quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Prêmio inédito para reconhecimento de pesquisadoras e cientistas é lançado na Bahia



Na tarde desta terça-feira (20), no Palácio da Aclamação em Salvador, foi lançado o Edital Bahia pela Diversidade – Edição Mulheres nas Ciências, um projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM-BA).

Durante o lançamento, que também contou com a assinatura do Termo de Cooperação entre as instituições realizadoras do Prêmio, estiveram presentes e participaram do ato: a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia; Manoel Gomes de Mendonça Neto; e o
Presidente da Fapesb, Eduardo Almeida.

O edital, que visa fomentar a diversidade na área das pesquisas científicas e buscar a promoção das igualdades e a inclusão das diferenças no âmbito acadêmico, tem como principal objetivo o reconhecimento do trabalho de excelência realizado por pesquisadoras e cientistas que prestam relevante contribuição ao desenvolvimento do estado da Bahia, além do reconhecimento do trabalho de mulheres, cujos projetos e trajetória atual indiquem seu potencial de contribuição para sua área de atuação.

Nesta etapa inicial, serão premiadas seis pesquisadoras nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Biológicas. Os prêmios variam de R$5 mil a R$ 15 mil.

A Secretária Olívia Santana agradeceu a parceria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) por ter abraçado a pauta desde o início da concepção do projeto, além de mencionar o apoio fundamental da Secti, através da Fapesb, que garantiu as condições para a realização deste importante prêmio.

A gestora ressaltou que esta premiação é lançada com o objetivo de reconhecer mulheres das áreas Exatas, da Terra e Engenharias e de Ciências Biológicas, que até hoje enfrentam dificuldades nestes ambientes, sobretudo, por falta de incentivo e de oportunidades de escolhas desde a juventude.

O Presidente da Fapesb, Eduardo Almeida, confirmou que tem a expectativa de um elevado número de indicações de nomes de mulheres para esta premiação, o que foi confirmado pelo Secretário Manoel Gomes de Mendonça Neto, que além de ter demonstrado grande satisfação com a parceira, também anunciou sua ansiedade pelo momento de premiação.

No evento, também compareceram: a Professora e Coordenadora de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Universidade Federal da Bahia, Iole Macedo Vanin, que na ocasião, representou o Reitor da UFBA, o professor João Carlos Salles; e a professora da UFBA, Vice-diretora da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e pesquisadora da instituição, Marilda Souza Gonçalves.

Para conferir o edital e obter mais informações sobre o Prêmio, acesse aqui.



Assessoria de Comunicação
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário