sábado, 19 de maio de 2012

Creas/Senhor do Bonfim e MP unem-se em ações contra o abuso sexual de crianças e adolescentes


O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Ministério Público, através da 2ª Promotoria de Justiça promoveram em Senhor do Bonfim, nos dias 17 e 18 de maio, ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A Campanha 18 de Maio, de alcance nacional, congregou no município, diversas atividades de conscientização. Na tarde desta quinta-feira, o grupo de teatro Aroeira apresentou no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho a peça “Na casa ao lado”.
Em outro momento foi promovido na Câmara de Vereadores uma audiência pública, que contou com a presença da Promotora de Justiça, Aline Cotrim Lima e do Coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura Municipal, Jaime de Araújo.
Durante a audiência, Aline Cotrim, que atua na Vara da Infância e da Adolescência, abordou temáticas relacionadas à Semana de Combate ao Abuso Sexual de Menores e passou informações sobre a Campanha 18 de Maio, que foi celebrada nesta sexta-feira com um ciclo de palestras direcionadas a professores, pais e alunos da Escola Municipal Nívea Seixas (bairro Bonfim III) e no Centro Educacional Sagrado Coração.
Liga da Proteção – “Essa campanha é realizada todos os anos pelos órgãos de proteção à criança e ao adolescente. A ideia é atuar nas linhas de prevenção e de combate ao abuso sexual. Esse ano o slogan do Creas é Liga da Proteção, realizamos um ciclo de palestras nas escolas para aclarar o tema, trazer para a comunidade a importância de trabalhar com a prevenção e a luta contra a exploração sexual infanto-juvenil em nosso município” – ressaltou a coordenadora do Creas, Sandra Evangelista.
A promotora Aline Cotrim ratificou a importância do diálogo entre pais, professores e alunos sobre o tema e o envolvimento da sociedade nas ações de combate. “Quem não denuncia, também violenta” – disse.
Incidência – A participação da população é fundamental. De acordo com Sandra Evangelista, são muitos os casos de abuso sexual infanto-juvenil em Senhor do Bonfim. “Infelizmente os números são altos. Os bairros da Olaria e Alto da Maravilha são os que têm maior incidência desse tipo de violência, mas graças a Deus atuamos em uma rede muito fortalecida. As notificações são feitas ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar, que acionam o Creas e que por sua vez, faz o acompanhamento do menor e da família e a responsabilização do agressor” – revelou a coordenadora do Creas.      
Ainda de acordo com Sandra Evangelista, as pessoas têm se conscientizado cada vez mais e denunciando mais. A realização de campanhas e a estruturação das redes de proteção têm influenciado a mudança de comportamento.
Procure o serviço – O atendimento é realizado pela equipe técnica na própria sede do CREAS: Rua Antonio Vicente , Centro, Senhor do Bonfim. Telefone: 74 – 3541.4334. Email: creasbonfim@hotmail.com. Blog: www.creassenhordobonfim.blogspot.com.
DISQUE DENÚNCIA NACIONAL: número 100
EM CASO DE EMERGÊNCIA: número 190
  
Governo Cuidando de Nossa Gente 
Assessoria de Comunicação Social

ASCOM BONFIM




Nenhum comentário:

Postar um comentário