sexta-feira, 21 de novembro de 2014

BRASIL/PORTUGAL Site do Samba de Lata de Tijuaçu marca comemorações do Dia da Consciência Negra

Samba de Lata de Tijuaçu

Na data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será lançado paralelamente no Brasil e em Portugal o site do Samba de Lata de Tijuaçu. O projeto que teve início em 2011 e foi idealizado pelo fotógrafo Marcos Cesário, pela professora da Universidade do Estado da Bahia, Maisa Antunes e pela jornalista Emiliana Carvalho é mais um componente que destaca poeticamente a dança dos remanescentes de quilombolas do distrito de Tijuaçu, localizado no município de Senhor do Bonfim (BA).
"Acho que o site representará para os protagonistas do Samba de Lata, a mesma coisa que representará para quem visitar e apreciar os textos e as imagens deste site: aberturas para novas interpretações poéticas deste belo encontro: dos corpos, da música, das palmas, da dança, das palavras, dos retratos e da lata”, disse Cesário.
Escritores, poetas, pesquisadores e entusiastas do Samba de Lata estão entre os colaboradores da página. São eles: os cronistas Edmar Conceição e Carol Bittencourt; o poeta Pedro Sá; a cantora e compositora Iris de Guimarães; o autodidata em Filosofia Waldísio Araújo, o professor da UNEB Reginaldo Carvalho e o Pós-Doutor em Educação e também professor da UNEB, Paulo Machado.
“Além das imagens, os textos vêm trazer as particularidades do olhar de pessoas que, de uma maneira ou outra, conhecem e contemplam a dança das mulheres do Tijuaçu”, explicou Emiliana Carvalho.
Pré-lançamento – No Brasil, o site contou com um pré-lançamento em Juazeiro (BA) no último dia 12 durante o Fórum de Diagnóstico para o Plano de Promoção da Igualdade Racial, promovido pela Secretaria Municipal.de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS). A exposição intitulada “Raça na Lata” apresentou 10 imagensdo Samba de Lata, assinadas por Marcos Cesário, que também foram doadas para a comunidade de Tijuaçu em 2011.
Em Portugal – O espaço virtual do Samba de Lata será apresentado durante a I Semana da Consciência Negra do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, que acontecerá entre os dias 19 e 20 de novembro e que pretende reunir estudiosos para debater assuntos relacionados à data que faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares.
Maisa Antunes será a expositora do site e revela as suas expectativas: "No dia da Consciência Negra, eu espero poder compartilhar a força emanada do Samba de Lata, uma força que revela beleza no compasso da dança, onde se mistura ritmos de fé, de coragem, de Vida...”. Para conhecer o projeto, acesse: www.sambadelata.com .




Mais informações:
74-9982.4775


Nenhum comentário:

Postar um comentário