domingo, 24 de maio de 2020

Para aumentar isolamento social, Senhor do Bonfim adere a feriados antecipados



Como forma de conter a infecção pelo novo coronavirus (Covid-19), o município de Senhor do Bonfim terá três dias de feriado na próxima semana. O anuncio aconteceu em pronunciamento on line neste sábado (23), pelo secretário de Saúde, Neto Guimarães.

A medida que visa aumentar o isolamento social por meio de um “feriadão” segue a antecipação pelo governo do estado do feriado de São João em 24 de junho e a independência da Bahia, cujo feriado seria em 2 de julho.

Na ordem municipal, houve o adiantamento do aniversário de emancipação político- administrava que seria no dia 28 de maio. Os decretos de nível estadual e municipal antecipam os feriados para as próximas segunda, terça e quarta-feira (25,26 e 27/05).

Durante a live, o secretário de Saúde ressaltou que o município já vive a transmissão comunitária da doença. “Isso significa que, diferente dos casos por transmissão importada, não se consegue mais mapear a cadeia de infecção e saber quem foi responsável pela contaminação”, alertou Neto.

As pessoas entre 20 e 49 anos, em Senhor do Bonfim , representam a faixa etária mais contaminada, ate agora, pelo novo coronavírus. Outro dado importante anunciado é que a maioria dos pacientes positivos com a Covid -19, estão com a doença da forma assintomática (manifestações amenas) que não apresenta sintomas.

“Ou seja: a forma assintomática é muito preocupante porque eleva o potencial de propagação da infeção e dificulta o controle da doença. Isso nos deixa bastante preocupado e atentos a necessidade do isolamento social”, ressaltou Neto Guimarães acompanhado da superintendente da Política de Assistência Social ,Gabriela Carvalho , e da diretora da Vigilância Sanitária, Patrícia Farias.

Ao longo do feriado, serviços não essências, bancos, lotéricas e correspondentes bancários não funcionam. O decreto em vigor assinado na última semana pelo prefeito Carlos Brasileiro, que suspende a feira livre e parte do comércio não sofrerá mudanças até o fim da sua validade, no domingo ,31 de maio.

De acordo com o último boletim epidemiológico emitido em 23/05, o município registra 386 casos notificados, 354 descartados, 23 confirmados (entre os infectados, uma criança de 10 anos testou positivo) ,01 óbito e 62 pessoas estão em isolamento social, sendo monitoradas por equipes da saúde.

A boa notícia é que quatro pacientes positivos estão curados após realizarem nova testagem e cumprimento monitorado de isolamento domiciliar de 14 dias.


ASCOM PMSB

--

ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário