domingo, 30 de janeiro de 2022

Pedro II do Brasil >>> O nobre viajante

 


O nobre viajante ... 

“Nasci para consagrar-me às letras , artes e ciências , e , a ocupar posição política preferia sinceramente a de presidente da República ou ministro à de imperador perpétuo do Brasil . Se ao menos meu pai ou tivesse um irmão mais velho que imperasse ainda estaria eu há 50 anos com assento no Senado lutando por meus ideais da abolição , ecologia e teria viajado muito mais pelo mundo para conversar com meus amigos Friedrich Nietzsche , Charles Darwin , Graham Bell , Thomas Edison e tantos outros queridos para dividir minhas ideias e resoluções para os problemas de minha terra mãe.“

O lamento acima leva a assinatura de D. Pedro II e faz parte de um diário que escreveu desde 1852 até sua morte em 1891 . Pedro II , nutria de experiências em viagens , mas em grande maioria pelo território nacional , pois achava mais ético ver de perto os problemas de seu povo . 

Até hoje é o governante que mais vezes visitou o norte e nordeste do país , principalmente para tentar solucionar o problema da seca no interior da caatinga . Sempre com sua visão científica de um grande conhecedor dos minerais e da botânica , tentava ajudar nas conclusões dos técnicos contratados . 

Apenas em 1871 , quando Pedro conseguiu a tão sonhada Lei do Ventre Livre , depois de mais de 25 anos de tentativas frustradas , pois suas leis muitas vezes não eram aceitas pelo ministério formado por conservadores monarquistas . Sentiu um maior alívio para realizar mais um grande sonho , de viajar em um navio a vapor cruzando o atlântico rumo ao velho mundo tão familiar em suas leituras e estudos . Pedro sempre avesso as pompas monárquicas , muito mais propenso a vida intelectual do que de um chefe de Estado , que se irritava e ficava extremamente tímido quando era reconhecido e aos fardos das imposições de tantos protocolos.

Pedro II tentava escapar das honrarias antes mesmo de deixar a Corte . Para que lhe deixassem em paz e por sua grande ética , sempre bancava suas viagens como um comum mero viajante , com suas economias pois não gastava em luxos comuns aos Barões e Condes da época , e até mesmo com empréstimos a bancos , pois não aceitava retirar dinheiro do governo para tais atividades . Fato impensável atualmente , aonde os governantes e políticos em geral fazem questão de tirar dinheiro do povo para até as mais “básicas” extravagâncias . Sua casaca degastada e seus empréstimos para sustentar sua família e suas viagens , geravam comentários da mídia e do próprio povo que achava um absurdo um imperador viver como um homem de classe média. 

Em correspondência quase diária com sua filha a Princesa Imperial Dona Isabel , que assumia a regência quando seu pai andava mundo afora , Pedro orgulhou-se de comprar duas vestimentas nos EUA que ficavam prontas no mesmo dia , ressaltando o baixo preço e ignorando o acabamento pouco caprichado . Lembrando que uma vestimenta de um barão na época demorava em média 1 mês para ficar pronta ao gosto do cliente com os tecidos e acabamentos mais perfeitos e caros possíveis . Se queria camuflar-se como um burguês qualquer , escondendo-se das obrigações da nobreza , Pedro não abria mão da vaidade intelectual . Do outro lado do atlântico , praticou 23 idiomas , sendo que 17 dominava totalmente , incluindo o grego , o hebraico , o sânscrito e o tupi-guarani .

Quando visitou o Alto Nilo , no Sudão , ladeado por egiptólogos , escreveu em seu diário , teses de ensaios completos de arqueologia . Na Europa, correu atrás de seus ídolos. Assistiu às experiências do jovem e até então desconhecido doutor Freud e reuniões com Alan Kardec com suas novas teses espiritualistas , á época Freud com a psicologia e Kardec com o espiritismo , eram considerados charlatões .

Foi o primeiro a financiar as pesquisas de Pasteur , inventor da pasteurização , com agradecimento final à Pedro II em final de sua tese .

Tentou ser recebido por Victor Hugo , mas o escritor e socialista francês era contra a qualquer tipo de monarquia e não o recebeu . Victor Hugo , por convicções ideológicas radicais , não queria contato com monarcas . Porém Pedro não se deu por vencido . Foi a casa do escritor sem ser convidado , na hora do jantar , e o socialista não teve saída se não aceitar a visita . Os dois viraram amigos íntimos , Victor Hugo confessou seu erro e preconceito a vários jornais franceses e ingleses da época . Quando Pedro voltou ao Brasil , Victor Hugo o mandava cartas semanalmente devido a força da amizade que construíram em apenas 3 visitas físicas e este laço de carinho perpetuou por toda a vida .

Pedro viajou mais de 35 mil quilômetros pelo território dos Estados Unidos , sempre contra os ideais do sul do país que era agrário e escravista . Certa vez , uma senhora milionária sulista inconformada com a derrota do Sul , na guerra civil americana de 1861-1865 , lhe propôs ser imperador daquela região e anexar o sul americano ao império do Brasil. “ A isto respondi com dois “Never!” bem enfáticos! “ escreveu em seu diário. Não só a proposta deve ter o irritado e ofendido diante suas convicções , mas também tinha ojeriza de ser reconhecido como um imperador escravista , pois muitos na época e até mesmo atualmente não entendem que se tratava de um governo parlamentarista , aonde tudo passava pelo Senado e pelo Ministério , que sempre tinham a última palavra nos inúmeros pedidos de lei que Pedro mandava-os , principalmente para abolição , soluções de aparar os negros libertos , ecologia e redes ferroviárias por todo território nacional , ligando o sul ao norte do império continental .

Pedro foi o primeiro e único chefe de Estado brasileiro a visitar o Oriente Médio , até 2010 , quando o presidente Lula foi à região rapidamente . A Viagem de Pedro II deflagrou o processo de emigração de árabes para o Brasil , pois ele fez questão de estabelecer grandes relações diplomáticas com diversos países da região , abrindo as portas do Brasil á todos habitantes sem grandes exigências .

Em uma viagem de trem pela Alemanha , Pedro soube que o filósofo odiado por muitos Friedrich Nietzsche , estava em uma cabine próxima , Pedro II apresentou-se como um cidadão comum e conversou durante 5 horas com filósofo , apenas depois confessou ser imperador do Brasil , quando o radical e avesso a monarquias ouviu a confissão levantou-se , começou a rir e abraçou Pedro com afeto . O disse que nunca imaginaria como um homem tão simples , educado e inteligente , poderia ser monarca de um império tão grande e que a partir daí tentaria não mais julgar com tanta frieza as pessoas antes de ter uma boa conversa . Nietzsche correspondia se com Pedro mensalmente dividindo ideias e assuntos íntimos de sua vida afetiva conturbada ; e também manteve este contato e admiração até sua morte . 

Sua quarta viagem ao exterior , foi a mais traumática e violenta possível , se tratava da expulsão da família imperial devido a proclamação da República por meio de um golpe militar com ações pela madrugada enquanto o povo dormia . Todos familiares foram expulsos com a roupa do corpo , a Imperatriz do Brasil Dona Teresa Cristina , não pode nem levar uma maleta com algumas mudas de roupas para trocar no decorrer da viagem . Seu neto e grande amigo Pedro Augusto que já sofria de esquizofrenia e tinha melhorado bastante graças as visitas do doutor Freud e ajuda espiritual de Alan Kardec , teve um novo surto , talvez o pior de todos de sua vida , tentando jogar se ao mar gritando por socorro e amordaçado por militares a mando de Deodoro . Pombos com mensagens e bilhetes de ajuda em garrafas jogados em meio a saída na baía de Guanabara e até mesmo em alto mar , foram inúteis , mesmo com algumas garrafas que chegaram ao litoral carioca , paulista , cearense e baiano .

O povo acordou no dia seguinte , em choque com tropas militares desfilando e espancando a população que já tinha entendido o que estava acontecendo . Vários artistas da música , do teatro , jornalistas , escritores , poetas foram exilados para Angola e Amazônia . Além do começo de uma grande ditatura e o rompimento de todos os processos de melhoria da vida dos recém libertos da abolição e o fechamento de todos os jornais da época

Após 2 dias da expulsão da família imperial , todos seus bens foram saqueados pelos militares e outros leiloados por preços irrisórios . Dona Teresa Cristina morreu com enfarte no meio da travessia do atlântico rumo a Lisboa , Pedro Augusto teve que ser trancado em uma cabine pois não parava de gritar e tremer . O único que o acalmava era seu avô Pedro II , que entrava na cabine sentava ao chão e o abraçava em prantos , dizendo que tudo ficaria bem . Quando a família imperial chegou a Lisboa uma multidão esperavam no porto junto com seus familiares , aonde foi oferecido um palácio e uma voluptuosa fortuna e renda mensal para Pedro . Porém eles não aceitaram qualquer tipo de ajuda , mesmo Pedro tendo o título de Arquiduque de Portugal , Filho do Rei Pedro I e Irmão da Rainha da época , Dona Maria da Glória . Dona Isabel , Conde D’eu e seus 3 filhos foram para o palácio D’eu , de seu pai o Duque D’eu , na França . Aonde tiveram uma vida confortável diante a fortuna que a família D’eu possuía . 

Pedro II e Pedro Augusto partiram para o centro de Paris , aonde se hospedaram em um simples hotel de 3 estrelas , pago por um grande amigo de Pedro , o Barão de Loreto que viajou logo em seguida para Europa quando soube do acontecido . 

Pedro Augusto preferiu ficar em um casa de uma amiga íntima de Freud , que tinha grande estima pelo rapaz , um lugar maior e mais sossegado para acalmar o sofrido jovem . A casa ficava 2 quarteirões do hotel aonde Pedro se hospedara , então as visitas de seu avô eram diárias , onde levava seu neto aos museus e bibliotecas da cidade luz . Tudo parecia que estava em formação uma nova realidade para todos , e a vida continuava . Pedro adorava dar aulas na principal biblioteca de Paris para universitários , de história , geografia , botânica , grego e inglês . 

Sua rotina se resumia em acordar bem cedo , preparar suas aulas , ir para biblioteca , visitar exposições , visitar amigos , tomar café pela tarde e ler até 5 livros em uma única madrugada . Pedro adorava traduzir de forma perfeita as maiores obras literárias para o português , e foi o Primeiro a traduzir a obra “Mil e uma Noites” do árabe original para o português do brasil . A relíquia encontra se na biblioteca nacional de Coimbra em Portugal 

Em 1890 , uma pneumonia instalou-se em seus pulmões , o limitando a ficar na cama de solteiro de seu quarto , escrevendo seus amados contos e poesias e lendo seus livros preferidos . 

Alguns meses após a doença e tratamento sem bons resultados , morrera naquela cama sozinho , com o saco de areia da praia de Copacabana em seu bolso . 

O velório foi digno de um imperador da França , devido a tal prestigio que Pedro gozava entre os intelectuais e nobres da Europa . Um cortejo de mais de 500 mil pessoas tomaram a rua de Paris , e todas as honras monárquicas foram feitas pelo governo Francês . Um fato histórico , pois nunca Paris tinha se mobilizado tanto , nem mesmo por falecimento de governantes locais . Reis , Rainhas , nobres , burgueses de todo o mundo estavam presentes no velório e no cortejo , como a Rainha Vitória da Inglaterra , o presidente dos Estados Unidos e centenas de amigos intelectuais como o próprio Freud e o filósofo Friedrich Nietzsche .

O Governo Militar Ditatorial brasileiro , revoltou se pelo tamanho da comoção mundial envolta do falecimento de Pedro II . Rompendo acordos diplomáticos com a França , Inglaterra e Alemanha . Nenhum representante do novo governo brasileiro foi mandado para o enterro do expulso imperador . A mídia fechada pelos militares no Brasil , não puderam ao menos noticiar o falecimento do monarca . A grande maioria do povo brasileiro só souberam do acontecido 3 meses depois .

Pedro Augusto teve um novo surto , desta vez , sem o amparo de seus avós . Dona Isabel , sua tia , o internou em um manicômio na Áustria até sua morte em 1935 , já bem idoso . 

Os Filhos de Dona Isabel e Conde D’eu , casaram se com nobres europeias e formaram seus próprios clãs na França , Alemanha e Inglaterra . Dona Isabel , faleceu em 1921e seu marido em 1922, deixando a fortuna da família D’eu para seus filhos , a procuração de perpetuação da monarquia no Brasil e o sobrenome Orleans e Bragança , que garantia um futuro seguro para as próximas gerações . 

O Presidente Getúlio Vargas , permitiu o translado dos restos mortais de D. Pedro II e Dona Teresa Cristina , para a Catedral Imperial de Petrópolis , e a devolução dos bens particulares da família no Brasil . Porém nenhum dos 3 filhos de Dona Isabel quiseram voltar ao Rio de Janeiro , e contrataram tutores para administrar os bens devolvidos no Brasil . 

 A Família se divide entre 6 ramos , os que moram em Vassouras, Petrópolis , Rio de Janeiro , São Paulo, Paris e Lisboa  . Em1992 , D. Pedro II foi homenageado por ter reflorestado toda a área que hoje abrange o Parque Nacional da Tijuca , que antes eram fazendas de café . Por causa de sua consciência ecológica em uma época onde isto era uma utopia , ele mandou reflorestar com Mata Atlântica nativa , o trecho ao longo do corcovado até o final do maciço da Pedra Branca , na década de 70 e 80 do século XIX . 

Hoje , muitas destas áreas estão destruídas devido a ocupação irregular de mansões , condomínios e principalmente de favelas , que em registros oficiais surgiram 3 anos após a Proclamação da República , devido o rompimento de ajuda aos escravos libertos pelos Militares . A Lei Aurea original que continha trechos de ajudas financeiras , amparos sociais para todos negros , incluindo conjuntos habitacionais já em fase de construção. Todo projeto foi abandonado e destruído em 1889 por Deodoro e seu novo governo ...

Estudos mais recentes apontam , que se o governo de Pedro II durasse pelo menos mais 10 anos , 68% das favelas que tomam conta do Rio de Janeiro atualmente não iriam existir .



Nenhum comentário:

Postar um comentário