quinta-feira, 24 de abril de 2014

Transtorno bipolar em crianças e adolescentes

O transtorno de humor bipolar, antes conhecido como psicose maníaco-depressiva, caracteriza-se por mudanças cíclicas de humor, da depressão à euforia, mais ou menos bruscas, dependendo do tipo. Mais facilmente percebido nos adultos, pode se iniciar na infância, com a criança manifestando sinais como irritabilidade excessiva e impulsividade, mais característicos dessa fase etária, o que pode resultar em confusão com o transtorno do déficit de atenção, ou mesmo avaliação de que os problemas de comportamento passarão com o tempo. O diagnóstico em adultos também não é fácil, e, em ambos os casos, deve ser feito por um especialista da área da saúde.
Família, escola e quaisquer pessoas ligadas à criança ou adolescente devem observar mudanças de comportamento que não se explicam por acontecimentos externos, oscilações bruscas de humor, com dispersão, agitação, acessos de raiva e agressividade e as já mencionadas irritabilidade e impulsividade. A dificuldade de o portador do transtorno bipolar e dos que o cercam entender esses sintomas como decorrentes de um transtorno podem piorar o quadro, gerando culpa, estresse, isolamento. Iniciando-se na infância, ele provoca interrupção no desenvolvimento cognitivo e emocional, causando sérios prejuízos pessoais, familiares e sociais, ao longo do tempo.
A precoce identificação do transtorno bipolar é importante sob vários aspectos. Estudos indicam que ele está associado com altas taxas de hospitalização e tentativa de suicídio, dificuldades escolares e nas relações interpessoais, comportamentos de risco, como abuso de substâncias (álcool e drogas) e prática de sexo inseguro, envolvimento em violência e problemas legais. Em qualquer síndrome, quanto mais cedo o tratamento começa, melhores os prognósticos e menor o sofrimento causado pela ignorância do que a pessoa padece, pois o conhecimento da doença contribui para o controle e prevenção de seus sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário