Pró- Jô -Diretora |
A LOCALIZAÇÃO - A Escola Montessoriana fica situada a Rua Tomás Guimarães, 45, no Bairro Santos Dumont , na Cidade de Senhor do Bonfim, Bahia.
A
TRADIÇÃO – Há mais de 20 anos em nossa Cidade, tem-se
destacado pela dedicação e confiança que passa aos pais e alunos.
A
DIREÇÃO – Sobre a Direção da Pró Jô. A Escola tem uma
disciplina baseada nos antigos Colégios Internos.
OS PROJETOS: Vem desenvolvendo dois Projetos: Baú
Encantado – Etapa Vovô e Vovó. Que tem como base, as histórias contadas pelas
avós dos próprios alunos nas Salas de Aulas, oportunidade em que eles
aproveitam para ouvirem as historinha contadas pelas avós e desfrutam das suas
atenções também com os avôs.
- O Segundo projeto que a Escola Montessoriana da
Tomás Guimarães está desenvolvendo, é a do Meio Ambiente, que tem como base, educar
os alunos na questão da preservação do meio-ambiente. Incentivando-os a
plantarem, mudas de morango estão sendo plantadas no anexo da Escola, até o
final do ano como aulas práticas.
A
METODOLOGIA – A Escola adota o método Montessori.
O Método
O que é o Método Montessori
Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de
teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por
Maria Montessori. O método Montessori é constituído por quatro pilares: um deles
é uma forma de enxergar o desenvolvimento da criança, e os outros três são
pontos de vista sobre a educação como um auxílio à vida da criança em
desenvolvimento.
De acordo com Maria Montessori, o ponto mais
importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a
possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza
do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a
educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.
Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em
“períodos sensíveis”, de forma que em cada época da vida predominam certas
características e sensibilidades específicas. Sem deixar de considerar o que há
de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de
comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com
base em anos de observação.
A compreensão mais completa do desenvolvimento
permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada
criança em seu momento, já que as fases não são estanques e nem têm datas
exatas para começar e terminar.
Assim, os seis pilares educacionais de Montessori
são:
- Autoeducação
- Conhecimento
como ciência
- Educação
Cósmica
- Ambiente
Preparado
- Adulto
Preparado
- Criança
Equilibrada
Autoeducação é a capacidade inata da criança para aprender. Por
desejar absorver todo o mundo à sua volta e compreendê-lo, a criança o explora,
investiga e pesquisa. O método Montessori proporciona o ambiente adequado
e os materiais mais interessantes para que a criança possa se desenvolver por
seus próprios esforços, no seu ritmo e seguindo seus interesses.
Educação Cósmica é a melhor forma de auxiliar a criança a compreender o mundo. De acordo com este princípio, o educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.
Educação como Ciência é a maneira de compreender a criança e o fenômeno educativo de acordo com Montessori, e defendida pela ciência de hoje. Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.
Ambiente Preparado é o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade em escolas e lares montessorianos. O ambiente preparado é construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.
Adulto Preparado é o nome que damos, em Montessori, para o profissional que auxilia a criança em seu desenvolvimento completo. Esse adulto deve conhecer cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guiar a criança em seu desabrochar, de forma que este se dê nas melhores condições possíveis.
Criança Equilibrada é qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio da. utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e as desenvolvem melhor entre zero e seis anos.
Todos os princípios do método Montessori devem
funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e
equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais
da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, “uma
das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.
O método Montessori tem sido utilizado em escolas
por todo o mundo, desde o berçário até o Ensino Médio. Além disso, aplica-se
Montessori em escolas especiais, clínicas de psicopedagogia e lares mundo
afora. Clínicas de repouso aproveitam características do método montessoriano
para o tratamento de demência e Alzheimer e iniciativas empresariais aplicam
princípios do método para o melhor desenvolvimento de seus negócios.
Algumas das maiores personalidades do mundo moderno
foram educacadas em Montessori. Entre eles, estão os fundadores da Google, e
Andrew McAfee, colunista da Harvard Business Review.
Sergey Brin (co-fundador do Google):
“Cheguei no país com seis anos e imediatamente fui para uma escola Montessori. [...] Eu realmente acho que me beneficiei da educação Montessori, que de algumas maneiras dá aos alunos muito mais liberdade para fazer as coisas do seu jeito, e para descobrir. Interessante que meu parceiro Larry Page também tenha ido a um jardim de infância e pré-escola Montessori; é algo que temos em comum. Eu acho mesmo que algum crédito da vontade de ir atrás de seus interesses… você pode ligar isso àquela educação Montessori”.
Andrew McAfee (Colunista da Harvard Business Review e pesquisador do MIT):
“Estou muito contente de saber que o método Montessori está começando a ser utilizado em escolas públicas [nos Estados Unidos]. E estou ansioso por mais pesquisas sobre as vantagens e desvantagens desta abordagem educacional. Até que me convençam do contrário, continuarei a acreditar em Montessori e a recomendá-lo para os pais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário