sexta-feira, 5 de julho de 2013

Secretaria de Agricultura de Jaguarari participa do 3º Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos da Região













 
Aconteceu nos dias 29 e 30 de junho, no Distrito de Pilar, na Fazenda Flores, município de Jaguarari, o III Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos da Região. O evento teve como objetivo estabelecer um diálogo e a aproximação entre os criadores e instituições parceiras, destacando a importância da caprinovinocultura na região. A Prefeitura Municipal de Jaguarari esteve representada pela Secretaria de Agricultura.

Em um estande, a Secretaria Municipal de Agricultura entregou sementes de milho e feijão para agricultores e criadores de caprinos e ovinos, cadastrados na ADAB - Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia.

Segundo José de Souza, Secretário de Agricultura, sua secretaria trabalha no sentido de obter um conhecimento real das propriedades, procedimento de assistência técnica, manejo alimentar, sanitário e reprodutivo dos caprinos e ovinos. O que possibilitará qualificar e alcançar melhores resultados no plantio, como também na criação de animas.

Durante o evento, agricultores familiares e associações de produtores de caprinos e ovinos, que desejam melhorar a qualidade genética de seus rebanhos foram orientados a procurar um dos escritórios da Adab, para se escreverem nos cursos de capacitação oferecidos pelo órgão e seus parceiros.

A EBDA- Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, também presente a III Encontro de Criadores de Caprinos e Ovinos da Região, apresentou alternativas e tecnologias relativas à convivência com o semiárido, direcionando ações para a melhoria da produção.

A seca que assola nossa região foi um dos temas discutidos durante o encontro, e como uma das medidas de prevenção a seus efeitos, a Secretaria de Agricultura, adquiriram vinte e cinco mil palmas (raquetes), que serão distribuídos por intermédio das associações de produtores e criadores rurais, mediante cadastro de seus associados.

Todo o plantio da palma adensada será acompanhado por técnicos da Secretaria de Agricultura Municipal, que disponibilizará a assistência necessária para garantir o sucesso do cultivo.

A feira contou com a presença de aproximadamente de 50 produtores e com mais de 600 animais das espécies de caprinos e ovinos, movimentando mais de R$ 50 mil em comercialização e troca de animais entre os produtores, destacando-se a grande procura por animais caprinos de aptidão leiteira.

O evento organizado por Zezinho das Flores foi realizado pela Associação de Produtores de Leite e Derivados da Região de Pilar (APLD) em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e a Mineração Caraíba.


Fotos: Clédson Carvalho

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

Nenhum comentário:

Postar um comentário