Professor Adson Brito Do Velho
* Nos anos 50, 60 e 70, a galera da Cidade Baixa, tinha o endereço certo, para a diversão dos finais de semana, entre amigos ou com toda a família: o tradicional Cine Roma.
* Fundado em 1948/49.
* O histórico prédio apresenta característica da arquitetura Arte Déco/Decor.
* Fundado por Irmã Dulce e pelo frei Hildebrando Kruthaup, que viam no Cine Teatro Roma, a possibilidade de evangelização, através de filmes religiosos e um meio de arrecadar fundos para a igreja.
* A própria Irmã Dulce,apresentava-se no local, tocando acordeão.
* A então freira e hoje Santa Dulce dos Pobres, tocava musica de Luiz Gonzaga e era companhada pelo coral das crianças do Círculo Operário da Bahia.
* Foi no palco do Cine Teatro Roma, que surgiu o mito, Raul Seixas, o eterno Maluco Beleza, que se apresentou com a banda Raulzito e os Panteras.
* Hoje, funciona a Igreja da Imaculada Mãe de Deus e Santuário Dulce dos Pobres.
* No local funcionou o Círculo Operário da Bahia (COB).
* O local estava sempre lotado, pois atraia pessoas dos mais diversos bairros de Salvador, principalmente durante a exibição do filme mais visto no Cine Roma: "A Paixão de Cristo".
* Capacidade para 1850 pessoas..
* O Cine Roma era um espaço múltiplo, aberto à exibição de filmes nacionais e estrangeiros, bem como shows, espetáculos de teatro e dança, , bem como concursos de beleza e festivais de música.
* O primeiro filme exibido no local, foi o italiano "Diabo Branco", acompanhado de "Cordas Mágicas".
* As opções eram as mais variadas: indo de "A Paixão de Cristo" e "Marcelino, Pão e Vinho", passando por filmes de bang-bang, piratas e épicos.
* Em 1965, Roberto Carlos apresentou-se no local.
* O cantor iria se apresentar no Ginásio Antônio Balbino, o extinto Balbininho, durante a apresentação do Miss Bahia, mas no dia faltou luz no local e o show foi transferido para o Cine Teatro Roma.
* Por lá passaram, também: Roberto Carlos, Jerry Adriani, Waldick Soriano, Wanderléa, Renato e Seus Blue Caps, Ângela Maria, Caubi Peixoto, Marlene, Quarteto em Cy, Emilinha Borba, dentre tantos.
* O Cine Roma, nos anos 60, 70, era conhecido como o "Templo do Rock".
* Como faz falta um bom espaço em Salvador,dedicado aos amantes e profissionais do velho e bom rock'n'roll.
* E devido a euforia de alguns, após cada apresentação, eram muitas cadeiras quebradas e a administração do local, ameaçava suspender as apresentações de rock.
* Mas, Irmã Dulce, sempre intercedia, pedindo "pelos meninos" (como ela chamava os roqueiros) e dizia que "o show não pode parar!"
* Tem muitos roqueiros aqui no Salvador Tem Muitas Histórias e acredito que, os roqueiros da boa terra, deveriam fazer uma música, em homenagem ao Anjo Bom, da Bahia.
* Apenas, uma sugestão.
* Só mesmo uma santa baiana, para ser tão "antenada".
* Quando passarem pelo antigo Cine Roma, imaginem que ali era o point de toda uma geração de baianos!
* Hoje, funciona a Igreja da Imaculada Mãe de Deus e Santuário Dulce dos Pobres.
* Quem lembra? quem frequentou? quais as boas lembranças?
* Quer conhecer mais histórias da nossa Bahia? cliquem no link abaixo e solicitem participação!
* https://www.facebook.com/groups/3387049274665187
Nenhum comentário:
Postar um comentário