Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, concede entrevista sobre ações de prevenção ao Coronavírus | Foto: Paula Fróes/GOVBA
As quedas registradas nos últimos dias na média móvel de casos de covid-19 na Bahia não é real. O alerta é do secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas. De acordo com ele, existe uma grande subnotificação de casos por conta do recesso das equipes de investigação dos municípios no final do ano e da troca de gestões municipais agora em 2021.
Em entrevista ao jornal da Manhã, da TV Bahia, Vilas-Boas afirmou que com a recente mudança de gestão nas prefeituras, uma boa parte dos dados ainda não foi enviada para a Sesab, e que ao longo da próxima semana deve haver um pico de casos da doença no estado.
"Durante o período de Natal e Réveillon e feriados prolongados as secretarias não funcionaram no interior e agora no começo do ano houve uma significativa substituição de equipes e mais de 60% dos secretários foram trocados, as equipes de vigilância dos municípios estão começando a assumir suas funções e, portanto, esse número é artificial, essa queda não é real, é uma queda de
de notificação exatamente por subnotificação. Nós esperamos ao longo da próxima semana que esses números de notificações passem a acontecer regularmente e lamentavelmente a gente tem que se preparar para o pico de casos que vai acontecer por consequente dos festejos de final de ano”, disse o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário