terça-feira, 30 de outubro de 2018

BONFIM- Professora Maria Glória da Paz - Uma história de vida.

Maria Glória da Paz

Deu entrada em sua aposentadoria, após muita reflexão, a professora da UNEB- Maria Glória da Paz. Com histórico amplo na Educação, copiamos alguns da sua página no Facebook, com sua autorização.

TEXTO ESCRITO POR ELA:


E ontem a tarde, depois de um tempo de reflexão, dei entrada no meu processo de aposentadoria. Trabalho em educação desde 1975, quando iniciei a minha profissão, no Colégio Oscar Cardoso em Pindobaçu. Depois fui trabalhar na Prefeitura de Senhor do Bonfim, num programa para gestantes e crianças até 6 anos, tempo bom com seu Leopoldo, a Joaninha, seu Mariano (sanfoneiro) e seu Ze ex-combatente), muitas histórias nesse trabalho. A Casinha Feliz, veio em 78 no prezinho: maternal, primeiro, segundo e terceiro período, um período leve, linda convivência com muitas crianças, hoje mães, pais, profissionais construindo novas histórias. Em 82 foi o tempo de trabalhar nas escolas de Caraíba Metais, Colégio Seu Amado, Theodulo de Albuquerque, Pedro Calmon e Petrônio Portella. Neste período encontro o Movimento sindical, o meu primeiro companheiro, muito aprendizado, muitos colegas bacanas, muitas construções significativas para a minha vida. Em 90 se dá o meu encontro com o Orfanato Patrocinio de Sao Jose, inicialmente no Pernambuquinho depois no Bonfim III, novas experiências com crianças pobres, famílias pobres, bairro pobre. Me sinto feliz e agradecida por ter convivido com as irmãs, com seu Galli, ver o início das obras da Creche São Francisco, viver com as colegas professoras, D. Jairo, Verinha e Rose Palmeira. Em 94 a entrada no mundo da Uneb, pela Fesb, nas mãos de Paulo Machado, Cida Porto e depois no concurso Joanita Moura.
Agradeço as dezenas/centenas de alunos que dividiram comigo os seus momentos, aos funcionários pela cumplicidade que tivemos e aos colegas por me ajudarem a enxergar novos mundos.
Vamos aguardar o dia do bota fora, e que esta minha vaga possa ser preenchida por novas ideias, novos pensares mas sempre voltados para construções mais justas e mais humanas para todos.
Sou imensamente grata a minha profissão pelo que sou e pelo que pude conquistar!
Sou feliz!
Sou professora!

Gloria da Paz. 29.10.2018

Um comentário:

  1. Olá! Professora glória eu sou o Valtemir fui seu aluno do orfanato patrocínio são José mais ressente casa do sorriso. Estive com você a 23 anos atrás você estava morando ali próximo ao supermercado andorinha então você mim recebeu na sua casa mim deu almoço conversamos eu estava passando uma situação difícil. Bom ainda mim lembro você mim dando aula lá no orfanato quero te dizer que estou bem hoje sou um vidraceiro obrigado por ter mim recebido na sua casa. Te amo ��❤️.

    ResponderExcluir