terça-feira, 10 de março de 2015

Dia da Mulher (Por: Luiz Bamberg)

Daniela e Luiz Bamberg
A Mulher na Antiguidade não tinha seu espaço garantido, era muito desvalorizada, chegando ao ponto de só chegar na Sala de visitas se fosse para servir alguma bebida, retirando-se em seguida. Chamava o marido de Senhor, meu amo e Senhor, comportamentos que denotam regime de escravidão.

Na Antiga Grécia, o Estado quando começou a fornecer educação para as crianças, era só para os meninos, pois, as meninas não tinham a menor serventia para o Estado. Bélicos, sempre prontos para a Guerra, as mulheres eram comparadas a chocadeiras, que tinham a função de parir filhos para a Guerra.

No Brasil após o descobrimento oficial, durante cerca de 250 anos, só vieram para cá oficialmente cerca de 8 mulheres, extraoficialmente o número não foi muito diferente, o motivo era quase sempre o mesmo, “Mulher da Azar” e as embarcações naufragam. Para se conseguir trazer uma mulher nas Embarcações e fazerem as grandes travessias, vinham crianças disfarçadas de menino e bem vigiadas contra a tripulação de marujos aventureiros. Com isso os bandidos em sua maioria que eram deportados para o Brasil vindos de Portugal, ao chegarem aqui, as mulheres que eles conheciam , eram as mulheres índias, dando-se aí o primeiro cruzamento Racial que forma a nossa etnia, o Branco com o índio dando origem ao caboclo mameluco ou mestiço.

O Avanço da tecnologia, o surgimento da pílula anticoncepcional e outros contraceptivos, foram alavancas para o avanço da conquista da mulher pelo seu espaço na sociedade machista. O Controle da natalidade, a direito de votar, a mulher que trabalha fora, vem revolucionando e gerando conflitos sociais de adaptações culturais.

A Igreja na época de Jesus, não era diferente, tanto que não se refere a Mulher com raríssimas exceções, e quando se refere vem com o nome de prostituta. Parece até que os apóstolos não tinham mulher, pois não são citadas nos evangelhos. Porem existe uma passagem nos evangelhos que trata da cura da sogra de Pedro por Jesus. Se Jesus curou a sogra de Pedro, então Pedro tinha Mulher.

Por último lembremos as palavras do Mestre: “Mulheres, vós sóis o sal da Terra, se o sal se tornar insosso, com o que iremos salga-la”? (Jesus Cristo)



** Dedico esse texto à minha Esposa Daniela Xisto Bamberg



*  Texto escrito por: Luiz Bamberg

Pedagogo pela UNEB-Campus VII

Nenhum comentário:

Postar um comentário