Tente lembrar onde você estava há 14 anos. Você pode achar que nem é tanto tempo, mas, imagine, as torres gêmeas do World Trade Center estavam de pé e a passagem de ônibus em Salvador custava R$ 0,80. O Brasil ainda era tetra, e o metrô de Salvador começava as obras.
Em 2001, a Apple lançava o iPod e a cédula de R$ 2 entrava em circulação. O presidente ainda era Fernando Henrique Cardoso, e a Polícia Militar baiana começava a primeira de três greves em 14 anos. E o metrô de Salvador estava em obras. A previsão inicial era que a população pudesse usar os trens em 2004 - ano em que Mark Zuckenberg criava o Facebook. Na mesma época, o saudoso Orkut também era desenvolvido. E o metrô de Salvador estava em obras.
Em tantos anos, o metrô já viu Bahia e Vitória mudarem dez vezes de série no Brasileirão, viu a Fonte Nova cair, ser demolida e se reerguer; viu o Brasil penta em 2002, a Itália tetra em 2006 e a Espanha campeã em 2010. Ou seja, vai agora para sua quarta Copa do Mundo... E continua em obras.
Mas, dessa vez, ele não só vai assistir à Copa, como vai até participar do esquema de transporte. Depois de 14 anos, finalmente, o negócio, mesmo inacabado, entra nos trilhos. Nesta quarta-feira (11), às 10h, a presidente Dilma Rousseff participa da viagem inaugural, que vai da Lapa até o Retiro. Já às 12h, começa a operação assistida. É sua vez: basta aparecer, até as 16h. Não vai custar nada e continuará assim até 15 de setembro, quando terá início a operação comercial.
Transporte
As obras vão até 2017, quando, pelo cronograma atual, deve ser concluída a Linha 2. Só para dar uma ideia, em 2000, Salvador tinha uma frota de 412.852 veículos. Hoje, esse número mais do que duplicou: são 873.774 automóveis, segundo o Detran. "Nesse período, houve um incentivo grande do governo federal para a venda de carros. Sem transporte público de qualidade, não há alternativa", analisa o arquiteto e historiador Francisco Senna.
O problema é que a paisagem da cidade, de acordo com ele, não mudou muito - pelo menos, no que diz respeito à estrutura viária. “Foram construídos alguns viadutos, mas foi pouco. Como o sistema de transporte não evoluiu, tudo congestiona”, explica.
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), de 2000 para cá, foram feitos três grandes viadutos ou complexos viários em Salvador: o Dois de Julho, em São Cristóvão, a Via Expressa e a duplicação da Cia-Aeroporto. Além disso, o Complexo do Imbuí está sendo construído desde maio de 2013.
Além dos viadutos, a estrutura de concreto do metrô elevado mudou a paisagem e hoje marca a Avenida Bonocô. Ironicamente, em 14 anos, a via por onde passa o metrô só teve o trânsito aliviado com uma obra para carros. “Sempre foi carregado, porque era o principal acesso da BR-324. Hoje, com a Via Expressa, o fluxo é menor”, analisa a arquiteta e especialista em trânsito Cristina Aragón.
Uma vida
Já deu para perceber que 14 anos é uma vida! A estudante soteropolitana Jana Beltrão, por exemplo, tinha meses de nascida quando o metrô começou a ser construído. Hoje no 9º ano, já perdeu as contas de quantos livros já leu, já acompanhou sete séries de TV e já participou de um filme.
Jana dedicou seis anos da vida ao balé e quatro ao teatro. Extrovertida, não gosta de ficar em casa. Inquieta, já teve o cabelo loiro com pontas azuis, loiro com vermelho até chegar ao ruivo atual.
Ela deixou de ser caçula, ganhou uma irmã e foi visitá-la, há dois anos, na Alemanha, onde nasceu a pequena Caroline, 6. E, em todo esse tempo, óbvio, jamais andou no metrô de Salvador. “Eu andei de metrô primeiro na Alemanha, achei genial, rápido, as pessoas muito educadas”, conta. Pois, Jana... Agora, você pode.
Matéria original: Correio 24h
Metrô começa a funcionar de graça às 12h, depois de 14 anos em obras
Segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes (Semut), de 2000 para cá, foram feitos três grandes viadutos ou complexos viários em Salvador: o Dois de Julho, em São Cristóvão, a Via Expressa e a duplicação da Cia-Aeroporto. Além disso, o Complexo do Imbuí está sendo construído desde maio de 2013.
Além dos viadutos, a estrutura de concreto do metrô elevado mudou a paisagem e hoje marca a Avenida Bonocô. Ironicamente, em 14 anos, a via por onde passa o metrô só teve o trânsito aliviado com uma obra para carros. “Sempre foi carregado, porque era o principal acesso da BR-324. Hoje, com a Via Expressa, o fluxo é menor”, analisa a arquiteta e especialista em trânsito Cristina Aragón.
Uma vida
Já deu para perceber que 14 anos é uma vida! A estudante soteropolitana Jana Beltrão, por exemplo, tinha meses de nascida quando o metrô começou a ser construído. Hoje no 9º ano, já perdeu as contas de quantos livros já leu, já acompanhou sete séries de TV e já participou de um filme.
Jana dedicou seis anos da vida ao balé e quatro ao teatro. Extrovertida, não gosta de ficar em casa. Inquieta, já teve o cabelo loiro com pontas azuis, loiro com vermelho até chegar ao ruivo atual.
Ela deixou de ser caçula, ganhou uma irmã e foi visitá-la, há dois anos, na Alemanha, onde nasceu a pequena Caroline, 6. E, em todo esse tempo, óbvio, jamais andou no metrô de Salvador. “Eu andei de metrô primeiro na Alemanha, achei genial, rápido, as pessoas muito educadas”, conta. Pois, Jana... Agora, você pode.
Matéria original: Correio 24h
Metrô começa a funcionar de graça às 12h, depois de 14 anos em obras
Tags: Metrô de Salvador, Após 14 anos, Gratuito, Salvador
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