Aconteceu no início desta semana uma importante reunião promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Sedape), em parceria com Sindicato do Produtor Rural de Senhor do Bonfim.
O objetivo da reunião foi discutir a instalação de um curso de capacitação em gestão da pecuária leiteira, incentivado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia - Faeb / Senar e Sebrae.
O evento reuniu cerca de 20 produtores da região de Tanquinho, no Laticínio do Neguinho. O Laticínio do Neguinho absorve cerca de 800 litros de leite produzidos por pequenos criadores e foi o primeiro laticínio a receber da prefeitura de Senhor do Bonfim a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M).
Na avaliação do secretário da Sedape, Fábio Cedraz, a iniciativa vai permitir a introdução de práticas que possam contribuir com a profissionalização das ações gerenciais e estruturantes em propriedades de pequenos produtores de leite do município.
"Esse programa atrelado a Sedape aumenta a produtividade do leite em qualidade e quantidade, aumenta o valor agregado na propriedade e ainda promove o fortalecimento da nossa cadeia produtiva”, frisou Fábio.
A qualificação e capacitação acontecerá durante dois anos e será acompanhada por uma assistência gratuita formada por engenheiros agrônomos e zootécnicos especializados na produção leiteira, além de médico veterinário.
Waldemar Matos, consultor do Sebrae, falou sobre os resultados que poderão ser alcançados com a assistência gerencial.
"Nós teremos produtores mais capacitados e atuando na promoção e redução de custos, melhorando a produtividade, e, consequentemente, a sua renda”, salientou.
A próxima reunião ficou agendada para este mês de agosto (data e dia a ser definido), no mesmo local. O número de inscrições está limitado a 30 produtores.
O produtor Getúlio Cezar Santana se mostrou entusiasmado com a iniciativa. “Essa é uma oportunidade que nenhum produtor pode perder, quem não participar é porque não quer evoluir”, alertou.
A introdução de novas tecnologias para o melhoramento genético e da reserva alimentar também está contido no programa de consultoria em assistência técnica para produtores rurais.
A gente vinha solicitando há muito tempo o Senar nacional e estadual a vinda desse programa inovador para nosso município. Com a efetivação, temos certeza que vai impactar no aumento da nossa produção leiteira e na mudança de vida dos nossos pequenos criadores”, destacou o presidente do Sindicato do Produtor Rural de Senhor do Bonfim, Ivo Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário