domingo, 24 de maio de 2020

Senhor do Bonfim fica entre os ganhadores do Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar 202


Concorrendo com mais de 100 município do estado da Bahia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Sedaf), ficou entre os vencedores do Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar 2020.

A premiação tem o objetivo de reconhecer e apoiar o esforço de prefeituras de municípios baianos que se empenham no desenvolvimento de atividades, ações, projetos e programas locais de fortalecimento da agricultura familiar.

‘É com grande alegria e a sensação de dever cumprido que recebemos essa notícia. Só temos que agradecer o olhar especial que o prefeito Carlos Brasileiro tem com agricultura família do nosso município “destacou a secretária da Sedaf, Damiana Duarte.

A primeira edição do Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar premiou as 10 prefeituras que mais se destacaram nos últimos 3 anos (2017 a 2019). Em primeiro lugar ficou a prefeitura de Santana, que ganhou uma retroescavadeira, São Desiderio, ficou em segundo lugar, e recebeu um trator com implementos agrícolas e carreta com pipa de quatro mil litros e a prefeitura de Senhor do Bonfim, terceira colocada, recebeu um trator com implementos.

O evento é realizado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural ( SDR).“Quero também agradecer e dividir com nossos parceiros, todos os secretários municipais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Central das Associações – e, principalmente, os agricultores e agricultoras familiares de Senhor do Bonfim”, ressaltou Damiana.

Dentre os itens avaliados na estrutura funcional da Secretaria Municipal de Agricultura ou secretaria equivalente que preste serviços aos agricultores familiares, existência e funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), produção e/ou distribuição aos agricultores de mudas frutíferas e/ou de palma forrageira, implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e existência de Feira Municipal de Agricultura Familiar destacada da feira tradicional.

A Sedaf foi implantada em 2017, no primeiro ano do governo Carlos Brasileiro, antes o município tinha uma Secretaria de Agricultura. “Criamos duas secretarias, uma voltada para a Agropecuária e outra especifica com objetivo de articular políticas públicas para a agricultura e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares”, lembrou Brasileiro.

“Com a iniciativa temos colhido muitos resultados, não só pelo incentivo do Governo do Estado, por meio da SDR, mas também com o próprio investimento no município. É muita satisfação compartilhar dessa alegria com todos produtores da agricultura familiar", parabenizou o prefeito.

O anúncio oficial acontecerá na próxima segunda-feira, 25 de maio, durante uma live da SDR, quando os ganhadores irão contar sobre as ações que os levaram a ganhar o prêmio. Os dirigentes das secretarias municipais também irão falar sobre as ações que estão sendo desenvolvidas e executadas para fortalecer o rural baiano durante a pandemia do coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário