Já
se discute a finalidade que poderá ser dada à quase desativada Estação
Ferroviária de Senhor do Bonfim, uma estação que esconde em suas paredes e
trilhos uma história que ainda não foi contada o suficiente em nossa
terra. A Vale do Rio Doce, gerente da
FCA, que ganhou a nível federal o direito de explorar econômica e
comercialmente a antiga RFFSA, já tomou duas decisões: desativou o ramal Senhor do Bonfim/Juazeiro,
que era responsável pelo abastecimento de combustível de cidades do norte da
Bahia e de Pernambuco; irá desativar em breve o ramal Senhor do Bonfim/Campo
Formoso, e para tanto está a construir um ponto de embarque em Cacimbas,
Itiuba, o que isolará de vez Senhor do Bonfim da via férrea, colocará a nossa
estação às traças, e desempregará centenas de ferroviários. Tudo isto sob o olhar complacente do governo
federal, que vem lavando as mãos quanto à lenta agonia e morte de uma via de comunicação
que integrou ampla região do estado e deu vida a inúmeras cidades e povoados.
Profeticamente,
já nos queixávamos deste quadro anos atrás, em nosso livro “Notícias e Saudades
de Vila Nova da Rainha, aliás Senhor do Bonfim”, às páginas 160 e seguintes:
“A análise do processo de estruturação
recente da economia de Bonfim nos permite inferir que a substituição
progressiva do transporte ferroviário pelo transporte rodoviário, resultou numa
perda de importância econômica do município, no contexto da região, dada à
flexibilidade do transporte rodoviário. Este modal de transporte facilita o
escoamento de cargas em menor volume e quantidade, reduzindo o papel exercido
por Senhor do Bonfim de centro atacadista de fracionamento e redistribuição de
mercadorias para a região.
No que concerne à importância da
linha férrea para o desenvolvimento da região é importante destacar que o
município de Bonfim possui boa parte do seu território cortado pela ferrovia,
hoje utilizado para fins de transporte de minério de ferro e derivados de
petróleo.
Sublinhe-se que após a privatização
da RFFSA – Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, a linha férrea que corta
o território baiano passou a ser operada pela FCA- Ferrovia Centro Atlântica,
controlada pela Cia Vale do Rio Doce. Destaque-se ainda que a malha ferroviária
do estado da Bahia é composta por 1.597 Km de ferrovia e transporta hoje apenas
4% das mercadorias produzidas ou que chegam ao Estado, em função da falta de
investimento no setor.
A falta de investimentos na
recuperação e modernização da malha ferroviária, tem provocado uma utilização
excessiva do transporte rodoviário, como principal alternativa para o
escoamento de cargas, o que explica, em parte, as condições de precariedade em
que se encontra a malha rodoviária no Estado da Bahia, submetida a um fluxo
intenso de veículos pesados. Através do transporte rodoviário, são escoadas no
território baiano, cargas pesadas como: materiais de construção; minérios;
petroquímicos, etc. Tal quadro se constitui num importante gargalo na
infraestrutura logística para a integração competitiva do Estado da Bahia junto
às demais regiões.
No caso da microrregião de Senhor do
Bonfim, interligada às outras regiões através da BR 407 - rodovia federal, este
cenário tem dificultado sua integração econômica com as demais regiões
produtoras do Estado, já que a malha rodoviária que serve à região encontra-se,
já há alguns anos, em estado bastante precário.
Desta forma a reativação da malha
ferroviária para fins de transporte de passageiros e outros tipos de cargas, favoreceria
a uma maior integração e articulação da economia regional tornando mais barato
e eficiente o fluxo de mercadorias e pessoas na região. O Município de Senhor
do Bonfim, por sua localização geográfica privilegiada e sua condição de
importante entreposto comercial da microrregião, seria enormemente beneficiado
por esta medida, fortalecendo suas relações econômicas e comerciais com os
demais municípios localizados na região.
Destaque-se que o Governo do Estado
da Bahia sinalizou através dos seus documentos oficiais – Planejamento
Estratégico e PPA – Plano Plurianual de Investimentos, que iria priorizar os
investimentos públicos a serem realizados no quadriênio 2004-2007 na melhoria
da provisão de infraestrutura logística, visando fortalecer o potencial
competitivo da economia estadual, ampliando e integrando as regiões produtoras
do Estado.
Desta forma, o município de Senhor do
Bonfim poderia liderar um processo, junto com as demais lideranças políticas,
empresariais e da sociedade civil da microrregião, para sensibilizar as demais
instâncias governamentais - Estadual e
Federal, para a importância de reativar a linha férrea , com o objetivo de
alvancancar as potencialidades econômicas da região. Tal investimento poderia
ser viabilizado através das PPP’s – parcerias público privadas, dada à situação
de asfixia fiscal em que se encontra o Estado brasileiro.”
Diante
desta situação preocupante, não podemos silenciar. Vamos nos unir, protestar, e
fazer chegar ao Governo Federal e ao Governo Estadual o que está ocorrendo,
exigindo o cumprimento de promessas em relação à reativação da nossa Rede
Ferroviária.
ASSINE A PETIÇÃO PÚBLICA: DIGA "NÃO" AO DESMONTE DA REDE FERROVIÁRIA DE SENHOR DO BONFIM E NORTE DA BAHIA: ASSINE A PETIÇÃO PÚBLICA
http://www.peticaopublica.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário