segunda-feira, 15 de abril de 2013

14 de Abril - 101 anos do naufrágio do Transatlântico Titanic:


Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, o transatlântico Titanic chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo. Ao anoitecer de domingo, 14 de abril, a temperatura tinha caído para quase congelamento e o oceano estava calmo e a lua não era visível. O capitão do navio em resposta aos avisos de icebergs recebidos pelo rádio nos dias anteriores, traçou um novo curso que levava o navio um pouco mais o sul.
Às 23h40, enquanto navegavam a 640 km dos Grandes Bancos da Terra Nova, os vigias do mastro avistaram um gigantesco iceberg bem em frente do navio e imediatamente tocaram o sino de alerta do mastro três vezes, sendo erguido o comunicador para falar com a Ponte. Preciosos segundos se perderam até que ouviu-se o grito "Iceberg bem em frente".
A proa do navio começou a deslocar-se do obstáculo e, 47 segundos após o avistamento do iceberg, houve o choque. O iceberg "arranhou" o lado estibordo (direito) do navio, deformando e cortando o casco, e soltando os rebites abaixo da linha d'água por uma extensão de 90 m. Enquanto a água entrava nos compartimentos dianteiros. O navio conseguiria ficar flutuando com quatro compartimentos inundados, mas os cinco primeiros compartimentos foram rasgados e estavam fazendo água. Os compartimentos inundados faziam a proa do navio ficar mais pesada, causando a entrada de mais água. Vinte minutos após a colisão, a proa já começava a inclinar. Além disso, por volta de 130 minutos após a colisão, a água começou a passar do sexto para o sétimo compartimento sobre a antepara que as dividia. Pouco depois da meia-noite de 15 de abril, após uma inspeção feita por oficiais do navio, foi ordenado que os botes fossem preparados para lançamento e que sinais de socorro começassem a ser enviados.
Às 4h10, de 15 de Abril de 1912, o navio Carpathia resgata o primeiro bote salva-vidas. No local, apenas duas dezenas de botes flutuando dispersos entre os destroços. Assim que os primeiros raios de Sol surgiram no horizonte, outros navios começaram a chegar na área do naufrágio. Das 2.223 pessoas a bordo, apenas 706 foram resgatadas. Mais de 1.500 morreram nessa que foi considerada como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário