sexta-feira, 12 de agosto de 2016

A Biografia do Empresário Bonfinense do Supermercado Pague Menos da Bom Jardim

José Tadeu Santiago

Em Entrevista concedida ao repórter Cléber Vieira, no seu programa de Rádio chamado Canal Aberto, no quadro específico chamado Gente que faz história em nossa Cidade, na Rádio Caraíba  850 khz, o Empresário Bonfinense José Tadeu Santiago proprietário do "Supermercado Pague Menos da Bom Jardim", fez revelações sobre o histórco de sua vida. (Transcrição de Luiz Bamberg)




Foto:Bamberg


è[Cléber]>>>José Tadeu Santiago você nasceu aonde?, Quem são seus pais, fale um pouco sobre a sua infância? >>>[Tadeu]>> Nascemos aqui na Rua Antônio Laurindo, nº 87,  em 1962, Pai, Osmar Xavier Santiago e Abigail Macedo Santiago, meus pais formaram oito filhos, cinco homens e três mulheres, naquela época na Rua Antonio Laurindo , não tina nada, umas três casinhas ali e nossos pais sempre botaram a gente para trabalhar desde cedo. Começamos a nossa infância estudando ali no Colégio Teixeira de Freitas, perto de Csa e na época eu tinha vontade só de praticar futebol. Comecei a estudar no Colégio e sempre havia reclamação dos professores, que chegavam para a minha mãe e diziam, olha seu filho não está bem está gazeando aula, e eu sempre estava ao lado em um campo que tinha atrás do Colégio, eu ais uns três ou quatro jogando bola, o campinho ia até ali aonde hoje funciona o Memorial Vila Nova,  Os professores chegaram ate minha mão para saber o que estava acontecendo comigo , porque eu só queria saber de futebol, minha Mãe me deu uma surra, ainda muito pequeno, uns oito anos, por ai, e ai minha mãe me disse que ia me tirar do Colégio e botar no Diocesano , Ginásio na época, de formação religiosa, para quem tinha condição financeira muito boa e minha mãe através do professor Matos e Professor Aloísio, que a gente tem gratidão até hoje, conseguiu uma bolsa de estudos, naquela época e a gente começou a estudar lá, no primeiro semestre eu comecei também a mesma vida, lá tinha campo e tudo, minha mãe me bateu novamente, quando foi no segundo semestre eu já comecei a produzir, as minhas notas já vieram boas, e dali em diante começamos a ter outra visão  da situação sempre éramos o melhor aluno da série n do Diocesano , a melhor nota , o melhor aluno, líder de classe,  e tudo mais==>[Cléber]>>>Depois de uma boa pêia? >>>[Tadeu]>>Depois, Eu agradeço a minha mãe , meus pais porque souberam conduzir de forma eficiente, e na verdade a gente aprendeu, porque a vida, e cheia de coisas ruins e essa situação foi uma coisa boa que aconteceu em minha vida, isso mais na frente me trouxe grandes vantagens que eu passo para os meus filhos hoje. Naquela época o Diocesano premiava a todo melhor aluno, líder de classe, melhor nota, e sempre tinha dois destaques naquela época que era eu e Hélson de Carvalho que hoje é vereador da Cidade, as medalhas eram por nós disputadas, e a gente se sentia bem, saímos do Diocesano, concluímos a oitava série e fomos estudar na Casinha Feliz onde fizemos o magistério, que foi a primeira turma a formada em nossa Cidade, pela Casinha Feliz, foi a nossa, encontramos lá a professora Zenaura, Angélica, e muitos colegas também deixaram ali, lembranças boas, e estudávamos também a note fazendo contabilidade, ao mesmo tempo consegui me formar nos dois cursos sem sequer fazer uma recuperação, só com notas boas mesmo, então isso nos trouxe muitas alegrias aos nossos pais que na época se sentiam assim chateados  pó a gente não querer nada, isso foram coisas muito boas que se passaram em nossa vida ==>[Cléber]>>>Então você fez magistério e técnico em contabilidade? >>>[Tadeu]>> Sim  E o futebol que você tanto gostava deixo u de lado? >>>[Tadeu]>>Não porque ate então eu já com 17 anos fui convocado para fazer parte do time Leste do Airtônio,tinha o Betinho o Neinho, Raimundão , Enéas , Bier, Feijão, eu no caso, muitos Edinho Baiano, que etc, a gente estudava e tinha tempo para fazer tudo isso ainda trabalhava para se manter porque as condições dos pais não eram boas e a gente tinha que ajudar.==>[Cléber]>>> Nunca pensou em chegar ao futebol profissional? >>>[Tadeu]>> Eu e feijão fomos convidados a fazer parte do Atlético de Alagoinha, mas nossos pais desestimularam, fui para a Sisal veículos onde estava se formando uma grande equipe naquela época e fomos trabalhar., ainda conseguimos trabalhar um mês,depois prestamos concurso fomos para Salvador depois para Barreiras, o concurso foi para a Secretaria da Receita , ficamos La praticamente dez anos, hoje depois do Comercio, eu optei por esse lado, pedi licença e estou vendo o meu lado comercial, eu trabalhava o lado da fiscalização , ==>[Cléber]>>> Como foi essa transição ? >>>[Tadeu]>>Minha mãe me chamou e pediu que visse alguma coisa para meu irmão que acabava de se formar,  e eu junto com meu cunhado Galego, conseguimos um ponto pequeno na Bom Jardim ´porque ele queria fazer parte da sociedade um valor considerado , depois de uns três ou quatro anos ele me vendeu  a parte dele, logo em breve, aconteceu um acidente com meu irmão que sofreu um acidente de moto e eu vim para aqui e comecei a pedir afastamento de Barreiras para ficar trabalhando em volante , meu irmão ficou um bocado de tempo internado em UTI e ficamos aqui para dar  um suporte maior para ele> O Supermercado Pague Menos nasceu em 1988, tinha essa loja da Bom Jardim depois conseguimos abrir uma outra loja no Centro e já tínhamos uma terceira loja, depois aconteceu uma decepção na minha vida, a gente fez um investimento , achávamos que daria um resultado e não foi o esperado, por conta de não estar dentro fazendo o trabalho básico do proprietário e tivemos que recomeçar tudo de novo, agradecendo alguma pessoa que deram apoio nesse momento  difícil que passei, meu sogro a família etc Graça a Deus que não esquece seus filhos um trabalho que prestamos a sociedade e que eu queria ajudar mais==>[Cléber]>>> Seu pai trabalhava em que? >>>[Tadeu]>>Meu pai tinha um caminhão e cm minha mãe comprava mercadoria e ia vender em Uauá porque ela era filha de Uauá, eram comerciantes,==>[Cléber]>>> E Sua convivência com seus irmãos? >>>[Tadeu]>>Da minha família dos oito irmãos eu não tenho o que dizer, tenho sim de um que foi a pessoa qe eu mais confiei na vida e foi a pessoa que mais me decepcionou, a gente sabe que nossos pais trabalharam para que nenhum dos filhos se desviasse, a lição deles era , trabalhe e não tire nada que não seja seu, ==>[Cléber]>>>Então você vem de uma família  humilde feirantes que se utilizando daqueles métodos tradicionais, que criaram vocês assim e que hoje não pode mais, vai para a Delegacia, pai não pode mais dar um corretivo em filho e eu aprendi assim tomado esses corretivos e não tenho traumas e vejo que você também não tem, >>>[Tadeu]>>Não , veja a gente pegava aqueles barris de água e ia vender , e se não fosse assim hoje não tinha Tadeu empresário e sim Tadeu Traficante, ==>[Cléber]>>> Naquela época sobrava tempo par trabalhar? >>>[Tadeu]>> Eu e meu cunhado que tinha um abarraca e aos domingo is para a Feira , ele pagava comissão para a gente, que é o Galego e gente fazia as coisa ajudava muito,e eu tinha também irmão que era maravilhoso me ajudou muito na juventude, ele me dava tudo roupa etc. tinha uma condição boa, era o Zenito Galeguinho que já esta se aposentando, ==>[Cléber]>>> Não esqueço aquele orgulho que ele tinha de você , brilhava nos olhos dele quando ele falava em |Tadeu, para ele não tinha um meia melhor que Tadeu no futebol,realmente Zenito era um incentivador, seu, era o seu maior Marqueteiro,  ==>>>[Cléber]>>>Eu pergunto se esse investimento esta valendo a pena? >>>[Tadeu]>>Está, no inicio tivemos alguns problemas , mas hoje já foi ate reconhecido pela Câmara de vereadores. Acho que devemos investir na nossa Cidade. >[Cléber]>>> Você é aquele Patrão que trata os funcionários como filhos anualmente você fecha a sua loja e faz um Tour com eles, nos fale sobre isso? >>>[Tadeu]> Nos vamos em novembro aproveitando os feriados, alugamos uma casa, em Aracaju, fretamos um ônibus agora ache que será dois porque o numero de funcionários aumentou muito, acho que e muito estressante trabalhar o  ao inteiro e não ter lazer, quando ele retornam vem mais recuperado e fortalecidos >>>[Cléber]>>>Isso é muito bonito eu acredito que no Brasil deve ser muito raro , deveria a chegar ao conhecimento de uma emissora de TV , Empresário do Nordeste leva seus funcionários para lazer, então Tadeu realmente você é um exemplo de Patrão de irmão. >>>[Tadeu]>No final do ano ele s tem o 14º salário que é participação nos lucros. >[Cléber]>>>Já é avô? >>>[Tadeu]>> Meus filhos eu tenho uma filha estudando medicina no Paraguai formada em enfermagem e trabalhando no Mato Grosso do Sul. O Outro rapaz o Leonardo esta fazendo engenharia Civil em Salvador já esta no oitão semestre, Ruan que também já esta com doze anos, têm a tendência para o futebol, mas as notas no são muito boas e tem também Tauna que tem 11 anos e estuda nas Sacramentinas >[Cléber]>>>Quatro filhos, e esse que joga futebol tem também a mesma habilidade sua? >>>[Tadeu]>>Rapaz tem na perna esquerda falta desenvolver, ta na escola do Palmeirinhas e o pessoal gosta muito dele dizem que tem futuro mas está focado nas notas também, >[Cléber]>>> Tadeu eu quero agradecer a você ter vindo aqui >>>[Tadeu]>Cléber eu e que agradeço a você, esse quadro quando você diz estou tomando café com fulano a pessoa sente que esta na casa dela mesmo, e essa iniciativa a sua de estar mostrando as coisa boa também.

(Transcrição e fotos de :Luiz Bamberg)





























Nenhum comentário:

Postar um comentário