terça-feira, 30 de novembro de 2021

Minha cidade: Homenagem a Reginaldo Carvalho

 


Por: Alex Barbosa


Ele cresceu ouvindo as histórias que seu avô, Zé da Almerinda, tinha improvisado um teatro no quintal de casa, depois de ter trabalhado no circo Merediva, no final da década de 1930. Essas histórias influenciaram para sempre a vida de Reginaldo Carvalho, que acabou por fazer licenciatura em Pedagogia (UNEB) e Teatro (UFBA), tornando-se Especialista em Arte Educação (PUC Minas), Mestre em Artes Cênicas (UFBA) e Doutor e Artes Cênicas pela Université Paris Nanterre, na França.

Professor da UNEB desde 2002, coordenou o Colegiado de Teatro do campus de Senhor do Bonfim, além de liderar as ações do GruPANO – Grupo de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro. Foi o idealizador do projeto Bonfim: Um Museu de Grandes Novidades, realizado pela Prefeitura de Senhor do Bonfim. Em 2018, lançou o livro “Dionísio pelos trilhos do Trem: Circo e Teatro no Sertão do Brasil”, onde discute a presença do teatro circense francês pelo interior do país.


minhacidade #senhordobonfim #bahia #nordeste #brasil #história #memória #cultura #arte #teatro #uneb #ufba #sociedade #pessoas #negros #negras #consciêncianegra

vidasnegras #novembronegro

Foto: Acervo Reginaldo Carvalho

Fonte: Blog do Eloilton Cajuhy & CNPq Ver menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário