segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

HOMENAGEM AO FOTÓGRAFO “Cinco Mil” – ALEGRIA IRREVERENTE DA ESQUERDA REGIONAL

Wilson Bahia (Cinco Mil)

 
Cinco Mil e Luiz Bamberg
Cinco Mil e Britto Jornalista

Cinco Mil e o Ex-Prefeito Paulo Machado


A morte de Cinco Mil, neste 14 de dezembro, em Salvador, aos 62 anos, é precoce e sentida em diversos círculos culturais, sociais e políticos regionais. Nascido em Jacobina/BA, Uilson de Oliveira Bahia, seu verdadeiro nome, teve longa passagem de vida ligada a Senhor do Bonfim e municípios vizinhos. Trabalhou na Mineração Caraíba de onde foi demitido devido a sua intrépida participação na vida sindical. Autor de proezas e atitude corajosas, dissonantes à média dos homens comuns, mas nunca se deixou influenciar demoradamente por patrões, partidos e grupos políticos. E nunca negou. “Tenho minhas loucuras. Mas, sou socialista fiel a minha ideologia”.
Nos anos de 1980, o General Figueiredo já deixara de ser o último dos presidentes do regime militar. É quando Cinco Mil resolve viajar de Salvador a Manaus enrolado numa bandeira do PC do B... Os temores deixados pelos ‘anos de chumbo’ pairam no ar, mas o destemido Cinco Mil segue engalfinhado em ônibus e navios. E nos conta: “Na ida, a maioria do povo se afastava de mim... Aí eu fiz outra em Manaus, igual, vermelhona, ainda maior e voltei pra Bahia vestido na bicha”. Qual o sentido, Cinco Mil? “Eu queria tirar o medo do povo, homi! Fazer a direita baixar a crista”.
AFRODESCENDENTE na pele, alto a 1,90m, forte e extrovertido, seus 130 quilos desencorajavam eventuais adversários. Displicentemente desaforado, não consta dele ter ido nunca a sopapos com quem quer que seja. E assim sua irreverência se manteve de pé por toda a vida. Queimado nas empresas que sabiam de sua franca opção pelo sindicalismo de esquerda, não hesitou em virar fotógrafo. Manejava máquinas equipadas com teleobjetivas, de boas marcas e do seu tamanho. Trabalhou em gestões petistas de Juazeiro e de Senhor do Bonfim, adquirindo confiança e retornando fidelidade aos prefeitos Josef Bandeira e Paulo Machado, respectivamente. Pela qualidade, recebeu crédito fotográfico em diversos jornais de grande circulação.
NOS ÚLTIMOS ANOS tornou-se militante da RC - Refundação Comunista, organização marxista na qual se indisciplinou por várias vezes, em todas elas justificando-se em autocrítica. “Óia, se a RC me afastar, eu vou ser dela sempre, o que não sei é apoiar certos políticos, mesmo eles sendo de partido tolerado pela RC”. E assim Cinco continuou nosso companheiro.
Há cerca de 20 anos descobriu ser diabético, perdeu 30 quilos e ficou com 100. Para a campanha eleitoral de 2008 ele confeccionou um imenso chapéu encimado por um grande machado, enfiou o dito na cabeça desfilando folclorizando diariamente o centro de Senhor do Bonfim. “Por que isso, Cinco Mil? “Óia, eu acredito na honestidade do Professor [Paulo Machado]!... E tem marketing melhor pra campanha dele?” – desafiou. A suposta “presepada” foi destaque, rendeu e fez o maior sucesso.
PONTUAL E SEM RODEIOS nas preferências. Morava no distrito de Tijuaçu: “Eu gosto de ser quilombola, de tá com os nego do Lagarto”, dizia com solenidade quase infantil. Fazia de tudo pela sua família e dela recebia o maior respeito. Era “Uilson” na mansidão de voz de dona Yolanda, sua esposa. E “paizinho” na voz de suas filhas cultivada na criação. Não fumava e não bebia. Na rua era o “Cinco Mil” na cordialidade ou no grito debochado pro cara grandão, conhecido por todos, e nenhum capaz de tirá-lo do seu humor descontraído e natural. Mantinha-se pela aposentadoria, sem perder jamais a posse de uma incrível personalidade estupendamente desligada e ao mesmo tempo envolvente.
PERDE SENHOR DO BONFIM uma de suas figuras marcantes. Ele era evidência em qualquer situação. A aparência de brutamontes saltava à vista. A independência de atitudes ficava escondida no seu interior, pronta porém a desatar e surpreender. Aceitava ser chamado de “burro”, “trouxa”... e numa humildade peculiar confirmava “Ói, isso num nego não, sou fraco de cabeça”. Puro engano. Era um revide invulgar, com o uso da tolerância inteligente. Era essa sua verdadeira arma. Como era excelente marketeiro popular, com esse ardil ele se fez notar, posicionando-se a seu bel-prazer, contra as injustiças sociais.
Cinco Mil é um exemplo de como lutadores sociais brotam de parcelas imensas de um povo explorado e tomam posição contra a tirania do sistema capitalista. Ele contribuiu com os que vêem a necessidade crescente de construir-se uma ordem social ética, capaz de emancipar a humanidade. Ao valoroso companheiro firmamos um profundo pesar, legando-lhe o nome à honrosa galeria do nosso reconhecimento. Boas lembranças também animam nossas forças.
VEJA BEM, CINCO MIL: lembramos de como você se preocupava com Cuba: “Quando é qui acaba o bloqueio, de num dexá a ilha negociá cum o mundo? É medo, né? Já pensou, Cuba dispará, kkkk, dá exemplo, dismentí os americano, né? Diga aí, eu quero ouvi.” Ora, Cinco, ouvi o que, se você já perguntava dando a resposta, véi!... Essa sua certeza, até os coxinhas têm. Logo continue na sua, em paz, como Fidel, Che... Você fez história, homi, merece agora carinhosa saudação:
Hasta siempre, camarada!


Texto escrito por: Britto Jornalista



Parte superior do formulário
CurtirMostrar mais reações
12 comentários
Comentários
José Gonçalves
José Gonçalves Lembro de 5 Mil, ora na sala de imprensa da Prefeitura de Bonfim, ora posicionando sua objetiva em busca da melhor pose. Chamava-me de "Canudos não se rendeu". Os grandes estão indo embora, meu caro Britto.
https://scontent.fgig1-3.fna.fbcdn.net/v/t1.0-1/c12.12.552.552/s24x24/14117814_1355440287801213_9089202196989743847_n.jpg?oh=59fefbec4e2ea5e8bb880efa30c60de5&oe=58E80CFD

Renildo Ivo
Renildo Ivo Com certeza camarada Antonio Britto ninguem melhor q o camarada para falar sobre o camarada cinco mil, a RC - Refundação Comunista - Brasil a luta sindical do norte Baiano perdeu um grande lutador
Antonio Britto
Antonio Britto , ele era era espiritualista, depois desse seu elogio (com todo respeito), não vai pegar no seu pé - como teria prometido puxar o meu.
https://scontent.fgig1-3.fna.fbcdn.net/v/t1.0-1/p24x24/14494856_10208484919853110_6355676634403618754_n.jpg?oh=87a371d8af410699d590d79bbf630cb1&oe=58FA446E

Maria Eli da Silva
Maria Eli da Silva Lamentável
Angelim Neto
Angelim Neto perdemos um grande camarada de luta
Antonio Britto
Antonio Britto Sabia viver e conviver
Terezinha Souza
Terezinha Souza Bela e merecida homenagem! Era um grande companheiro!
Kadu Peixoto
Kadu Peixoto Que bela homengem! So poderia partir de uma grande pessoa, um verdadeiro amigo como vc, meu estimado parceiro. Uma descrição perfeita de uma das personalidades mais importante da nossa história. Obrigado Brito, por nos fazer reviver momentos gloriosos que passamos ao lado do Cinco.
Rosa Carvalho
Rosa Carvalho Belissima homenagem Brito ele fez por merecer.
Laurenço Aguiar
Laurenço Aguiar Valeu Mestre Britto!... Cinco Mil fez por merecer essa sua Sincera, descontraída e justa Homenhgem!
Emmanuel Gomes
Emmanuel Gomes Britto, fico muito alegre com tua homenagem ao nosso saudoso amigo...companheiro...camarada irreverente, grandioso e de coração aberto. Cinco Mil...Wilson Bahia não morreu...não acabou...energias como a de Cinco Mil não desaparecem simplesmente...ele d...Ver mais
Curtir · Responder · 1 · 17 h
Antonio Britto
Antonio Britto Pois é, Emmanuel Gomes, um sujeito com o temperamento dele marca a vida de muita gente, inclusive a minha e a sua. Você o conheceu bem nos tempos de Sindimina e depois. A gente nem sabe direito o que era defeito ou qualidade nas insurgências do Cinco. Que sentimos sua falte, é inevitável, o que justifica nossa atenção e homenagem. Aliás, você foi dos primeiros a me comunicar. Vale abraço.
Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário