sexta-feira, 27 de julho de 2018

UPA 24 horas de Senhor do Bonfim vai iniciar atendimentos na próxima segunda-feira,30 de julho


Os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senhor do Bonfim, localizada nas proximidades do Terminal Rodoviário, vão iniciar na próxima segunda-feira,30 de julho.
Deixada inacabada há vários anos pelas gestões anteriores, a obra foi retomada pelo atual prefeito e está sendo entregue após finalização da estrutura física, compra de aparelhos e equipamentos médicos, montagens e testes.A UPA conta com salas de observação (adultos e pediátrico), sala de espera, consultórios, laboratório, salas de repouso, farmácia, salas de atendimentos, exames de imagem, administração, banheiros, entre outros espaços.
O funcionamento da UPA acontece sete dias por semana, 24 horas por dia, prestando atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade, sem agendamento.
Os usuários são acolhidos e classificados conforme a gravidade do caso, seguindo o protocolo de Manchester, que orienta a utilização das cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul para organizar a prioridade dos atendimentos. Após a classificação, o usuário é direcionado ao médico.
Essas são alguns exemplos de atendimentos médicos que a população pode procurar a UPA; quando apresentar dores de cabeça forte, dores no peito, dores nas costas, falta de ar, vômito com sangue, queda com desmaio, convulsão, formigamento no rosto (boca torta), engasgo (adultos e crianças), crise dos nervos, sangramento sem motivo, desmaios, envenenamento, acidentes, overdose, ferimento e cortes simples ou queimaduras.
Segundo a Secretaria de Saúde, os postos de saúde são a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde). São a eles que as pessoas devem se dirigir para consultas de rotina, acompanhamentos médicos, receitas e vacinas. Para ser inaugurada, a UPA Regional, teve um investimento do município de Senhor do Bonfim na ordem de R$ 300 mil.
“Foi uma obra que encontramos parada e tivemos que fazer novos contratos com as empresas para podermos concluir", frisou o prefeito Carlos Brasileiro durante visita técnica a Unidade de Pronto Atendimento.
Sobre ter postergado a data para o início dos atendimentos, o prefeito esclareceu: “Até poderíamos ter iniciado o atendimento no dia 16 de julho, como foi previsto, mas por prudência e responsabilidade com nossa população, decidimos adiar para o dia 30 - para que a UPA funcione em sua Inteireza”, enfatizou Brasileiro.

O Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas confirmou presença no primeiro dia de funcionamento da unidade de saúde. Na oportunidade, Vilas-Boas juntamente com o prefeito Carlos Brasileiro fará uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras de construção da Policlínica Regional de Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário