terça-feira, 19 de março de 2013

Jaguarari - Programa Odontológico “Brasil Sorridente” Chega a Comunidade de Volta.




Implantado em Jaguarari no ano passado, o programa odontológico “Brasil Sorridente” tem contribuído significativamente para um sorriso mais saudável e bonito dos jaguararienses. O programa consiste em ampliar o acesso ao tratamento odontológico em prótese dentária.
Objetivando atender um número maior de pessoas, o governo municipal está ampliando seu raio de ação. Agora, além de atender aos moradores da sede, o Brasil Sorridente, também alcançará os moradores do interior.

Volta, uma das comunidades interioranas foi beneficiada pela ação, na sexta-feira 15 de março, contou com as presenças de profissionais integrantes do referido programa. Bruno Vieira de Sá, Coordenador de Saúde Bucal e Tiago de Araújo, Dentista do I Centro de Saúde, por meio de slides explicaram aos mais de 50 presentes, como funciona e a importância da implantação do programa para àquela comunidade.
Na oportunidade foram passadas orientações básicas de como melhor se prevenir contra bactérias, de higienização de próteses dentárias e os cuidados vitais para saúde bucal.
O Programa Brasil Sorridente é uma parceria da Coordenação de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Jaguarari, que está disponibilizando próteses dentárias gratuitamente a pessoas carentes do município. Até agora, mais de 280 pessoas foram contempladas com os serviços dessa parceira.
De acordo com o Prefeito Seu Antônio, “essa é uma grande conquista do governo municipal na busca de atendimento e na melhoria da qualidade de vida dessas pessoas,” disse.
Da microrregião apenas três municípios participam do programa: Uauá, Itiúba e Jaguarari.
Antes de receber as próteses dentárias, o paciente passa por acompanhamento especializado em uma das unidades Básicas de Saúde Bucal, onde o dentista verifica a necessidade de uso da prótese. Só então, de posse do Cartão do SUS, o paciente é encaminhado ao Centro de Saúde da Sede para fase final do acompanhamento.
O convênio prolongar-se por três anos e quer atingir o maior número de pessoas com problemas bucais no município de Jaguarari.
Além da comunidade e dos integrantes do Brasil Sorridente estiveram presentes a reunião, o Diretor Geral de Renda e Promoção de Bem Estar Social, Regivaldo dos Santos Silva (neném do Outeiro) e Francisca Vieira dos Santos, (Chica).


Foto e Texto: Clédson Carvalho. (DRT-4619)

Nenhum comentário:

Postar um comentário