segunda-feira, 18 de abril de 2016

Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia participa de apresentação da unidade móvel do Sesc Saúde Mulher


Aconteceu na manhã desta sexta-feira (15), no Sesc Piatã, a apresentação da unidade móvel do Sesc Saúde Mulher. A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcou presença no evento.

A apresentação foi realizada pelo presidente da Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade e pelo diretor regional do Sesc Bahia, José Carlos Boulhosa Baqueiro. O presidente da Fercomércio ressaltou que além de se tratar de um projeto importante por atender as mulheres trabalhadoras, é também essencial por se tratar de um trabalho de prevenção.

A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, afirmou que esta unidade é fundamental para atender e proteger as mulheres da Bahia, oferendo serviços que são essenciais, e ajudando a diagnosticar precocemente doenças que podem ser tratadas e curadas. Ela também mencionou que parcerias com a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) serão bem vindas, sobretudo, no Outubro Rosa, que é um mês dedicado à conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Assistente de Gerência do Restaurante do Sesc Comércio, Sandra Meire, também participou do ato, contando sua história de prevenção e luta contra o câncer de mama, emocionando e trazendo à tona uma reflexão sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde das mulheres.

A unidade móvel

Composta por uma equipe com um médico, uma enfermeira, duas técnicas de radiologia, uma educadora em saúde, artífice de manutenção e motorista, a unidade tem como objetivo atender gratuitamente as mulheres baianas, oferecendo exames de mamografia e citopatológico, no intuito de rastrear e prevenir as doenças que mais atingem o público feminino ─os cânceres de mama e do colo do útero.

O projeto irá beneficiar, prioritariamente, as comerciárias e suas dependentes habilitadas ao Sesc, e toda a comunidade. Na Bahia, 125 mil mulheres são habilitadas ao Sesc. A unidade começou a operar no Sesc Piatã, onde deve permanecer por cerca de dois meses. Após esse período, o Sesc leva o serviço para cidades do interior, com significativo número de comerciários, sempre em parceria com as prefeituras.

A previsão é de que a unidade Saúde Mulher realize mensalmente 540 mamografias e 540 preventivos (Papanicolau), totalizando 1.080 exames, além de atender a um público de 700 pessoas por mês nas atividades de educação em saúde, por meio de palestras e orientações.

Os exames e o agendamento prévio podem ser feitos na própria unidade, que funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h e sexta das 8h às 12h, no Sesc Piatã. Os documentos necessários são o Cartão Nacional de Saúde, RG, comprovante de residência e carteira do Sesc atualizada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário