terça-feira, 21 de julho de 2020

RETROSPECTIVA>>Equipe do SOS Abelhas captura enxame no Bairro Santos Dumont






As abelhas estavam em uma árvore no bairro Santos Dumont colocando em perigo moradores de várias residência e transeuntes que passassem pelo local. Após solicitação, uma equipe do SOS Abelhas entrou em ação está semana durante a noite para realizar a captura do exame.
“Sendo as abelhas insetos de hábitos diurnos, não é recomendado o manejo delas durante o dia, ainda mais em área urbana. Um enxame em defesa pode se espalhar num raio de 1 km ao redor da colmeia. Portanto, realizamos o resgate a noite quando estão todas no ninho possibilitado o trabalho com mais eficiência e menor probabilidade de acidentes”, diz o coordenador de Modernização da Pecuária e Agroindústria da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário -Sedape, Benilton Freitas. 
O enxame foi aspirado e levado para um apiário, onde foi colocado em caixas (colmeia) para produzir mel, que será doado posteriormente, a escolas e entidades assistenciais do município.
O Programa SOS Abelhas foi criado em 2017 e tem o objetivo de resgatar enxames de abelhas com ferrão (africanizadas), que em função do desmatamento, falta de alimento e uso indiscriminado de agrotóxicos acabam migrando para áreas urbanas em busca de alimento e abrigo.
"É bom lembrar que as pessoas ao identificarem as colmeias, não tentem fazer a retirada. Jamais devem atear fogo, pedra ou água. As pessoas devem solicitar o SOS Abelhas, que está sempre pronto para fazer a remoção com segurança”, ressalta Benilton.
O SOS Abelhas atende somente o município de Senhor do Bonfim e o serviço pode ser solicitado através do telefone 0800 - 284 1616.
O programa de captura de abelhas também já realizou capacitações para Bombeiros Civis e Brigadistas de Senhor do Bonfim, além de Bombeiros Militares e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina – CCZ.                . .
 
A LEI

Art. 29 - diante da comprovada importância desses insetos, a Lei 9605/98 (LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS) considera crime ambiental o extermínio de abelhas, a lei em seu artigo 29 traz o seguinte texto:
Art. 29 - Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

ASCOM PMSB



--


ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário