quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Semana Nacional do Trânsito é comemorada em Sr. do Bonffim com Brincadeira, videos e palestras.



Quem passou pelo cruzamento da Rua Juviniano Duarte nos últimos dias não deixou de participar das atividades comemorativas da Semana Nacional do Trânsito 2012.
O tema deste ano, como o próprio nome indica “O Jovem e o Trânsito”, focaliza a população entre 18 e 25 anos. Mas, em Senhor do Bonfim todas as faixas etárias acabaram envolvidas nas atividades promovidas pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMtrans/Seap).
Um toldo foi montado no Calçadão da Juviniano Duarte e agentes da DMtrans fizeram panfletagem e exibiram produções audiovisuais relacionadas à campanha. Enquanto isso, o animador Zumar Sérgio, vestido de palhaço e com microfone em punho, orientava pedestres na passagem pelo cruzamento. “Todo mundo na calçada! Todo mundo na calçada, de olho na sinalização! – ensinava sem perder de vista o outro lado interessado: “Atenção, motorista!” – alertava Zumar.
O diretor da DMtrans, Dionilcio Barbosa fez um balanço das atividades: “Fizemos algumas entrevistas em algumas emissoras locais e trabalhos lúdicos de orientação específica ao pedestre para que ele respeite a sinalização, visto que hoje temos semáforos modernos. Tanto o semáforo do condutor quanto o semáforo do pedestre em Bonfim conta com um cronômetro que aponta os segundos que temos para fazer uma travessia. Senhor do Bonfim melhorou sensivelmente a qualidade da sinalização e temos o desafio imenso de tentar conscientizar os cidadãos a obedecerem essa sinalização” – disse.
Reforço – Após um curso de capacitação, o coordenador da DMtrans, Augusto César Salgado, sugeriu a exibição de dois vídeos (produções internacionais) para reforçar o movimento de conscientização da população em relação aos cuidados que se deve ter no trânsito. “Um dos vídeos mostra a perspectiva da mãe e a perspectiva do filho ao andar pela rua. É incrível o que a falta de atenção pode provocar. O material é muito bem feito e vale a pena assistir”.
Além dessas atividades a DMtrans também deu continuidade ao ciclo de palestras educativas para estudantes do ensino fundamental e médio do município com o Projeto Transitando pela Escola.

Assessoria de Comunicação Social




Nenhum comentário:

Postar um comentário