Será que meu avô o Engenherio Bamberg era um desses Engenheiros? ele era o Engenheiro Residente da Estação de |Sr. do Bonfim-BA |
Vale a pena ler a história da nossa estação Ferroviária.
A ESTAÇÃO: A estação de Pindobaçu foi inaugurada em 1917, segundo o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Segundo um texto na Wikipedia, a data seria 1914: no entanto, não é possível, pois o ramal foi realmente inaugurado em 1917. O que poderia ter ocorrido é que o início das obras de construção da linha e da estação tenha sido no ano de 1914. O texto diz: "A povoação permaneceu com o nome de Lamarão até o ano de 1914, ano em que foi inaugurada a estação ferroviária de Pindobaçu e a mudança do nome do lugar tem uma explicação muito curiosa. Quando o prédio da estação ficou pronto o nome da localidade deveria ser colocado em seu frontispício, mas os engenheiros da Leste Brasileira acharam que o nome de Lamarão era muito feio para batizar aquele prédio novo e bonito. Decidiram então consultar os moradores acerca de uma possível mudança quanto ao nome da localidade. A consulta foi realizada na residência de Emílio Hilarião. Os moradores consentiram com a mudança, mas não sabiam qual seria o novo nome. Ocorreu que dentre os engenheiros da Leste Brasileira havia um que era estudioso do idioma Tupi-Guarani, o qual explanou aos presentes que devido a abundância de palmeiras de babaçu naquela região ele propunha que o lugar deveria passar a se chamar Pindobassu, o que no idioma Tupi que dizer "palmeira alta". A aceitação foi geral". A estação e a cidade foram por algum tempo ponto final de uma linha de trens de passageiros que partia de Senhor do Bonfim. Em 1953, essa linha ainda existia, mesmo existindo outra que passava pela cidade, vinda também de Senhor do Bonfim e seguindo para Barra (atual Mundo Novo).
eu conheci o dr, bambeg na baratinha com o tambem dr, pollibio barreto eu ficava pongado na rural que tambem trafegava transpotando os respectivos meu foi o mestre de linha Manoel de Mattos
ResponderExcluir