quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

RESTAURANTE SABOR NORDESTINO, OU MELHOR, IDELCIO DO RESTAURANTE

Sábado, dia 28 de dezembro, Idelcio do Restaurante inaugura o seu SABOR NORDESTINO em nova roupagem e novo estilo. Seria uma pena se Senhor do Bonfim visse este acontecimento como, apenas, mais um restaurante que se abre. Isto, por duas fortes razões: a primeira, o fato de estar sendo inaugurado um restaurante que é tipicamente nosso, bonfinense, do nordeste; e segundo porque se consolida a importância e o papel dos nossos MESTRES DA COZINHA, neste caso o consagrado amigo Idelcio.

Trata-se de um importante momento da nossa GASTRONOMIA, palavra de origem grega, que significa GASTRO (ESTÔMAGO) e NOMOS (NORMAS), ou seja, - regras que governam nossos estômagos -.

Não se pode esquecer que a gastronomia pode ser definida como a arte de bem manejar os alimentos, os condimentos, em suas especificidades, como uma verdadeira obra de arte, a arte da mesa, o prazer de se alimentar, e isto está intrinsecamente ligado à cultura, à identidade de um povo ou de uma sociedade, a regras de bem viver de cada região ou país. Pode-se afirmar que a gastronomia representa largamente o patrimônio cultural de um pais, com implicações geográficas, demográficas, econômicas e sociais.

O novo SABOR NORDESTINO resgata, pois, reconhece e representa com reconhecimento, a personificação, a valorizaçao de uma cultura alimentar que vem sendo construida e mantida ao longo do tempo e da história.

Importa registrar que estamos falando de um restaurante nosso, e que tem à sua frente o inconfundivel MESTRE IDELCIO. Mestre que sabe, como ninguém, trabalhar com competência sabores, cores e odores, sendo consagrado em uma trajetória invejável. Já o perseguimos em um recatado box do velho mercado; na Pera; na Praça Alexandre Goes; em Carrapichel e, pressionado por quantos o admiram, agora novamente no centro da cidade, na Praça Luis Viana, em nosso Campo do Gado. Ninguém tem dúvida de que Senhor do Bonfim e o Nordeste, a partir de sábado, confirmarão ainda mais sua rica identidade cultural, com o primado do bom gosto e das práticas sociais da feliz arte de sentar a mesa!

Montreal, 26 de dezembro de 2013
Paulo Machado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário