sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Programa que valoriza história e cultura de Senhor do Bonfim e região é lançado nesta terça-feira (02)

 


Programa que valoriza história e cultura de Senhor do Bonfim e região é lançado nesta terça-feira (02)


O Podcast Calumbi, financiado pela Lei Aldir Blanc, tem o objetivo de valorizar e promover a história e cultura de Senhor do Bonfim e do Território Piemonte Norte do Itapicuru. O programa de áudio on-line será lançado nesta terça-feira (02) e terá episódio novo no ar toda terça-feira e sábado, com muita informação e fortalecimento da memória. Além de pessoas que vivenciaram as transformações culturais em Senhor do Bonfim e municípios vizinhos, participarão do programa pesquisadores que estudam esses fenômenos e atores culturais. 


O Podcast Calumbi conta com três séries que tratam sobre temáticas que serão disponibilizadas gratuitamente em todas as plataformas de streaming, tais como: Spotify, Deezer, Google Podcast e Youtube. O programa estreia com a série “As origens de Bonfim”, que foi produzida de forma independente e conta com quatro episódios. A segunda série, chamada de “O Piemonte Norte do Itapicuru”, com oito episódios; e a terceira série, intitulada “A música da região”, com seis episódios, serão veiculadas a partir de 16 de fevereiro. A segunda e a terceira série do podcast têm apoio financeiro do Estado da Bahia através do Programa Aldir Blanc Bahia.


O nome Calumbi foi escolhido em alusão às bandas de pífanos de Senhor de Bonfim, manifestação cultural popularmente conhecida na região como Calumbi, referência a uma planta típica da caatinga com folhagens que remetem ao pífano, uma pequena flauta transversal e aguda. 


O projeto foi elaborado por duas bonfinenses, Kerollen Hagnys e Adriana Santana, motivadas por criar representatividade, preservar as culturas locais e alimentar a memória afetiva de Senhor do Bonfim e região. Como aponta a produtora cultural, Adriana, “Uma das motivações para criar o Podcast Calumbi veio da observação da falta de representatividade da nossa região nos livros e meios de comunicação. Não nos reconhecer nesses meios nos fez querer contribuir para a mudança desse cenário. Assim, com este Podcast, apresentamos informações e dados históricos que ajudam a preservar e valorizar a história e cultura da nossa cidade. É preciso conhecer para valorizar, então, estamos trabalhando como difusores desse conhecimento”.  

As idealizadoras do projeto, preocupadas em produzir um material de qualidade e que possa ser utilizado também como fonte de estudos acadêmicos, formaram uma equipe multidisciplinar composta por produtora cultural (Adriana Santana), pedagogo (Nando Lemos), historiadora (Kerollen Hagnys), jornalista (Lorena Simas), escritor (Felipe Neiva) e musicistas (Gerry Barbuda e Maicon Dias), responsáveis pela pesquisa, composição dos roteiros, entrevistas, divulgação, produção dos programas e sonoplastia. 


O Podcast é destinado aos moradores do Território Piemonte Norte do Itapicuru, em especial, estudantes, professores, artistas e demais pessoas interessadas em arte e cultura.

_____

2ª série - O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


3ª série - O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Siga no Instagram: @podcastcalumbi

Link YouTube: Podcast Calumbi - YouTube

Link SoundCloud: Pesquisar tudo na SoundCloud


Lorena Simas

Assessora de Comunicação do Podcast Calumbi

Nenhum comentário:

Postar um comentário