quinta-feira, 14 de abril de 2016

Mulheres do município de Lauro de Freitas recebem atendimento do projeto Unidades Móveis.




Desde a última segunda-feira (11), o município de Lauro de Freitas esteve contemplado com a Unidade Móvel do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo da Bahia.

Hoje (13), está sendo realizado o último dia de atendimentos na comunidade de Jambeiro, situada no município. As mulheres são convidadas para participar de uma roda de conversa, onde recebem orientações sobre violência de gênero e a Lei Maria da Penha. A partir desse primeiro contato, as participantes que solicitam, passam também por uma etapa de atendimento com uma equipe multidisciplinar (composta por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito), onde são assistidas e encaminhadas.

A coordenadora da unidade, Aldinete Carvalho, ressaltou outro aspecto importante do projeto: a capacitação da rede de atendimento local, que acontece sempre nos dias anteriores aos atendimentos nas Unidades Móveis. “É o primeiro passo para trazer unidade para o atendimento da região, porque se não tivermos alinhamento entre a rede, não conseguiremos efetivar o trabalho”, explicou.

Roteiro

Durante o mês de abril, as Unidades Móveis realizam atendimentos nos seguintes municípios: Mata de São João (encerra hoje – 13/04), Dias D’ávila (18 a 20/04), Simões Filho (18 a 20/04), Pojuca (26 a 28/04) e São Sebastião do Passé (26 a 28/04).

A escolha destas cidades levou em consideração o fato de possuírem as maiores taxas médias de homicídios de mulheres, além de necessitarem do fortalecimento de suas redes de atendimento e enfrentamento à violência.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário