O poço natural mais profundo e maior do planeta chama-se Xiaozhai Tiankeng. Está localizado em Fengjie, município de Chonqinun, no coração da China. Este incrível poço é completamente natural e atinge uma profundidade de 662 metros, com 626 metros de comprimento e uma largura de 537 metros. Mas o mais surpreendente não são apenas as suas dimensões ou paredes quase verticais, mas a explosão de vida que abriga.
Xiaozhai Tiankeng é o que os geólogos chamam de sumidouro ou dolina, uma depressão do terreno gerada, entre outros fatores, pelo efeito da água. Neste caso, formou-se sobre uma caverna e acolhe um rio subterrâneo que mede 8,5 km e desagua em uma espetacular cachoeira. Seu tamanho enorme o torna o sumidouro do seu tipo, conhecido como Tiankeng, maior e mais profundo do mundo.
Além do seu tamanho, Xiaozhai Tiankeng impressiona pela biodiversidade que alberga no seu interior. Sua base é tão grande que dá abrigo a cerca de 1.300 espécies de plantas, como o ginkgo, e animais selvagens. Entre os “inquilinos” mais fascinantes que andam pela sua floresta subterrânea, destaca-se a pantera nebulosa (Neofelis Nebulosa), um felino de pêlo inconfundível que chega a medir 1,1 metros e normalmente descansa nas árvores.
Este Tiankeng está localizado em uma ampla área cárstica de 280 km2 formada por calcário. Especialistas acreditam que o sumidouro, com entre 511 e 662 metros de profundidade, tomou forma nos últimos 128.000 anos. Durante boa parte da sua história, até que o telhado da caverna desmoronou, era uma enorme cavidade subterrânea. Por toda a China também se localizam outros Tiankeng de tamanho notável, como Dashiwei. Curiosamente, apesar das suas dimensões, Xiaozhai Tiankeng começou a ser estudado recentemente, embora a população local o conheça desde a antiguidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário