sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Trabalhadoras rurais participam de encontro e ações do Outubro Rosa

Encontro reúne mulheres rurais de toda a Bahia.

Secretária ressaltou importância de combater machismo nas comunidades rurais.

Combate à violência contra mulher camponesa é uma dos temas do evento.

Camponesas das diversas regiões baianas estão reunidas, até esta sexta-feira (25), no Seminário Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar no Estado da Bahia (Fetag), no município de São Gonçalo dos Campos, a 108 Km de Salvador. O evento debate temas como a violência doméstica contra a mulher, controle social e participação das mulheres, crédito rural, direitos previdenciários, sindicalismo rural, entre outros. Além do segmentokl feminino, o encontro conta com a participação de representações do governo do Estado, governo Federal e daConfederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG). 
 
A titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa, participou do início das atividades, destacando o papel da Fetag na organização da luta do povo do campo e da construção de políticas públicas com participação dos movimentos organizados. Para ela, porém, é preciso avançar em questões como o combate ao machismo histórico da sociedade, que impede a efetivação de um ambiente de igualdade de gênero. “Se o patriarcado é forte na cidade, é muito mais intenso no campo”, disse. Ela ainda lembrou iniciativas em andamento, destinadas à melhoria da vida das mulheres rurais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Luz para Todos, além das recentes Unidades Móveis de Atendimento à Mulher, recebidas pela Bahia, para uso exclusivo em áreas rurais.   
Outubro Rosa – Além de palestras e discussões, o evento ainda conta com serviços voltados à saúde da mulher, com uma unidade da campanha Outubro Rosa. No local, as mulheres realizam procedimentos com foco na prevenção e detecção do câncer de mama, semelhante ao que acontece em diversos municípios da Bahia, ação coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Moradora de Araçás, Maria do Carmo Oliveira foi uma das atendidas. “Gostei muito. É importante fazer a prevenção porque em minha opinião a saúde está em primeiro lugar”, afirmou a trabalhadora rural.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário