em Ciências Médicas Cirúrgicas. Como médico cuidou da saúde do amigo Castro Alves e serviu na Junta de Higiene. Foi sócio do antigo Instituto Histórico da Bahia e passou a frequentar a corte brasileira em Salvador, que acabou levando a sua indicação para administrar o Passeio Público da Bahia.
Em 1864 representou a província da Bahia na Câmara dos Deputados, desempenhando um influente papel ao convocar voluntários para a Guerra do Paraguai, onde prestou serviços médicos durante as batalhas. Salustiano Souto foi Conselheiro de Sua Majestade, Comendador da Ordem da Rosa e Cavaleiro da Ordem de Cristo. Era um político considerado progressista, fazenda parte do Partido Liberal. Integrou a lista tríplice eleita para o Senado, mas teve seu nome preterido pelo Dom Pedro II, supostamente pelos rumores de ter tido um caso com a Condessa de Barral, a grande paixão do Imperador.
Fontes: Bonfim: Terra do Bom Começo (Adolpho Silva) - Paulo Valadares (2011) - Cartas Brasileiras: Volume 1 (1809 - 1904) - Condessa de Barral: A paixão do Imperador (Mary Del Priore)
Uma das principais escolas do município rende homenagens ao jurista baiano Augusto
Teixeira de Freitas (1816-1883), responsável pela consolidação das leis civis brasileiras durante o Império e autor do primeiro esboço do Código Civil.
Inaugurado em 1951, o prédio nuclear Teixeira de Freitas iniciou suas atividades com 73 alunos matriculados, tendo como diretora Maria do Carmo Almeida e as professoras Zoé do Amaral Gonçalves, Délia Teixeira Pinto, Margarida Bamberg, Valdete Alencar Silva, Luiza Amado e Lígia Gonçalves. Ao longo desses 70 anos, a instituição passou por diversas reformas e ampliações, sendo hoje denominada Colégio Estadual Teixeira de Freitas, contando com uma turma de 1.186 alunos, dirigidos pelo professor Cleber Carvalho Chaves.
Apaixonado por futebol desde os tempos que jogava bola nos campos de Senhor do Bonfim, Pedro Amorim fez uma promessa ao pai, o comerciante Laurindo Duarte, que um dia seria médico. Partiu então para Salvador com objetivo de estudar, mas não demorou muito para ser contratado pelo Esporte Clube Bahia, onde conquistou o título baiano de 1938 e se tornou um dos maiores artilheiros do Tricolor de Aço, com 52 gols.
Com sua transferência para o Fluminense Football Club em 1939, Pedro Amorim viu que na então Capital Federal poderia realizar o sonho de fazer medicina. Soube dividir seu tempo entre os jogos e os estudos, conquistando três campeonatos cariocas e se formando pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1946, mesmo sendo um dos melhores jogadores do pais, após conquistar o Campeonato Brasileiro de Seleções, Pedro Amorim decidiu abandonar o futebol profissional e retornou para Bonfim com sua promessa cumprida, tornando-se também um dos mais respeitados médicos bonfinenses.
Sua determinação ainda serve como exemplo aos jovens que desejam serem atletas e que, muitas vezes abandonam os sonhos de ter uma outra formação profissional, pois demonstra ser possível conciliar a prática do esporte com os estudos.
Uma mulher, de 62 anos, acabou tendo que lidar com uma situação bastante desconfortável e assustadora recentemente. Ela teve várias larvas retiradas de seu corpo após os médicos analisarem uma coceira.
A paciente, natural de Nova York, nos Estados Unidos, havia feito uma viagem para a Colômbia antes de ter sintomas. Quando retornou, começou a sentir uma forte e ininterrupta coceira na região das costas.
A mulher foi a uma clínica dermatológica e se queixou de estar com uma sensação como a de uma picada. Os profissionais que a atenderam viram que tinha seis nódulos em suas costas e nádegas.
A paciente já estava sendo tratada por outro médico, porém os remédios receitados para seu caso não foram eficazes e a coceira continuou.
Os médicos da clínica viram que uma quantidade de fluido estava vazando dos nódulos. Os profissionais ainda notaram que eles estavam se mexendo, o que significava que o que quer que fosse estava vivo.PUBLICIDADE
“As lesões foram anestesiadas com lidocaína e as larvas foram removidas”, disseram os médicos, que descobriram que os nódulos eram, na verdade, insetos inseridos no corpo da mulher: “No total, seis larvas foram extraídas e identificadas como larvas da mosca botfly
humana“.
Segundo a Universidade da Flórida, esse tipo de mosca é semelhante a uma abelha e pode ser encontrada em países da América do Sul. Esses insetos depositam suas larvas no corpo do hospedeiro é um processo
chamado miíase.
Felizmente, a vítima conseguiu se recuperar do procedimento para retirada das larvas e os sintomas estão sumindo aos poucos.
Normalmente, uma pessoa pode perder até 100 cabelos por dia, mas o eflúvio telógeno (condição que consiste na queda difusa em todo o couro cabeludo), pode aumentar até 300 a 400 cabelos por dia.
Temos visto o dobro de pacientes que se queixam de problemas relacionados à queda de cabelo. A inflamação que ocorre pós-Covid-19 é um dos principais contribuintes para esta situação. Os défices causados por uma ingestão nutricional comprometida, mudanças súbitas de peso, distúrbios hormonais e níveis reduzidos de vitamina D e B12 são algumas das principais razões para os grandes volumes de perda de cabelo pós-Covid”, disse Shahin Nooreyezdan, consultor sénior de Cirurgia Plástica e Cosmética, nos Hospitais Apollo Indraprastha, em Nova Deli, na Índia.
No entanto, a condição, que surge entre um a 1,5 meses após a Covid, é temporária e melhora com tratamento adequado em dois a três meses. “A razão é a interrupção do crescimento do folículo piloso devido a uma infecção aguda como o coronavírus que leva o cabelo a cair ou morrer (fase telógena). E o cabelo morto cai automaticamente depois de algumas semanas”, explicou Sachin Dhawan, consultor sênior do Departamento de Dermatologia do Fortis Memorial Research Institute.
Para casos leves, a recuperação é automática. Em casos graves, um bom suplemento de cabelo com biotina e aminoácidos, ferro e outros minerais é dado, juntamente com um peptídeo que contenha soro”, acrescentou Dhawan. Durante a recuperação pós-Covid, as pessoas devem consumir uma dieta nutritiva juntamente com fontes comestíveis naturais de vitaminas e ferro. A carência de ferro pode acelerar ainda mais a perda de cabelo, e a ingestão de uma dieta rica em proteínas e equilibrada pode ser uma solução para reduzir a queda de cabelo temporariamente.
De acordo com os médicos, além de consumir uma alimentação saudável e tomar suplementos nutricionais, deve-se também evitar o calor emitido por secadores ou modeladores de cabelo e a aplicação de produtos químicos, além de evitar o sedentarismo – mantendo um estilo de vida ativo.
Só depois de esperar entre cinco a seis semanas após o consumo de uma dieta nutritiva é que as pessoas devem consultar um médico, caso ainda estejam a experienciar perda de cabelo excessiva”, disse Kuldeep Singh, consultor sénior de Cosmetologia e Cirurgia Plástica, Hospitais Apollo Indraprastha, Nova Deli.