terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Estudante de Matemática da UNEB em Senhor do Bonfim conquista primeiro lugar em Jornada de Iniciação Científica



O artigo “Materiais didáticos para o ensino de Geometria nos anos finais do ensino fundamental” conquistou o primeiro lugar na XXIV Jornada de Iniciação Científica da UNEB. A Jornada realizada no fim de novembro deste ano trouxe o tema “A importância da Iniciação Científica na formação de jovens cientistas”. 


A pesquisa produzida pelo estudante da licenciatura em Matemática do Departamento de Educação, Campus VII da UNEB, e monitor voluntário de Iniciação Científica (IC), Vinícius Correia; e orientada pela doutora e professora do Campus VII da UNEB, Mirian Brito, tem como objetivo catalogar materiais didáticos que podem auxiliar o professor dos anos finais do ensino fundamental no ensino de Geometria, através de pesquisa bibliográfica tomando como embasamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e literatura específica.


A escolha da temática se deu, pois o ensino de Matemática, muitas vezes, é taxado de difícil aprendizagem, por envolver fórmulas e conceitos abstratos. Assim, para fugir dessa representação, “utilizar materiais didáticos facilita e auxilia no processo de aprendizagem, pois os estudantes conseguem manusear, construir e interagir, proporcionando um entendimento melhor da Geometria, saindo do abstrato e imaginário para o concreto e real. Além de gerar inclusão através do manuseio tátil, auditivo e audiovisual dos materiais”, destaca Vinícius Correia. 


O estudante que saiu da zona rural da cidade de Jacobina-BA para realizar o sonho de cursar a licenciatura em Matemática na UNEB, ressalta que ficou muito feliz com a premiação. “Essa conquista mostra que estou no caminho certo, com a realização deste trabalho valoroso e significativo. Aprendi muito com a Iniciação Científica, ela amplia a visão sobre o curso, possibilitando uma formação melhor e mais qualificada”, conclui Correia.


Sobre a conquista do primeiro lugar, a professora Mirian diz que foi uma surpresa muito boa. “O trabalho é enriquecedor, tem um significado importante para a educação matemática. Vinícius se dedicou muito, se debruçou sobre a pesquisa, tendo gosto e brilho no que faz. Um trabalho fruto do que é desenvolvido por nós na universidade”, afirma a orientadora. 


“Além disso, é muito bom ver o crescimento dos estudantes na pesquisa. Alguns transformam essa experiência em objeto de estudo para o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, como é o caso de Vinícius. Nós construímos uma pesquisa pensando num universo de Iniciação Científica, mas o envolvimento é tão grande, que os alunos seguem a discussão no TCC”, complementa Mirian.


Lorena Simas

Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Comunicação (NAC-DEDC/ UNEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário