sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Incra/BA sedia encontro sobre o Sistema de Gestão Fundiária‏



Incra/BA sedia encontro sobre o Sistema de Gestão Fundiária 




    Foto Ascom IncraBA: Encontro dos profissionais de Certificação de propriedades rurais
F
    Foto  Ascom IncraBA: Encontro dos profissionais de Certificação de propriedades rurais

Em dois anos o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) do Incra certificou 110 mil imóveis rurais, o que abrange 80 mil hectares de terras georreferenciadas sobre as especificações técnicas legais em todo o país. 

Esses são dados divulgados durante o Encontro dos Comitês Nacional e Regionais de Certificação do Incra, que está acontecendo na sede da Superintendência Regional do Instituto na Bahia, nesta terça-feira (4) e quarta-feira (5). 

Atualmente, também estão sendo analisados 44,8 mil requerimentos para certificação de proprietários rurais. O Sistema de Gestão Fundiária é ferramenta eletrônica desenvolvida pelo Incra para subsidiar a governança fundiária do território nacional, que inovou o processo de certificação feito pelo Instituto. 

Objetivos
O encontro que acontece na Bahia visa a troca de experiências práticas na utilização do Sigef. Os pontos estão sendo apresentados pelos representantes dos comitês nacional e das superintendências regionais de São Paulo, Acre, Piauí, Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Maranhão, além da Bahia. 

De acordo com o Coordenador do Comitê Nacional de Certificação, Oscar Oséias, a iniciativa tem a finalidade de esclarecer dúvidas e conhecer soluções aplicadas por regionais, com o intuito de melhorar o desempenho na utilização do sistema. “Essa discussão proporciona o compartilhamento de dificuldade e o encontro de soluções”, pontua.  

Documento
O chefe do Serviço de Cartografia do Incra/BA, Miguel Neto, frisou ainda que o encontro permitirá a consolidação de um documento com propostas. A ação objetiva a equalizar as práticas do uso diário do sistema com os manuais e normativos apresentados para o Sigef. Neto ainda destaca a importância de que os cartórios utilizem o sistema para confirmar o registro das propriedades rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário