terça-feira, 14 de abril de 2020

Prefeitura de Senhor do Bonfim permite abertura do comércio , mas impõe restrições diante de coronavírus


Em comunicado feito no Facebook da prefeitura , o prefeito Carlos Brasileiro anunciou reabrir a maior parte do comércio de Senhor do Bonfim - nesta terça-feira (14) .

Apesar da liberação, o gestor recomendou que para limitar a circulação de pessoas ,o comércio e setores de serviço restrinjam o horário de funcionamento das 9h às 13 h.

Para reabrir as portas, os estabelecimentos comercias também deverão adotar providencias de prevenção e higiene, além de respeitar a distância mínima de 2 (dois) metros entre pessoas. A presença de fiscais na entrada e dependências para monitorar o cumprimento das normas é outra importante exigência.

Outros serviços, como oficinas mecânicas, lojas de autopeças (carros e motos), borracharias e lava jato, loja de material de construção e limpeza formam autorizadas a funcionar ainda na semana passada com algumas restrições.

O plano de reabertura do comércio anunciado pelo prefeito aconteceu após avaliação com secretários municipais, técnicos da saúde e representantes de entidades do comércio varejista.

O prefeito também assinou o decreto 0082/2020 que autoriza o funcionamento da feira livre no próximo sábado (18). Os critérios para realização da feira serão os mesmos usados na última liberação , durante o período da Semana Santa.

A feira dos distritos de Quicé e Igara serão no domingo (19). Tijuaçu e Carrapichel - na segunda (20). Detalhe: o comércio não funcionará no sábado, na sede do município.

Sobre os templos religiosos, o decreto faculta a abertura para igreja católica e evangélicas, a medida não permite a realização de cultos e nem missa.

Os serviços essências continuam funcionando normalmente conforme o Decreto Executivo 0081/2020. "Mesmo com essa flexibilização, o isolamento social ainda é o melhor remédio”, lembrou o prefeito durante live.

O novo decreto ,no entanto, não autoriza a reabertura de bares, geladões, restaurantes, lanchonetes, casas de shows e espetáculos de qualquer natureza, academias, boates, danceterias, eventos públicos e particulares desportivos e culturais, religiosos e shows, mesmo aqueles já autorizados, casas de festas e eventos e clubes de serviço e lazer no município de Senhor do Bonfim (sede, distritos e povoados).

Ainda continuam suspensas, pelo período de 7 (sete) dias, prorrogáveis se necessário, a partir de 0:00 h do dia 14 de abril de 2020 até 23:59 do dia 20 de abril de 2020, a circulação, saída e a chegada de qualquer Transporte Público Coletivo Municipal e Intermunicipal, público, privado, rodoviário bem como transportes alternativos.

Conforme o decreto , a fiscalização municipal deve garantir o cumprimento das medidas. Comerciantes ou responsáveis que não respeitarem as restrições estarão sujeitos às penas na legislação em vigor,sejam elas de natureza administrativa,civil ou criminal.

Por conta da pandemia do Covid -19, as atividades escolares na rede pública municipal e privada estão suspensas até o dia 17 de maio. A medida preventiva também foi adotada na rede estadual de educação.

Os novos decretos podem ser reavaliadas conforme com a situação epidemiológica do Município. Até o momento, Senhor do Bonfim não tem nenhum caso positivo de Covid-19.

Confira no site do Diário Oficial do Município todos os decretos assinados pelo prefeito. Clique no link - http://doem.org.br/ba/senhordobonfim


--

Nenhum comentário:

Postar um comentário