terça-feira, 3 de maio de 2016

Pequeno histórico de Paulo Machado




                 
                                                                                                        

No Programa de Rádio ,pela Emissora Rádio Caraíba, o Radialista Cléber Vieira fez Comentários sobre a Vida e Morte de Paulo Machado.


èO COMENTÁRIO DO DIA >>>[Cléber]>> Senhor do Bonfim está de luto, faleceu o Ex-Prefeito, Educador, Doutor em Educação, Paulo Batista Machado.Um dos primeiros Doutores em educação na Bahia, quando ele se formou em Dr em Educação, só tinha ele e mais um. E Eu lamento as escolas particulares não estarem de luto, a prefeitura decretou luto oficial, a Câmara também, mas as escolas de Senhor do Bonfim eram para todas elas estarem de luto, hoje seria muito mais nobre, em homenagem póstuma ao Dr. Em educação Paulo Batista |Machado, o seu corpo saiu ontem da Câmara em direção ao Cemitério da Saudade. Conviver com Paulo Machado era um privilégio, um Gentleman, bom de coração, fez mal a ele mesmo, por ser bom demais, muitas vezes se perdeu por sua excessiva generosidade, quando ele era Prefeito eu disse muitas vezes isso a ele, o Sr. Precisa governar com a Razão e não com o coração. Por que eu sei que muitas pessoas não sabem o que é governar com o coração. Paulo Machado teve muitos Judas na vida dele, pessoas que na hora H o traíra, pessoas que diziam, que andavam com ele, que o defendiam, mas na Hora H pularam fora do barco e deixaram ele só, mas se dependerem de ir para o Céu do perdão de Paulo Machado ele deu. Tudo isso é para refletir, se você está n Barco é  para afundar com ele. Oportunistas pularam antes, eu tenho certeza que Paulo Machado os perdoou como coração enorme que ele tinha. Mas é bom refletir.Era o Prefeito que você via na Feira livre com o povo, não precisava você agendar um encontro com Paulo Machado, porque você encontrava ele na Feira, no Cícero do espetinho, na Padaria Globo, o Gabinete dele era no cafezinho , no Supermercado, na rua, na Praça Nova atendendo o Povo. Paulo Machado foi único.Leva consigo os seus conhecimentos.


èFALA >>>[Laércio Muniz]> Cléber, realmente Bonfim está de luto com a perda do Ex-Prefeito Paulo Machado, estamos aqui na Câmara com a família, cedemos o nosso espaço, porque aqui é a Casa do Povo, e ele merece como político ser velado aqui. Muitas professoras estiveram aqui dando sugestões, a Prefeitura também está se envolvendo oferecendo ajuda, a PM e o Corpo de  Bombeiros, e minha parte também como político, Ele reconheceu a minha posição no governo dele, porque eu ajudava o governo dele,as minhas colocações ajudava o governo dele, ele merece, e realmente Bonfim está de luto porque perdeu o grande homem na cultura.


      èFALAS >>>[Rê do Sindicato]> Toda Bonfim sente, comenta o falecimento desse grande historiador, político, educador, eu lembro ainda do passado quando ele rabiscou as primeiras falas que eu ia dar em discurso, fui orientado por esse grande homem, Bonfim perde muito com o seu falecimento. EA Gente só tem a lamentar e acompanhar o seu funeral.



      èFALAS >>>[Tavinho da Pêra]>Cléber, hoje nós estamos triste com a perda do meu amigo Paulo Machado, quando a gente precisava dele ele tinha aquele coração grande de atender os amigos, foi o prefeito amigo, dos pobres e que ouvia a população pobre e  carente de Senhor do Bonfim, eu hoje estou satisfeito por ter votado em Paulo Machado duas vezes, em 2008 e em 2012,votaria novamente se ele fosse candidato, porque era o prefeito que não tinha fechadura n gabinete dele. Dia de domingo ele estava em Igara, em Quicé, foi quem mais visitou a Zona Rural de Senhor do Bonfim, Paulo Vá que eu tenho certeza que Nossa Senhora das Graças, já preparou o seu lugar



      èFALAS >>>[Laécio Jr.]>Estamos aqui tristes, ontem a note recebemos a notícia através de sua filha Camila, e estamos providenciando aqui na Câmara para que ele possa ser velado,, Um homem público e caridoso, tinha admiração nossa, da minha Mãe ele que foi orientador dela na Uneb, sempre se respeitavam ele e meu pai, que ele sempre dizia que gostaria de ter três Laércios ao lado dele.



èFALAS >>>[Paulo Braga.]>Paulo Machado vai deixar uma Grande lacuna na sociedade de Bonfim, era um homem simples e humilde e competente , você sempre o encontrava pelo Comércio , nas Feiras de Bonfim, ele me convidou para ser seu Vice, e hoje nós encontramos muita gente arrependido, dizendo , eu deveria ter votado em Paulo Machado, hoje Bonfim vê que Paulo Machado foi um trabalhador, lamento a morte dele, mas a morte é uma coisa que ninguém foge, vamos orar por ele e pedir que Deus dê  a ele um descanso merecedor.


èFALAS >>>[Paulo Machado (Arquivo)]> Meu querido Bonfinense, minha querida Bonfinense, quando você chega na Prefeitura, lá estão duas recepcionistas querendo ajudar você, orientando no Prédio da Prefeitura, para os diversos setores da administração pública.porque nós temos a certeza que administrar hoje é pegar o cidadão pela mão e deixar que ele caminhe em direção aos seus direitos nas suas vantagens, cabe ao poder público  atender essas demandas, planejar, priorizar, colocar em primeiro plano essas necessidades nos próprios recursos para que isso se torne realidade, com a parceria e a compreensão do próprio povo. Essa Cidade é muito acolhedora, e ai está a sinalização, cada vez mais, nós trazemos para Bonfim, as vantagens da Cidade Grande, sinalização horizontal, sinalização vertical, para que o povo possa se locomover melhor, para que a locomoção se dê de forma mais racional, de forma organizada, com aproveito para todos. Senhor do Bonfim é uma Cidade Bonita, sinalizada, e cada vez mais, aparentando para a nossa população e para os visitantes, o ar de uma Cidade bela, o ar de uma Cidade Grande, que cresce cada vez mais sobre os olhos admirados dos quantos nos visitam.


FALA >>>[Dr. Aurélio Araújo Ex-Vice)]> Paulo Machado, em nome da sociedade Bonfinense, em nome dos funcionários públicos Municipais, você vai deixar a sua história como legado. (Falha na transmissão)


èFALA >>>[Leonor Sena Gomes- Academia de Letras)]> Paulo Machado, Paulo Professor...silêncio,ele não respondeu ao chamado, ele não ouviu, vai ser assim de agora em diante, ele não pertence mais a esse Mundo e sim a Eternidade o Mundo do Poetas, não o veremos mais, o Povo não o verá mais, andar pelas Ruas de Senhor do Bonfim, com seus passos lentos mas firmes,  pela Nossa Feira, saudando as pessoas e compondo, não o veremos mais,  na Praça Nova do Congresso enquanto Prefeito debaixo daquele toldo, atendendo, ouvindo os seus Munícipes, os Seus alunos não o verão mais, no Campus das Universidades, a Uneb e seus alunos , não terão mais as aulas do Professor, ministrando Metodologia Científica, ou Filosofia que chegava a cochilar, mas que não perdia o fio condutor do seu conteúdo seus familiares filhos e esposa, não terão mais a presença do Pai de família,  do esposo, do amigo,  nas dependências da Casa,  porém caros amigos,  familiares, confrades e povo em geral  ele não morreu,  pelas Ruas ele permanecerá vivo  na memória d o Povo e de cada um de nós. A Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim,  vem externar seu pesar,  pela partida de seu membro fundador primeiro Presidente dessa Instituição,  que prima pela produção artística e cultura dessa Terra. Um imortal que está deixando um grande Legado, para essa Cidade, na Política como um Grande articulador, com Vice-Prefeito e como Prefeito, preocupando-se em cuidar da Nossa Gente, buscando diálogo constante. Na Educação enquanto Professor e Secretário Municipal de Educação, contribuindo com importantes pesquisas em torno do tema, bem como implementando o fortalecimento da educação, além da valorização dos profissionais da educação Municipal. > Nas Artes Literárias, nos brindou com várias obras de cunho científico histórico e estético, tais como, páginas Bonfinenses, Tijuaçu, uma existência negra no semiárido baiano, Notícias e saudades da Vila Nova da Rainha, Aliás Senhor do Bonfim,  e tantas outras. O Artista se imortaliza pela obra, assim Paulo Machado, continua vivo na Memória do Povo Bonfinense,  na Memória da Bahia, e porque não dizer do Brasil, continua vivo na memória dos seus alunos,professores, confrades,  colegas e companheiros de jornadas. Na Nossa Academia ele será sempre lembrado. Nossa solidariedade a faília,  e os mais sinceros sentimentos de pesar e tristeza. Ele estará fazendo parte da morada do Povo de Deus, adeus Paulo Batista Machado, ou simplesmente, confrade, professor, pesquisador, Doutor, amigo imortal.


    

èGERAIS>>> Senhor do Bonfim: Comoção no sepultamento do ex-prefeito Paulo Machado


Centenas de pessoas se despediram do Ex-prefeito  de  Senhor do Bonfim, que faleceu na noite da ultima sexta-feira,dia 29, em um hospital na capital baiana, teve seu corpo velado no salão nobre da Câmara Municipal, do meio dia de sábado, dia 30, até às 10h30; deste domingo,dia 1º de Maio, quando o cortejo fúnebre seguiu para o cemitério de Jardim da saudade.

HOMEM DE DEUS – Nascido em 12 de fevereiro de 1949, o próprio Paulo Machado escreveu no seu blog a dúvida sobre sua cidade de origem e amor por Senhor do Bonfim: “Fui registrado na cidade de Itapé, Bahia, como tendo nascido às margens do Rio Colônia. Minha identidade marca que nasci em Itabuna, Bahia. Meus pais me diziam que eu tinha nascido em uma fazenda

entre essas duas cidades. Mas de coração mesmo eu sou é bonfinense. Se fosse escolher, teria escolhido para nascer em Senhor do Bonfim”.

Quanto a estudos e trabalho, já andei meio mundo: Seminário Menor Nossa Senhora de Lourdes (Senhor do Bonfim – Bahia), Seminário Nossa Senhora do Bom Conselho (Amargosa – Bahia), Seminário Central da Bahia (Salvador) e fiz Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina Brasileira, Rio de Janeiro.
Estes estudos me permitiram ser ordenado sacerdote católico apostólico romano aos 16 de julho de 1972, na Catedral de Senhor do Bonfim, Bahia. Após trabalhar como padre na Paróquia de Nossa Senhora das Dores e São Judas Tadeu, em Anchieta, Rio de Janeiro, ajudando o então vigário Pe. Daniel Reyero Diez (grande alma, grande espanhol…) fiz a seguinte trajetória: Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, abrangendo os municípios de Saúde, Caldeirão Grande e Mirangaba, na Bahia; Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Maricá, Rio de Janeiro; Vigário de Senhor do Bonfim“.
Em 1981, Paulo Machado deixou o sacerdócio e se casou com Dione Gonçalves. Concluiu o curso de Filosofia na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei, Minas Gerais. Fez licenciatura de História na Universidade Católica de Salvador. Cursou mestrado em Educação na Universidade Federal da Bahia e fez doutorado em Educação na Universidade de Quebec em Montreal, no Canadá.

Como professor, foi Diretor do Colégio Osvaldo Pereira, em Saúde, Bahia; do Ginásio Diocesano de Senhor do Bonfim, Bahia; da Universidade Católica de Salvador; da Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim, FESB, pertencente à Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. Tendo lecionado em colégios de primeiro e segundo grau, mantendo inclusive um contrato sem vencimentos como professor federal de segundo grau.

Poeta, historiador e cronista, publicou: “Maricá meu Amor”, “Viagem” (em co-autoria com Wanderley F. Mendes), “Re-vivências”, “Cartilha histórica sobre as origens de Senhor do Bonfim”, “Dom Antônio Monteiro: um santo vela sobre nós”, “Senhor do Bonfim: minha rua, minha história”, “Notícias e saudades da Vila Nova da Rainha”, “Três longas poesias e alguns poemas curtos”, “Tijuaçu: uma resistência negra no semi-árido baiano”, “Introdução Teórico-Metodológica à Teoria das Representações Sociais”.

Presidente Fundador e membro da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (ACLASB), pertence à Academia de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro (ACLERJ), ao Instituto Histórico de Niterói e ao Ateneu Angrense de Letras e Artes, de Angra dos Reis.

Vice-Prefeito de Senhor do Bonfim, foi também Secretário de Educação, Cultura e Esporte do município e Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia. Foi eleito prefeito de Senhor do Bonfim, Bahia, pelo Partido dos Trabalhadores, em coligação com o PC do B, PV, PSB, PMN, PSDB, PHS, PSL, PRB, para o quadriênio 2009/2012.




FIM


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário