sexta-feira, 18 de outubro de 2019

BONFIM>>> Programa “Palmas para Bonfim” entrega 60 mil raquetes para pequenos produtores rurais




Com objetivo de atender pequenos produtores rurais, oferecendo condições para garantir a alimentação de bovinos de leite, caprinos e ovinos no período de seca, a prefeitura de Senhor do Bonfim,por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária (Sedape) , distribuiu na última semana ,60 mil raquetes (raquetes-semente) da palma Orelha de Elefante Mexicano (Opuntia stricta) para o plantio.

Ao todo, 30 pequenos agricultores foram beneficiados, sendo que cada um recebeu 2 mil raquetes do programa “Palmas para Bonfim”. “É a nossa salvação! Este incentivo nos fortalece muito”, ressaltou o criador Hélio Nogueira, proprietário da Fazenda Pé de Serra, na região de Igara.

Outro beneficiado que estava satisfeito durante entrega foi o senhor Gilberto Batista Souza, morador da comunidade de Lagoa Velha. “Este projeto é muito bom, contribui bastante para nossa reserva estratégica”, destacou.

Um dos princípios do programa é que os beneficiados se tornarem multiplicadores doando parte da primeira colheita para outros produtores rurais. Segundo o coordenador do programa, Pablo Vinicius, a palma Orelha de Elefante é mais resistente à seca e à praga . “Esta espécie é de excelente qualidade, ela pode produz até 400 toneladas por hectare”, informou Pablo.

Conforme o secretário da Sedape, Fábio Cedraz, o programa “Palmas para Bonfim” já está servido de exemplo para outros municípios do estado da Bahia. “Estamos felizes em saber que outros municípios estão buscando reproduzir o “Palmas Para Bonfim”, comentou.

“O prefeito [Carlos Brasileiro] está de parabéns por idealizar e incentivar há três anos atrás este importante programa feito para os criadores do nosso município. Tenho certeza que o nosso município caminha para ser uma das maiores sementeiras de palmas da Bahia”, destacou.

Ainda segundo Fábio, um novo programa com foco na distribuição do Capiaçu (uma variedade do capim-elefante) para os pequenos criadores , será introduzido a partir de janeiro de 2020 no município.

A próxima entrega de palmas acontecerá em 30 dias, os interessados em participar do programa devem se cadastrar na sede da Sedape que fica na Avenida 2 de Julho, no prédio do Antigo Tiro de Guerra.

A palma forrageira faz parte da base alimentar dos rebanhos de zonas áridas e semiáridas. Características como alta palatabilidade, produção de biomassa e resistência à seca fazem dessa planta um alimento valioso durante períodos de estiagem.

“O sucesso desta ação só fortalece a cadeia produtiva tão importante para a vida do homem do campo. Espero que a cultura da palma possa se expandir entre todos os agricultores do município, porque, além de estarmos contribuindo para salvar os animais que sofrem sempre com grandes estiagens, também estamos possibilitando a geração de renda para o homem do campo “, comentou o prefeito Carlos Brasileiro durante evento de entrega que aconteceu na sede da Sedape.




Nenhum comentário:

Postar um comentário