quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sr. do Bonfim - Apresentação da Marca Oficial do São João‏




Prezados senhores,

Apresentamos a Marca Oficial do São João.

Desenvolvida para divulgar os Festejos Juninos de Senhor do Bonfim, a Identidade Visual (Marca) tem como características a tradição, o multicolorido, ícones e personagens do período em que se comemora a festa “joanina”.

De tradição européia, a festa foi trazida ao Brasil pelos portugueses no período colonial. Com o passar do tempo, através da influência de elementos culturais de diversos povos como os portugueses, os espanhóis, os franceses e chineses, desde a dança marcada, característica típica das danças nobres francesas, que influenciaram as típicas quadrilhas as culturas foram se mesclando. De grande beleza e alegria, não podemos deixar de destacar a “soltura” dos fogos de artifício que foram inventados pelos chineses, experts na manipulação da pólvora e no fabrico de fogos.

Não podemos esquecer também a tradição cultural de indígenas e dos afro-brasileiros, essencial para o enriquecimento dos festejos juninos que tem muito em comum em todo o Brasil, mesmo com suas particularidades regionais.

No Nordeste não poderia ser diferente. Os festejos juninos são uma tradição que tem como representação o agradecimento pelas chuvas escassas na região que favorecem a agricultura neste período.

O significado

Personagens: Em destaque, representam o casal de matutos tradicional que após muita “luta” do pai da noiva, finalmente se casam. Em comemoração ao “casório” dão início as quadrilhas.

Elementos: Bandeirolas, balões (usados atualmente somente como enfeites), que antes eram enviado aos céus (como oferendas) e igrejas ao fundo, ícones que representam o período através da realização de pedidos ou agradecimento de desejos satisfeitos.

As cores: A multi representação das cores representa o dinamismo e a variedade cultural do período. Destaque para o marrom que remete à calma, a profundidade, a terra e sua força, a natureza, reforçando desta forma nossa cidade em seus diversos aspectos sócioeconômicos e culturais. O Amarelo, representando a felicidade, a alegria, a positividade, a energia.

Viva São João! Viva Senhor do Bonfim!

Atenciosamente,

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário