quarta-feira, 28 de abril de 2021

ESPIRITISMO >>> A História da Educação

 


A história da Educação permanece até hoje fascinante para aqueles que acreditam que somente essa ferramenta será capaz de transformar a criatura humana, alterando para melhor as estruturas da convivência social.

Gregos, num passado longínquo, já haviam percebido a necessidade de educar as crianças e os jovens desde cedo, erguendo escolas clássicas que ficaram famosas na militarizada Esparta e em Atenas, berço da Democracia. O pai da filosofia, Sócrates, se destacou no seu tempo, como emérito educador da mentalidade juvenil, ao fundar em Atenas, de maneira informal, uma escola de pensamento que ficou conhecida como maiêutica.

Roma, por sua vez, criou notáveis academias no período dos césares, que estimulava a carreira política e militar, fortalecendo uma civilização que dominou grande parte da bacia do Mediterrâneo. Pedagogos eram contratados pelas  famílias patrícias para ensino dos filhos no próprio ambiente caseiro.

Mais tarde, na virada da Idade Média para a Idade Moderna, a Alemanha desenvolveu notáveis escolas públicas, divorciadas da catequese religiosa para ensino laico, ocasião em que Jan Amos Comenius se distinguirá como incansável educador, tendo dedicado a maior parte de sua vida à educação e publicado duas centenas de livros. É considerado até hoje pai da pedagogia moderna.

Pestalozzi, Piaget, Rousseau, Maria Montessori, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Anísio Teixeira e outros vultos de escol, entre os séculos XVIII e XX se destacaram no manejo de ferramentas educativas e pedagógicas para melhoria da mentalidade humana acerca dela mesma.

Outro objetivo não pode ter a Educação que não seja o melhoramento intelecto-moral do ser, lapidando suas anfractuosidades comportamentais e abrandando o entendimento para a vida em sociedade. Enquanto a instrução se ergue sob o pedestal do aculturamento, acumulando conhecimentos valiosos, a Educação penetra a essência, produzindo mudanças de hábitos e comportamentos, levando o indivíduo ao equilíbrio e ao conhecimento de si mesmo e de suas infinitas possibilidades.

Ante a avassaladora oferta de tecnologia de nossos dias, investiu-se pesadamente na simples aquisição de conhecimento, sem lastro na melhoria interior do ser, que passou à condição de esteta intelectual, mas desprovido de estética e ética no comportamento para consigo e para com o próximo.

As escolas promovem a cada ano a diplomação em massa de profissionais das mais diversas áreas de domínio do conhecimento humano, mas nem sempre educadas, mas muitos se desviam dos seus reais objetivos, colocando o conhecimento adquirido a serviço de causas indignas ou sob manipulação das sombras.

Dentre todos os notáveis educadores da história, Jesus se destaca por Sua superior capacidade de ensinar, tendo como instrumento de persuasão a pedagogia do afeto. Conhecedor profundo de cada ovelha de Seu aprisco, identificava em cada ser as carências e limitações, ofertando por lições incomparáveis o ensino que alterou a rota de milhões de vidas, até os dias presentes.

Permanece insuperável na arte de ensinar pelo exemplo e pela palavra, sempre ungida de possibilidades infinitas de recomeçar, jamais se valendo da culpa e sim maturando a responsabilidade que deve prevalecer no íntimo de cada Espírito que se candidata ao Seu reino de amor e de bondade.

Em observando a decadência moral de nossos dias, tomado pelos maus exemplos e por condutas equivocadas, prioriza tua própria educação e oferta teus exemplos mais nobres e dignos aos que te cercam, mesmo que alto preço venhas a pagar por desigual conduta diante dos imorais.

Que estes não te sirvam de exemplo, doentes da alma que são. Credores de compaixão e misericórdia, olvidaram que serão convocados pela morte ao túmulo, atravessando a aduana da imortalidade para colheita amarga do joio imprestável que semearam no caminho.

Sê tu o protótipo do homem e da mulher renovados ao sabor da educação cristã, que há vinte séculos lapida pacientemente o ser integral, que haverá de conquistar as estrelas, após conquista de si mesmo.

Ante a escola do Espírito, por Ele legada ao mundo quando da aula inaugural no Sermão da Montanha, matricula-te sem tardança na Seara do Divino Mestre, buscando ser aprendiz fiel das leis de Amor, Justiça e Caridade, cartilha excelsa nas quais edificarás tua fortaleza íntima contra as forças do mal, que não prevalecerão em tua rota para a luz.


Marta (Espirito)

Pelo Médium Marcel Mariano

Juazeiro, 28.04.2021







Médium Marcel Mariano






Nenhum comentário:

Postar um comentário